A pole-position conquistada por Kimi Räikkönen na tarde deste sábado (27) em Mônaco não deixa de ser uma surpresa. Embora a Ferrari tenha dominado os trabalhos depois que a Mercedes se perdeu no acerto do seu carro, era Sebastian Vettel o grande favorito à posição de honra no Principado. Mas o ‘Homem de Gelo’ cresceu de produção no Q2 e, na fase final da classificação, encaixou a volta perfeita e garantiu o novo recorde do circuito de Mônaco: 1min12s178.
Kimi foi apenas 0s043 mais rápido que Vettel e garantiu sua primeira pole-position em nove anos, quebrando um longo jejum que durava desde o GP da França de 2008. Foram 128 corridas desde então.
Tão logo desceu do carro e falou sobre sua conquista, Räikkönen se mostrou feliz. Ainda que à sua maneira, bastante contida.
“É ótimo! Definitivamente, não foi fácil neste fim de semana, mas nós conseguimos corrigir o carro para a classificação. É complicado ser rápido neste circuito”, declarou o piloto em entrevista na pista minutos após a classificação.
“É o melhor lugar para correr, e nós vamos tentar tirar o máximo para amanhã. Tem sido difícil ser consistente, mas o carro é ótimo. Foi divertido”, destacou.
O ‘Homem de Gelo’ teve seu desempenho destacado por Maurizio Arrivabene, o chefe da Ferrari, que avisou: “O campeão está chegando”. Kimi foi o último piloto da Ferrari a ser campeão do mundo, há dez anos.
“Estou muito feliz por Kimi porque ele merece”, festejou o dirigente italiano. “Sebastian cometeu um erro na curva 5, mas ter os dois carros lá na frente significa que estou feliz”, destacou Arrivabene, que fez um alerta depois que a Ferrari se colocou na primeira fila com seus dois carros pela primeira vez na temporada, no GP da Rússia. “Vamos ter agora cuidado depois do que aconteceu em Sóchi”, alertou.
Naquela oportunidade, Vettel partiu da pole-position, seguido por Räikkönen, mas os dois foram surpreendidos por Bottas, que assumiu a liderança na largada e venceu a quarta etapa da temporada.
Fonte: Grande Prêmio
Nenhum comentário:
Postar um comentário