
Então é aqui que a extraordinária jornada no WRC acaba para Kimi Raikkonen em 2010, após 11 provas disputadas e cinco terminadas nos pontos, somando um total de 25 pontos e a 10ª posição no campeonato de pilotos no final de sua temporada de estréia.Em apenas um ano, o campeão Mundial de Formula 1 em 2007 se tornou o quinto piloto a somar mais pontos na história do ilustre Citroen C4 WRC: um carro que conquistou mais de 600 especiais durante suas quatro temporadas de competição, uma das quais foi definida pelo Kimi no Rali da Alemanha, em agosto.
Kimi fez um pouco da história do rali, tornando-se o único campeão mundial de Fórmula 1 a marcar pontos World Rally Championship, ou definir um tempo mais rápido em uma especial. Este ano, o finlandês também teve a sua primeira vitória no rali, em um evento nacional na França, e visitou os novos países como México e Bulgária. Foi uma história incrível, que capturou a imaginação de todo o mundo do automobilismo.
Kimi é conhecido como o Homem de Gelo, porque nada lhe incomoda: Ele é conhecido por ser destemido no carro, mas ele é simplestemente determinado fora dele, tendo assumido a maior aposta de sua carreira, graças a Red Bull. Ninguém nunca tentou mudar-se inteiramente da Fórmula Um para rally antes, mas lá e novamente nem todos são como o Iceman ....
A curva de aprendizagem está acentuando praticamente na vertical, e o Rali da Grã-Bretanha foi um dos eventos mais complicados do ano, graças à chuva, vento, lama, neblina e até mesmo um pequeno ciclone chamado Carmen: um mau tempo que varreu o norte da Europa.
No entanto, Kimi não cometeu um único erro grave em qualquer uma das 20 especiais de cascalho nos 359 km competitivos, finalmente terminando na zona de pontuação em oitavo.
"Foi um rali muito bom e é agradável de terminar a minha primeira temporada no Mundial de Ralis nos pontos", disse ele. "Isso definitivamente foi o ano mais difícil da minha carreira e a Grã-Bretanha foi um dos ralis mais difíceis que eu competi, principalmente por causa da adererência mudando o tempo todo. As estradas estavam muito escorregadias, mas isto sempre foi uma questão de tentar .. para trabalhar exatamente como elas são. Como tudo mais, esta tem sido uma experiência completamente nova para mim. Olhando para trás, esta temporada tem sido mais ou menos como eu esperava que fosse: nós cometemos alguns erros, mas também aprendemos muito. As especiais no País de Gales são muito legais, mas como sempre você precisa de experiência para ser muito rápido nelas. No geral eu estou feliz com o progresso que fizemos neste rali e eu me diverti muito, bem, então estou muito grato a Red Bull e a Citroen Racing por todas as oportunidades que curtimos neste ano. "
Uma parte importante da rápida adaptação de Raikkonen para uma disciplina completamente nova foi seu navegador Kaj Lindstrom, um ex-vencedor do Rali de Monte Carlo, quem esteve ao lado do Iceman desde o primeiro rally do Kimi no ano passado.
Antes então, sentou-se ao lado Lindstrom do quatro vezes Campeão Mundial de Ralis Tommi Makinen e ele vê muita coisa em comum entre as duas lendas finlandesas.
"Eles certamente têm a mesma determinação e velocidade natural", disse Lindstrom. "Para alguém com tão pouca experiência, Kimi teve tudo a seu passo e fez muitos progressos em ambos as superficies: cascalho e asfalto, bem como com as notas. Fica claro o quanto ele melhorou e há muito mais ainda por vir. Neste evento Kimi foi realmente impressionante, sem erros em tudo, então foi uma ótima maneira de terminar a temporada. "
Fonte: RallyBuzz / Tradução: The Iceman Br Team
Nenhum comentário:
Postar um comentário