Kimi Raikkonen nunca teve dúvidas que a Lotus iria se recuperar de sua conturbada campanha de 2011 - como ele insiste a equipe tem o que precisa para lutar pelo título.A frente do que é esperado ser uma grande corrida para Raikkonen e Lotus o Grande Prêmio da Bélgica, o ex-campeão diz que seu bólide tem pontos fortes que podem ajudá-lo a superar rivais com maiores orcamentos como McLaren e Ferrari.
Falando exclusivamente para o AUTOSPORT sobre o porque dele está tão interessado em assinar com a Lotus após uma temporada complicada da Lotus em 2011, Raikkonen disse: "Houve anos quando eu estive em equipes de ponta e tínhamos um ano muito ruim, e então o próximo ano era completamente diferente.
"É ainda uma das maiores equipes; eles estão sediada em algum lugar, eles tem mais ou menos todas as ferramentas para fazer o carro mais rápido e o melhor carro.
"Talvez não estamos no nível da McLaren ou Ferrari ou Mercedes e não temos a mesma quantidade de funcionários, mas os que temos - eles têm o conhecimento e a vontade de fazer um carro bom e trabalhar duro."
Raikkonen acredita que o erro na busca da solucão do "front-exhaust" em 2011 descarrilou a campanha da Lotus, na verdade, disfarcou quão bom o carro da Lotus era - mas esses erros ajudaram no desempenho do carro deste ano.
"Uma vez que eles tomaram a decisão de fazer um carro completamente diferente dos outros, não havia como voltar atrás daquela decisão. Então eles pareciam pior do que eles realmente estavam, porque a decisão tomada e infelizmente não foi a decisão certa.
"Mas acho que eles aprenderam muito com isto, então eu não estava realmente preocupado sobre o que eles estavam fazendo.
"Você sempre tem que arriscar a voltar e às vezes você escolhe a equipe certa, às vezes não, assim é a vida. Estou muito feliz com como as coisas tem sido e as pessoas são excelentes e gosto dissso."
Raikkonen também acha que ainda é muito cedo para comecar considerar seus planos para o próximo ano - tanto para ele quanto para a equipe.
O Finlandês é esperado assinar um novo acordo com a Lotus, apesar das especulacões ligando-o à Ferrari, depois de um encorajador retorno a F1 com a equipe sediada em Enstone esse ano.
Mas apesar da Lotus ter crescido em forca toda a temporada - e deve ser capaz de realizar esse impulso para 2013 - Raikkonen diz que ele está consciente sobre futuras ambicões.
"Temos que olhar para este ano primeiro, e eu quero dar o meu melhor em cada corrida," disse ele.
"Você pode ir bem em um ano, mas temos visto que até mesmo as maiores equipes podem enfrentar tempos ruins no ano seguinte. Você pensa que deve ficar cada vez melhor, mas você nunca sabe.
"Não é fácil fazer um carro rápido às vezes o mais pequeno detalhe pode fazer toda a diferenca entre um carro bom e um carro ruim.
"Normalmente as grandes equipes, se eles não comecam bem [eles podem se recuperar] vimos isto com a Ferrari este ano, ele têm melhorado e eles são a melhor equipe neste momento.
"Sempre queremos continuar no próximo ano, mas é muito cedo para dizer o que vai acontecer. Estamos colocando nossos esforcos para este ano e tentando melhorar no segundo semestre."
Fonte: Autosport / Traducão: The Iceman Br Team - @Arli_Racegirl
Nenhum comentário:
Postar um comentário