7.09.2009

Q & A Com Kimi Räikkönen

Quando Kimi Raikkonen reuniu a imprensa em Nurburgring, antes do fim de semana do Grande Prêmio da Alemanha, para falar da Fórmula 1 e da atual situação e perspectivas da Ferrari ,foi logo posta de lado em favor de sondar o significado de sua entrada no Rally da Finlândia, e se isso significava que ele está preparado para mudar de F1 para o World Rally Championship.

P. Você acha que é possível ganhar?
Kimi Raikkonen : Depende de muitas coisas diferentes, mas vamos tentar. Acho que uma vitória será muito difícil, em circunstâncias normais, e provavelmente o pódio, mas eu não sei. Certamente se mudar um pouco. Existem duas equipes que estão normalmente no topo com dois carros, por isso, é muito difícil de vencer um ou dois deles. Vamos saber mais amanhã. Temos algumas novas partes assim o espero que ajude.
Q. Outra crise na Fórmula 1, o que você acha sobre isso?
KR: Não li nada, não sei sobre essa coisa toda. Você perde o interesse em ler as notícias, pois parece que ir para cima e para baixo o tempo todo. Com certeza vai haver algumas decisões, em algum momento, e com exceção que não vejo muito interesse. É inútil para ler as notícias. Elas mudam todos os dias. Vou esperar até que tudo esteja resolvido.
Q. Um monte de boatos sobre você para a próxima temporada, quais são suas expectativas?
KR: É o mesmo em cada corrida. Você pergunta e é a mesma coisa. As respostas não foram alteradas. Eu tenho um contrato. Você terá que perguntar a equipe e ver se dizem alguma coisa, mas estou bastante certo de que vão dizer o mesmo.
P: Você pediu a equipe?
KR: Eu não preciso, tenho um contrato. Com certeza eles vão me informar se haverá mudanças.
P. Quais são as suas expectativas para o resto da temporada?
KR: Eu espero que possamos fazer alguns passos maiores em algum ponto e esperamos obter mais à frente. Penso que não estamos tão longe, pelo menos a partir do pódio. A Red Bull foi em uma liga diferente para os outros na última corrida e será muito difícil para alguém apanhar. Esperemos que possamos melhorar, e estarmos mais à frente e, pelo menos, ter alguma chance de lutar pela vitória. Em algum ponto que provavelmente nós tomaremos algumas decisões para trabalhar no próximo ano, mas até então, vamos trabalhar o melhor que pudermos.
P: Sabemos que você está fazendo o Rally da Finlândia, você acha que é estranho ou até mesmo um pouco arriscado para fazer um evento como este durante a temporada de Fórmula 1?
KR: Eu fiz um rali no inverno, dois ralis,e um durante o ano não muito tempo atras na Itália, e não é diferente. É um rali e para algumas pessoas, é mais arriscada em algumas etapas, mas todo Motorsport é perigoso. Você pode até se machucar andando na rua. Não há qualquer razão para que eu não deva fazê-lo. É divertido, a equipe deixe-me fazê-lo, é bom para eles também como é a Fiat. É uma coisa positiva. Como eu disse, você pode se machucar, mas você pode se machucar aqui, não é muito diferente.
P. Como você está animado sobre o rali, e como vai se preparar para isso?
KR: É bom porque é no meu país de origem. Todo mundo diz que é um belo rali, mas não tenho a menor idéia de como ele será, por isso vai ser uma experiência agradável como qualquer rali até agora. Espero que possamos ter um bom divertimento e vamos ver como será.
P: Você sempre disse que você vai permanecer na Fórmula 1 o tempo todo que você se divertir. Você acha que você vai ficar na F1, e se você considerar o seu futuro rallying aspiração?
KR: Eu não acho nada disso. Se eu não estivesse interessado na Fórmula 1, eu não estaria aqui. Ainda estou aqui. Para o futuro, eu sempre disse que eu ainda tenho o próximo ano e durante o próximo ano eu vou ver as diferentes opções e ver o que vai acontecer no futuro. Fora isso, não tenho interesse de tomar qualquer decisão. Eu não tenho necessidade de tomar qualquer decisão. Iremos ver como será, e o que eu vou fazer depois disso.
P. Competindo no rali vai lhe ajudar a manter a motivação quando você não está competindo no campeonato de F1?
KR: Eu não acho que isso faz alguma diferença na motivação, mas é claro que é algo novo e algo diferente, e um bom divertimento para mim. É apenas algo que eu posso fazer. Não podemos testar e há grande intervalo entre as corridas, por isso é uma boa diversão para mobilizar e tentar fazer alguma coisa diferente.
P. Quanto tempo levará para você adaptar seu cérebro ao rallying driving style de ter de deslizar o carro?
KR: Você provavelmente não quer deslizar ele, não é o caminho mais rápido. Vai em frente o tempo todo é o caminho mais rápido. É diferente, mas eu não tenho muita experiência em cascalho, apenas dois dias. Não é tão difícil. As velocidades não são muito mais lentos do que o F1. Você tem um pouco mais de tempo para reagir às coisas. É apenas completamente diferente, você precisa de algum tempo para se acostumar com isso, mas não é tão difícil mudar a maneira de pilotar da F1 pro rali. É um esporte muito difícil e você quer ir no nível superior, o mesmo que para F1. Não é tão difícil de conduzir talvez cinco segundo mais lento do que o que fazemos, mas uma vez que você precisa para encontrar a última metade de um segundo ou dois décimos, é sempre difícil. É a mesma história no rali.
P. É por isso que as pessoas pensam que você não está mais interessado na F1 - porque vêem que você está fazendo outras coisas como rali?
KR: Com certeza que estou indo exercer no próximo ano, mas depois disso, como eu disse, não tenho quaisquer planos ainda. Gostaria de ter feito muitos ralis anos antes se minha ex equipe tivesse permitido. É só porque a Ferrari é suficientemente gentil e deixe-me fazer os ralis, é por isso que eu faço. Teria acontecido muitos, muitos anos atrás. Fui fazê-lo antes da temporada. Não é como eu não tenho feito isso antes. As pessoas sempre tentam fazer grandes histórias de coisas que não têm realmente nada a ver com outras coisas.


Fonte:Autosport.com
Traducão Anelise e The Iceman br

2 comentários:

  1. Como esses jornalistas são malas,sempre fazem as mesmas perguntas.Além disso querem ver o Kimi longe da formula1, só porque ele vai participar do rally.

    Icekisses!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. parece que tem uma pá de gente qurendo ver o ice aposentado, oh cabada de invejosos, embora eu preferisse mesmo que o gelo acabassse com essa conversa mole de que a Ferrari é a sua ultima equipe e mudasse de time, algo como RBR talvez, acho que seria muito mais divertido(acho que ele gosta dessa palavra) pra ele do que a pressão da Ferrari, e ainda faria a boa ação de deixar o caminho para a assombração das austúrias continuar sonhando em ser igual a ele haha! (sonha Alonso)

    ResponderExcluir