8.22.2009

Kimi Raikkonen entrevista para o El pais

A entrevista a baixo é de ontem, mas como achei bem interessante traduzi para voces, desde de ja peco desculpas, pois como a entrevista foi cedida ao EL PAIS estava em espanhol e confesso que meu espanhol é tao ruim ou pior que meu finlandês. Kimi fala absolutamente sobre tudo, Acidente de Massa, Schumacher, Alonso, Luca Badoer , Rally e etc.
****
"Não há muitas coisas que me preocupam"


P.Nas atuais circunstancias, onde você encontra motivacão, para continuar na pista?
KR: Eu nunca perdi a motivacão. Obviamente quando você não tem um carro rápido é mais dificil obter bons resultados, mas isso não tem nada a ver com motivacão.Sempre dou o máximo de mim. Se você tem um bom carro, ha mais chances de vencer. Se não, você tem que fazer o melhor possivel.

P.Em que nível está o carro?
KR: È dificil falar, porque em algumas corridas temos sido mais rápido que em outras. Depende muito de fatores externos,como os tipos de curvas e temperaturas. Aqui em Valencia, nao sei, precisamos esperar.

P. Que leitura você faz da temporada 2009 de F1?
KR: Na pré temporada vimos quão rápidos poderiam estar a Brawn GP e a Red Bull, e o duplo difusor jogou a seu favor e fez os mais fortes. Ferrari e McLaren lutaram pelo campeonato de 2008 até a ultima corrida. As outras equipes focaram seus trabalhos nos carros desta temporada, com novas regras. No entanto a diferenca de tempo está cada vez menor entre os carros.

P.Um tempo para fazer uma lista com os pilotos mais habilidosos do grid. A maioria vai colocar você junto com o Alonso, Hamilton e Vettel. Como voce interpreta a superioridade do Button?
KR: Button é um bom piloto, porque ele ganhou 6 corridas este ano até agora, mas o carro é muito rápido e tem ajudado muito. Neste esporte, mesmo se voce é o melhor do grid, se o seu carro nao corresponder, voce nao poderá vencer corridas.

P. Esta imagem de despreocupacão e ‘pasotismo’ corresponde realmente à realidade?
KR: Não há muitas coisas que me preocupam, embora obviamente, nao estão indo como eu desejava.

P.Voce está interessado em algo mais do que F1?
KR: Eu leio as noticias e vejo coisas incriveis, que infelizmente, parece cada vez mais normal. Obviamente eu nao gosto. De qualquer forma, eu nao posso fazer nada para mudá –las, a vida é assim.

P.Te incomoda, os interesses em torna da F1?
KR: Este ano tudo é muito mais politico. Penso que não é bom porque as pessoas deveria olhar para o que ocorre na pista. De qualquer forma é culpa do dinheiro. Uma vez que nestas jogadas com tais somas em dinheiro, existem muitas pessoas que querem mudar as coisas de acordo seu gosto. O campeonato politico nao foi tão importante há 20 anos atras, porque a quantidade de dinheiro envolvida era bem menor.

P. Você acredita que estará por muitos anos na F1?
KR: No momento eu tenho mais um ano de contrato com a Ferrari, em seguida vou ver o que faco. Eu não tenho nada decidido ainda, nao tenho pressa.

P. Como voce se sentiu quando viu o acidente de Felipe Massa na Hungria?
KR: Nunca é bom ver alguem machucado, e menos ainda quando é o seu companheiro de equipe. Infelizmente estas coisas podem acontecer, faz parte da F1. Felipe foi muito azarado, poderia ter acontecido com alguem que estava atras dele.Todos sabemos que o que aconteceu foi ruim. Os motorsport sempre sao perigosos, embora a seguranca tenha melhorado muito nos ultimos os anos.

P. Como se sentiu quando soube que Michael Schumacher foi inicialmente escolhido para ser seu companheiro de equipe?
KR: Eu soube pelos jornais, e nao era certo que era verdade. Nao era 100% certo, entao nao pensei muito sobre isso. Eu nao me importo quem é meu companheiro de equipe, e tenho um bom relacionamento com o Luca.

P.Também com Schumacher?
KR: Sim, mas com o Luca tudo é mais fácil.

P. E Felipe Massa?
KR: Nao passamos tempo juntos fora da F1, nem com qualquer outro piloto. É normal que voce sempre que ganhar de seu companheiro de equipe. Faz parte, nada mais.

P.Como voce se sente com todas as especulacoes sobre a chegada de Alonso na Ferrari?
KR: Nao é novo. Sempre tem sido assim, também em outras equipes que corri antes. As pessoas nao tem historia para contar, entao inventam. Até onde sei, tenho mais um ano de contrato com a Ferrari.

P. O que você acha que teria conseguido com este carro?
KR. Não tenho resposta para isso.

P.Como foi a sua ultima participacao no Rally da Finlandia?
KR: Foi legal, já havia participado de alguns rallys menores, mas este tem o mesmo status de uma corrida de F1.

P. Em termos absolutos, é melhor ser piloto de rally ou F1?
KR: Sao dois esportes completamente diferentes. É muito dificil fazer comparacoes, se nao colocar os mesmos pilotos em ambos os carros e cronometrar. Em qualquer caso o salto da F1 para o rally é mais dificil do que o contrario, porque no rally a muitas coisas para se ter em mente, as notas e tudo. Na F1, porem voce faz sempre o mesmo tracado volta após volta.
Traducao adaptada: The Iceman Brasil Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário