10.31.2009

GP de Abu Dhabi: Heikki Kulta entrevista Raikkonen.

Fonte: Carol- vck / Tradução e Fonte: Rose -Velocidadethebest / Créditos: Turun Sanomat

Em que ponto estão as negociações com a McLaren?

- O contrato depende de muitos fatores. Isso será feitao se eu conseguir um contrato que me agrada. Há muitas coisas pequenas, disse Raikkonen.

Você está preparado para fazer concessões nas negociações?

- É claro que alguns compromissos podem ser feitos, mas não faz sentido fazer algo que você não tem que fazer. Isso não leva a nada.

Será que essas negociações tem alguma programação de tempo?

- Eu não tenho qualquer horário, mas é claro que todas as equipas têm os seus próprios horários. Eu não estou com pressa aqui.

Você disse há um tempo atrás, em uma conferência de imprensa internacional que é a McLaren ou nada?

- Sim. Não faz sentido ir para outra equipe de F1. Não tenho nada acontecendo com a Toyota, apesar de dizerem que estamos negociando. Nós não falamos com eles. É completamente a história são deles mesmo.

E sobre Lewis Hamilton? Eles dizem que a McLaren tem crescido em torno dele após sua partida?

- Hamilton não tem qualquer significado no presente caso. Essas coisas abertas não têm nada a ver com Lewis. Para mim é tudo a mesma coisa quem pilota o outro carro lá.

***Como parte importante nas negociações, é a liberdade para você fazer o que quiser fora da equipe em seu tempo livre?

- Vou começar essa liberdade. E não é bem isso.

David e Steve Robertson são os seus empresários. Quando será que eles vão decidir por você?

- Qualquer coisa que eu vá fazer no ano que vem é completamente minha a decisão. Ninguém tem qualquer influência nisso. O Robertson faz o que eles têm que fazer. Nos jogos finais, sou eu quem toma a decisão. Isso só tem que ser um contrato que me agrada. Nada mais importa.
Tenho certeza que você vai passar a reunir algum dia.

Que tipo de carro você gostaria começar no rali para a próxima temporada?

- Eu não sei. Claro que eu teria que aprender, mas é bom se você tem o melhor carro imediatamente. Não é legal conduzir carros ruins. A verdade é que ainda quer que eu vá que leva tempo até eu aprender completamente. No momento, existem alguns carros de topo em WRC. Duas equipes de fábrica e têm o seu próprio número dois carros nas equipas privadas. Em princípio, isso vai mudar muita coisa depois de um ano, quando o 2000 junto com um monte de novas equipes estão vindo.

E sobre as negociações da Ferrari, você consideraria manter um ano de folga?

- Eu vou fazer algo no próximo ano, com certeza. Aconteça o que acontecer. Eu tenho todos os tipos de opções do que eu posso fazer. Eu simplesmente não tenho energia para passar por eles com você até eu saber o que vai acontecer aqui.

Quais são os seus sentimentos para a Ferrari quando a cooperação não se esgota na forma como você gostaria que ela se acabasse?

- Eu realmente não tenho nenhum sentimento em relação a eles. E eu não tenho nada contra a Ferrari. Isso só foi um tempo que eu tenho certeza que é grande a olhar para trás quando eu estou velho.

Qual é o seu relacionamento com Jean Todt?

- Temos um bom relacionamento. Ele não tem nada a ver comigo saindo. Foi com ele que eu fiz o contrato de volta no tempo. Jean é um grande cara - assim como a maioria dos outros na Ferrari.

Os resultados do fim de temporada têm surpreendido até mesmo a Ferrari. Como grande parte da vontade de mostrar houve?

- Bem, certamente não tem nada a ver com uma vontade de mostrar. Acabamos de receber o carro mudou na forma como eu queria. Nós éramos muito bons no início, mas o carro simplesmente não era suficientemente bom. Quando foi melhorada, comecei a ir melhor.

O seu engenheiro de corrida Andrea Stella disse que o carro era tão competitivo em Interlagos como foi em Mônaco, na Primavera.

- Sim. Se tivéssemos tido mais sorte realmenye nós poderíamos mesmo ter lutado pela vitória. Eu não sei se eu poderia ter acompanhado a velocidade da Red Bull, mas que teria chegado em 02º pelo menos.

Mark Webber torpeded você para fora da pista na primeira volta, no Brasil e afirmou que teria feito o mesmo em um situtation semelhantes. Será que você tem carro em frente a um concorrente da mesma maneira?
- Eu não tenho a energia para discutir com ninguém. Ele não leva a nada.

E sobre o fogo no pitlane? Quão perto foi que você teria saltado do carro e se aposentado?
- No começo eu pensei em fazer isso, mas depois o fogo saiu e eu vi a partir dos espelhos que não estava no fogo mais. Ele não teria feito qualquer sentido parar lá. Eu tenho um pouco de gás nos meus olhos e queimado por um longo tempo, mas isso não importa.

Um comentário:

  1. Na F1 ou no Rally vamos está sempre com vc Kimi.
    Valeu turma pelo crédito.
    Um abraço!

    ResponderExcluir