12.04.2009

Entrevista com Kaj Lindström

Abaixo vocês conferem uma super entrevista traduzida dada hoje pelo finlandes e navegador do Kimi, Kaj Lindström:

Kaj Lindström, o que Kimi vai fazer no próximo ano?

- Kimi vai pilotar no Rally no próximo ano.

Em qual equipe?

- Citroën.

Como foram as negociações do contrato para se chegar nesse ponto?

- Bem, a questão esteve ativa por um bom tempo, claro que não é um processo curto quando um cara como ele vai fazer um contrato. Os empresários trabalharam nele e agora chegamos no ponto em que todos os fatos estão no papel e o papel está assinado.

Você esteve envolvido intensamente neste processo o tempo todo?

- Tipo assim ... eu fui envolvido quando começamos a falar sobre a Citroen e eu fui a pessoa que teve o primeiro contato com eles e depois eles começaram a levar o assunto e depois foi passado para as 'mãos dos grandes'.

Houve boatos enormes em torno do Kimi, provavelmente mais do que qualquer outro indivíduo na história do automobilismo. Que tipo de opções o Kimi fez quando teve que pensar na próxima temporada? Sabe alguma coisa sobre eles?

- Hmm, claro que sei alguma coisa sobre eles, mas temos falado sobre isso por muito tempo, desde que chegou a informação do encerramente do contrato com a Ferrari e desde que começamos a trabalhar nos projetos do rally, em seguida, um boa fase inicial, depois que o Kimi decidiu que não vai continuar na F1.

- Eu não vi o contrato e todos os seus detalhes, mas eu tenho certeza que vou saber mais quando iremos para Paris no início de janeiro para tentar colocar isso pra fora dos bancos.

Kimi não vai receber o dobro do Loeb?

- Parece que tem tudo quanto é o tipo de boatos, mas se a informação que foi dada é correta, então isso realmente não é verdade.

Quanto tempo de contrato?

- Um ano de cada vez. O 'cenário' para o Kimi pode mudar, não sabemos se ele vai voltar para a F1 ou se o rally é o seu futuro, mas essas são coisas que com certeza vão ser deixadas para tras durante a temporada de 2010, quando vamos ver o jeito que o rally vai, o quanto isso o interessa e depois, claro que seus empresários podem realizar a F1- por outro lado.

- Para o Kimi isso ainda vai se tratar de novos desafios, temos que lembrar que ele é inexperiente quando se trata de rally, ele tem um monte de trabalho e desafios - já que as pessoas parecem realmente estar sedentas para vê-lo bem sucedido e, claro, há potencial para isso também, mas isso também depende de quão rapido nós vamos ter as conquistas do cara.

Sendo realista, o que podemos esperar do Kimi?

- Se tivermos em mente que ele correu em quatro rallies, em outras palavras, uma quantia normal que um piloto dirigiu duplicada em seu primeiro ano e ainda não levar a lugar algum. Ele é um talento, um piloto muito talentoso na F1 e as habilidades podem ser usadas também neste lado, mas você não deve esperar por qualquer vitória em qualquer Rally, isso é certo, mas vamos tentar pelo menos crescer gradualmente a posição nos pontos e ver até onde eles levam durante o primeiro ano.


Você concordou sobre qualquer programa de prova?

- Naturalmente vamos dirigir provas antes do primeiro Rally e a primeira prova será quando fizermos parte do Artic Rally.


Sim, neve, asfalto e cascalho, você vai dirigir todos esses. Kimi está mais familiarizado com a pista e tem alguma experiência na neve também, mas ele ainda terá muito trabalho?

- Eu estou esperando com um enorme interesse para os rallies, porque ele é muito talentosos no asfalto. No ano passado fomos para a Itália, mas, infelizmente, a corrida não deu me lugar nehum porque o carro tinha problemas técnicos, mas o teste antes da corrida no asfalto foi muito bem sucedido.

Kimi Räikkönen vai ser o primeiro WDC na F1 e também no WRC?

- É possível, mas não durante esse primeiro ano, isso você tem que lembrar!

Como você se sente para poder voltar ao trabalho?

- Muito bem, porque meu sangue é de rally e estou muito satisfeito.

Você tem outras opções?

- Durante o outono eu tinha outros passeios oferecidos no WRC, mas quando começamos a negociar também com o Kimi ficou decidido que eu ficaria em seu passeio e informei aos outros que eu não estou disponível.

Houve boatos também de outros o tempo todo, Petter Sohlberg disse que Kimi iria para a sua equipe e não havia sequer fala sobre Marcus Grönholm dirigindo lá.

- Petter, é claro, quando este moinho de boatos que está acontecendo, Petter é um ex-companheiro de equipe de Tommi e me parece que quando vamos conversar com o Petter alguém coloca 2 e 2 juntos e pensam que vamos dirigir por lá com certeza . É uma pilha de tantos boatos que surgiram.

Como você reagiu a estes rumores, quando você viu a Toyota, McLaren, Red Bull e Mercedes GP e a equipe Sohlberg, a Citroen e o dobro do salário que recebe Loeb e até mesmo a Ford ofereceu um teste - isso tem te divertido quando você toma o conhecimento sobre eles e sabe que o negócio realmente é?

- Tem transboardado tudo isso. Testes da Ford significam que Malcolm disse à imprensa que o finlandês Kimi é bem-vindo para testar se ele quissese e que foi a sua oferta, nada mais. Então houve as pinturas de capacete e salários duplos - que vem com eles e de onde eles vêm? Mas parece ser assim sempre que Kimi está relacionado.

O que significa para a serie WRC ter Kimi Räikkönen dirigindo?

- Isso vai ter um impacto maior do que podemos sequer imaginar neste momento.

Eles também disseram que o Kimi é mais adequado para a atmosfera do Rally do que ele é para a atmosfera da F1?

- Esperamos que isso é o certo. Ele esteve anteiormente no Rally com um bom humor e se divertiu lá e depois tem o desafio que é a coisa mais importante.

Fonte: Nicole - Tradução: The Iceman Br Team e apoio :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário