Abaixo esta o começo da tradução do artigo da edição imprensa do jornal finlandês VM (edição impressa) – que trás algumas declarações de uma entrevista com o Kimi Raikkonen:
"Eu não mudaria um único dia"
"Apenas tenho tido a dificuldade que já esperava"Kimi Raikkonen esta aprendendo como se tornar um piloto de Rally do zero, mas ao mesmo tempo ele esta vivendo os seus sonhos de infância.
A mudança do Kimi Raikkonen para o WRC foi muito melhor do que a própria serie poderia ter esperado.
Mas isso foi o melhor para você já estando com 30 anos de idade?
"Foi" - apesar de tudo.
Como WDC de F1 e um homem rico para o resto de sua vida, Raikkonen não tem que provar nada a ninguém ou impecavelmente calcular o seu próximo movimento como um mestre em xadrez, ele tem uma invejosa possibilidade de seguir o seu coração.
- Dirigir no Rally sempre foi um sonho desde garotinho e agora eu tenho a oportunidade de viver o meu sonho. Quantas pessoas também podem dizer isso?
- "Hoje em dia o automobilismo é comercial e mentalmente desgastante fazendo com que muitos se esqueçam os motivos pelos quais começaram em primeiro lugar. Porque correr é o mais divertido que se tem pra fazer. Olhando nesta perspectiva, neste ano, isso é uma grande festa para mim", disse Raikkonen.
Realmente ele parece desfrutar cada momento.
- "Da mesma maneira em que eu comecei na F1. Eu nunca me cansei com a F1, mas eu fiz isso por um tempo muito longo e começou a ser como uma rotina. O Rally me oferece uma opção brilhante no momento em que eu preciso de novos desafios".
Talvez as excessivas analises do desempenho de direção do Raikkonen no rally ainda não tem dado alguns motivos para ter elogios nas manchetes, mas é fácil acreditar que o Kimi se junte as palavras de Tapio Rautavaara: "Eu não mudaria um único dia"
Bem, talvez um dia do México....
Quando o Citroen do Kimi deu um salto demolidor colina abaixo na Sexta - feira e o pior, o carro ficou completamente danificado. Dois dias de pilotagem - e alguns valiosos km - caindo no mesmo momento na areia.
Ainda assim a imagem deve ser vista bem mais como uma sexta-feira normal e uma saída. Ari Vatanen quando estava iniciando a sua carreira sempre acabava no teto - e assim foi também com Marcus Gornholm. Ambos aprenderam com seus erros e o resto é historia.
Gronholm participou do seu primeiro rally no WRC em 1989. Ele se tornou campeão onze anos mais tarde.
Kimi tem dirigido apenas nos rallies há apenas seis meses.
A saída no México não foi à única. E nem devera ser.
Na direção do nascer do sol
Pelas as suas realizações na F1 (WDC, 18 GPs vencidos, 62 pódios, 16 poles, 35 voltas mais rápidas e 579 pontos), a maior parte do publico define como irreais as expectativas sobre as possibilidades do Kimi no Rally. Os especialistas em Rally sabem melhor; dois ou três bons desempenhos e até mesmo marcar pontos durante o primeiro semestre já é um bom resultado.
E o Kimi tem feito isso. Na Suécia e no México ele ficou na estrada, mas na Jordânia o curso foi em direção do nascer do sol.
Um ano atrás Sebastien Ogier, que começou a dirigir no rally desde garotinho, venho para o WRC.
- "Eu nunca acreditei que isso seria tão difícil. Felizmente a Citroen teve fé em mim e durante a ultima parte da temporada eu notei que estava desenvolvendo com passos largos, Ogier disse á algum tempo em uma entrevista".
Hoje ele é um vencedor no WRC (em Portugal) e nos próximos três rallies de cascalho ele vai dirigir ao lado do Loeb.
Kimi é novamente um aprendiz que ainda esta 'secando as suas orelhas molhadas', mas ele ainda é apenas o segundo piloto de F1 que marcou pontos no WRC. Carlos Reutemann foi duas vezes terceiro lugar em um rally no seu país (1980 e 1985). Na primeira vez Reutemann perdeu 47 minutos para Walter Rohr que estava dirigindo um carro similar e cinco anos atrás ele perdeu 31 minutos para o seu companheiro de equipe Timo Salonen.
Na Turquia Raikkonen ficou na quinta posição, 07 minutos atrás do Loeb. Na Jordânia ele ficou há 12.5 minutos e em Portugal um minuto atrás do Ogier.
Eu não acho que ninguém pode afirmar que o Reutemann tivesse mais talento e velocidade que o Raikkonen como um piloto de Rally.
"Se fosse fácil..."
Todo o esportista de ponta sabe que derrotas são lições mais efetivamente do que as vitorias.
- "O Rally é um desafio extremamente exigente. Eu tenho que me adaptar a um estilo de direção totalmente novo, aprender sobre os acertos do carro de maneiras completamente diferentes da F1 e aprender como escutar as notas. Tem muita informação enchendo os meus ouvidos em um curto espaço de tempo que infiltra efetivamente e impecavelmente isso não acontece em um flash. Mas se fosse fácil, então qualquer um poderia fazer isso", Kimi assumiu.
Menores realizações ensinam mais. Na F1 o Kimi esteve em um flash em situações onde apenas as vitorias ou as derrotas contavam. Tudo ou nada.
No rally a sua meta realmente são muito comuns. Terminar quantas vezes for possível e coletar o máximo de km e desenvolver. Um único estagio de tempos são de uma maneira a toa ainda que eles terminem reforçando a sua fé quando vão bem. O mesmo vai para o resultado final. Rally não é um tradicional esporte onde os velozes, fortes e mais talentosos sempre ganham você inesperadamente pode conseguir uma boa posição apenas por dirigir na rota e com um pouco de sorte - e no outro lado novamente você pode ter alguns degraus para baixo com uma brilhante direção.
- "Tem sido tão difícil o quanto eu já esperava. Nessas circunstancias eu não posso pensar que vou me tornar um vencedor em uma noite. Assim como o Loeb não pode fazer isso na F1 [em uma noite]. Muitos pilotos têm um temperamento impaciente e quer todas as coisas, mas quando você começa alguma coisa do ponto incial você tem que ser capaz de controlar esses sentimentos".
- "Rally é um esporte especial no sentido em que quanto mais você aprende, menos você sabe! Apenas quando você imagina que teve um problema resolvido você se dá conta de quantas coisas a mais você pode fazer".
- "A experiência significa tudo. Eu já estou notando mais autoconfiança como quando eu tenho que dirigir pela segunda vez o estagio, porque eu já conheço a estrada de lá".
F1 é historia
Raikkonen coloca o seu boné da Red Bull mais para baixo escondendo os seus olhos como durante um dia nublado, querendo mandar uma mensagem para todos os fatores de perturbação excessiva - principalmente a mídia - querendo apenas se concentrar no mais essencial. Ele é um piloto extremante ambicioso, assim como todos os grandes Campeões - e ele odeia perder como uma praga.
Kimi sabe que a jornada para o nítido topo pode ser bem longa, mas ele não quer se arrepender disso um dia sabendo que não deu o seu melhor. Não tem o ontem. Não tem o amanhã. Tem apenas este dia.
Kimi vive a vida de um piloto de rally com todas as células do seu corpo, e não pensa em nada mais.
- "Durante o Rally da Jordânia alguém me disse que o GP da Malásia era no mesmo final de semana. Eu nem me lembrava disso".
F1 é história para Raikkonen. Uma colorida, divertida e valiosa experiência, mas possivelmente se tornou uma página em seu livro da vida. Os milhares de rumores sobre o seu retorno para as pistas da F1 têm vindo durante toda a primavera e verão, mas o contrato de Mark Webber acalmou isso um pouco.
E o que é mais essencial. Kimi tem que estar constantemente no fogo cruzado dos repórteres como um papagaio e lembrando mais uma vez que ele não sente falta da F1. Ele não descarta a opção, mas não parece ter ruminado constantemente sobre isso.
- "Eu realmente gosto do mundial de rally. Todas as coisas são mais relaxadas e amigáveis, e você pode ser você mesmo".
- "No momento eu sou 100% um piloto de Rally. Eu não penso no passado ou no futuro embora as pessoas continue me perguntando o todo o tempo. É claro que eu tenho que me decidir em algum ponto o que fazer, mas na melhor das hipóteses vai ser no final da temporada do WRC. Eu tenho que ser capaz de ver bem de perto as minhas possibilidades no rally antes de tomar qualquer tipo de decisões".
Na Sombra de Jim Clark
Como deveria ser feita a avaliação dos desempenhos do Kimi então?
Os especialistas mais experientes voltam na historia.
Em 1996 o WDC de F1 e Campeão das 500 milhas de Indianópolis, Jim Clark, participou do RAC-rally. A estréia de Scot foi impressionante. Ele teve tempo de marcar três tempos rápidos, ficar na segunda colocação em oito estágios e vinte e três vezes no grupo dos cincos e subir para um selvagem e largo grupo para a sétima posição antes de capotar o seu carro no 45ª estagio.
Especialmente os britânicos gostam de comparar e de fazer um imenso alarde quando comparam a incrível estréia de Jim Clark com o desempenho do Raikkonen.
Ele não é o Clark, os mais céticos murmuram quando conversão sobre o Kimi.
A comparação é inútil e não leva a nada.
Primeiro, a época é completamente diferente e a F1 - e os carros do WRC eram muitos próximos tecnicamente. Segundo, Clark era um super talento natural, muitos ainda pensam que ele é o melhor piloto de F1 desde então.
Kimi é apenas um dos Campeões. Não mais, mas definitivamente não menos que isso.
Ainda não é à hora para comparar.
Vamos esperar um pouco. Um ano ou dois.
Na próxima temporada da serie do WRC vão ser o renascimento para os carros S2000 - os quais estão acreditando que vão enfatizar o talento natural de cada piloto.
Isso se encaixa com Kimi como o olhar sério em seu rosto.
Fonte e super thanks: Nicole |Créditos: VM (edição impressa) - Kari Melart | Tradução: do Team
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