7.30.2010

Kankkunen e Raikkonen: ícones religiosos do Rally

Este é mais dum dos artigos do Site da Red Bull – e eu fiquei devendo a tradução dele por conta da correria.

Kankkunen e Raikkonen: ícones religiosos do Rally

Na Finlândia, o rally é bem mais do que apenas um esporte ou um passatempo qualquer - é como uma igreja. O maior líder da historia do rally é o finlandês Juha Kankkunen, mas tem outros nesse altar também...

O encontro anual dessa Ordem é nesta semana, em Jyvaskyla. A cidade é conhecida internacionalmente pelo Rally da Finlândia, mas na região é também conhecida com a "Rally dos 1000 Lagos" - uma homenagem pelo grande numero de barcos que aparecem no verão, esse é um lugar onde o Kankkunen pode ir dar um passeio a tarde...

O Rally da Finlândia é o evento de maior destaque no calendário esportivo do país. Mas neste ano o evento esta ainda mais importante - o novo pretendente a cora do Kankkunen, Kimi Matias Raikkonen, esta na cidade, assim como o grande Juha.

Kankkunen não tem competindo desde 2002 no alto nível do Rally, mas ele tem ajustado a sua visão e ficado na frente do Raikkonen - um ex-campeão da F1 que esta se divertindo com sua mudança para o lado turvo do automobilismo - e apesar de sua abstinência ao esporte, Kankkunen diz que a vantagem na competição vai continuar.

"Você pode falar sobre terminar e ser sensível em todos os tempos", diz ele, "mas quando você coloca o capacete e as luzes verdes se acendem, então, você esquecer tudo isso e apenas que ir o mais rápido que puder. Eu não vou estar na mesma velocidade que os garotos, mas eu dirigir o mais rápido que o puder. E eu quero chegar à frente do Kimi - é esse meu objetivo".

Com uma carreira, que quando começo o Rally da Finlândia, esta noite, passou-se por cinco décadas, Kankkunen ganhou quatro títulos Mundiais e venceu o rally em casa no WRC três vezes. Kankkunen viu e fez tudo o que se trata do Rally.

"A potencia do carro atual não é tão especial", Kankkunen disse. "Eu estou acostumado com duas vezes mais do que esta potencia. Mas os carros de hoje são bem impressionantes em termos de suspensão e da velocidade nas curvas mais lentas".

Tendo como percussor nesse seu rally de regresso, Kankkunen esta sentado ao lado "Top-Gun da Ford" e outro colega finlandês, Mikko Hirvonen, que venceu o Rally da Finlândia no ano passado, sendo um dos favoritos na estrada ao lado do Kankkunen.

"Desde o começo, Mikko foi bom", Juha disse. "Os saltos e as curvas rápidas do começo não foram nem um pouco especiais. Mas quando nós chegamos ao primeiro cruzamento estreito, eu pensei: "Ele se esqueceu desta curva! A velocidade com que fizemos isso foi bem impressionante".

Kankkunen vai precisar recarregar a toda a velocidade que tem, para tentar reprimir Raikkonen. O ex-homem da Ferrari conviveu com o seu apelido de "Iceman" muito bem, apesar da Finlândia esta batendo o seu record dos últimos 80 anos com uma de suas estações mais quentes.

"Eu tenho escutado o que o Juha disse", apontou o inescrutável Flying Finn. "Mas eu não vou fazer nenhuma previsão. Vamos ver onde estaremos no final..."

Fonte: Red Bull / Tradutor: do Team

Kankkunen feliz com ritmo na volta ao Rali

Fonte: Lance.net

O tetracampeão mundial de Rali, Juha Kankkunen, que voltou às estradas após estar desde 2002 afastado da competição, ficou satisfeito com seu ritmo de corrida ao longo do dia de abertura do Rali da Finlândia, conseguindo a sétima colocação.

Apesar de só ter testado o carro por alguns quilômetros, Kankkunen conseguiu atingir seu principal objetivo: andar no ritmo de Kimi Raikkonen.

- Estou feliz com o dia de hoje, foi bom. Sem erros, nada. O ritmo está, vamos dizer, rápido mais confortável. Você sabe que não precisa tentar nada muito difícil. Quero ficar em torno do mesmo ritmo, quero estar na estrada. Estamos tentando brigar com Kimi e, até agora, isso parece interessante - afirmou.

Após ver o acidente de seu compatriota, Mikko Hirvonen, Kankkunen admitiu que ficou espantado com o que viu.

- O lugar que ele bateu não é nada. É o salto favorito dele, eu não sei o que aconteceu. Havia uma história que, talvez, alguma coisa quebrou, não sei. É um local onde Mikko normalmente não faz nada como isso - disse.

O único problema enfrentado pelo finlandês ocorreu no primeiro estágio do dia, onde foi penalisado com dez segundo por pular a largada.

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