7.30.2010

O Kimi do Rally aprendeu muito

Turun Sanomat 30.07.2010 – Heikki Kulta – de Jyvaskyla

Kimi ficou tão ocupado nesta quinta-feira que a entrevista que tínhamos marcado acabou ficando para mais tarde, apenas a 50 minutos do início da SS 01, Kimi teve tempo para responder algumas perguntas.

Se eu escrever que você vai dirigir no Rally em 2001, vai ser uma informação incorreta?

- Sendo honesto eu ainda não sei, Kimi disse.

O quanto você melhorou como piloto de Rally, se você se comparar com os novatos que começaram há alguns anos atrás?

- Eu tenho aprendido muito ultimamente. Eu aprendi bastante durante o começo da temporada, mas ainda tem muito a prender.

Muitos especialistas vêem que o Raikkonen dirigi o Red Bull Citroen como um piloto de F1. Kimi leva o carro no traçado a sua frente, se concentrando em não deixa a traseira do carro deslizar - algo que você poderia fazer com o carro de Rally.

Quando você esta dirigindo, você ainda pensa que dirige como um piloto de F1?

- Eu acho que meu pensamento mudou um pouco. É complicado falar, porque eu tenho aprendido muito. Eu acho que isto é um ponto de partida diferente, Raikkonen pensa.

Qual é a coisa mais difícil de se adaptar aqui?

- Tudo é novo. É claro que as são as mais difíceis de aprender. Eu as faço e as escuto. Às vezes eu apenas colo um pouco mais de esforço na condução e não as escuto e tenho que as pedir de novo. Alguns dos meus erros aconteceram por eu não escutar cuidadosamente as notas. Essa é a coisa mais complicada, porque isso acontece automaticamente, Raikkonen diz.

O que você espera desse Rally?

- Eu espero que esse venha a ser um bom Rally e que eu não faça nenhum erro estúpido. Se eu for um segundo mais lento por km da liderança, então eu estou satisfeito. Isso ajuda um pouco já que nós temos as notas do ano passado.

O cascalho é um elemento verdadeiro no começo do Rally Finlandês, mas parece que para o Raikkonen o asfalto é uma superfície mais natural.

- Eu tenho dirigido no asfalto toda a minha vida, isso é por quê. Eu espero mais de mim no cascalho também, mas desde que eu não tenho tido muitos rallies para dirigir no meu estilo é um pouco diferente. No rally a experiência significa muito mais do que na F1. Se você fizer um pequeno erro no rally isso custa muito. Na F1 você normalmente volta pra pista pela área de escape.

Fonte e Tradução fin-em: Nicole / Tradução pt: do Team


Raikkonen: O carro quase desligou

Kimi Raikkonen perdeu um certo tempo no estagio de Bredberg, durante a SS 03.
- O carro quase desligou, quando eu passava para marchas lentas. Sim, isso quase aconteceu, mas faltou pouco - Raikkonen disse. Não realmente nervoso, e as condições estavam um pouco escorregadias, Raikkonen comentou.
Fonte: Iana - MTV 3 / Tradução: May e do Team :D.

Todt elogia Raikkonen como um piloto de Rally

Você conhece o Raikkonen bem. Sendo realista, quais são as chances dele se tornar um campeão no WRC também?

- É uma questão de teoria. Kimi é um WDC de F1, mas F1 e Rally são duas categorias completamente diferentes. É o mesmo que você me perguntasse se Usain Bolt poderia vencer uma maratona e assim como os 100 metros também. Talvez Bolt possa vencer, eu não sei, mas eu posso dizer que o Kimi também - Todt disse.

- Kimi é talentoso e muito comprometido como um piloto de corridas. Ele é um cara extremamente corajoso. Quando o Kimi quis um novo desafio, ele foi corajoso o suficiente para ir atrás disso e procurou o rally. A F1 é uma pressão constante e eu compreendo bem porque o Kimi quis fazer outra qualquer outra coisa.

- Kimi já atingiu um certo nível como piloto de Rally. Eu posso falar isso: Se Jenson Button ou qualquer outro que vença o WDC deste ano na F1 - pode vir para o rally e não vai atingir o mesmo nível que o Kimi conseguiu durante a sua primeira temporada, Todt especificou.

Fonte: Nicole / Créditos: Turun Sanomat - Jyvaskyla - Heikki Kuta / Tradução: do Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário