Com a vitória de Raikkonen na última especial do Rallye Deutschland 2010, muitos inclusive dois expecialistas em automobilismo, Heikki Kulta e Martin Holmes acreditaram que o finlandês teria sido o primeiro piloto de F1 a alcancar tal feito.
No texto abaixo o jornalista finlandês do Turun Sanomat explica tal equivoco.
Eu sabia que estava ‘dando minha cara a tapa’ quando escrevi que Kimi Räikkönen foi o primeiro piloto de Fórmula 1, a vencer uma especial no WRC.
Eu poderia ter jogado seguro e afirmado que Kimi foi o primeiro campeão da F1, que agora tem um mérito como este no WRC.
Sabendo facilmente como encontrar as estatísticas da F1, quando estou procurando as estatísticas do rally muitas vezes se sinto como tentando abrir o cubo de Rubik.
Pedi ajuda no domingo à noite a Martin Holmes, quem reportou cerca de 500 rallies, para me dar os tempo mais rápidos em especiais dos pilotos de F1. Quando ele não lembrou e não encontrou a especial vencida por Carlos Reutemann no WRC Rali da Argentina, na década de 80, eu acabei dando a honra a Räikkönen, com a aprovação Martin.
E claro eu recebi muito rapidamente nos comentários.
Houve uma especial no rali da Argentina, em 1985, vencida por Reutemann. Assim estas informações confirman que Räikkönen não foi o primeiro. Reutemann venceu 12 GPs e um foi um brilhante piloto de Fórmula 1.
Depois disto houve também uma outra especial vencida por Stephane Sarrazini no Rally da Catalunha em 2004.
No entanto, é muito difícil pensar em Sarrazini como um piloto de F1. Ele pilotou um GP com a Minardi em 1999, quase acidentalmente, quando Luca Badoer foi ferido e todos os pilotos de f1 disponíveis - inclusive Mika Salo - disseram não ao pedido da Minardi.
Sarrazini que se aposentou com apenas uma corrida na F1 tinha imediatamente quase tanto conhecimento de rally quanto ele teve em um carro de F1 - ao contrário de outros pilotos de F1 de sangue puro que tentaram o rally. Ele nem sequer tinha um contrato como piloto de F1.
Antes os Pilotos de rally tinham o valor WRC você poderia claro encontrar super rápido talentos, que eram competitivos tanto na F1 como em um carro de rally. Leo Kinnunen que pilotou na Fórmula 1 em 1974 também venceu muitas especiais no rally mais exigente de todos eles, Jysväskylä, em 1973.
Em 1966 no RAC rally, Jim Clark estava em velocidade máxima até seu abandono ele conseguiu ser o mais rápido também em várias especiais.
Créditos: Heikki Kulta – Turun Sanomat | Traducão Fin-En: Nicole |Port. do Team
No texto abaixo o jornalista finlandês do Turun Sanomat explica tal equivoco.
Crédito para Reutemann
Eu sabia que estava ‘dando minha cara a tapa’ quando escrevi que Kimi Räikkönen foi o primeiro piloto de Fórmula 1, a vencer uma especial no WRC.
Eu poderia ter jogado seguro e afirmado que Kimi foi o primeiro campeão da F1, que agora tem um mérito como este no WRC.
Sabendo facilmente como encontrar as estatísticas da F1, quando estou procurando as estatísticas do rally muitas vezes se sinto como tentando abrir o cubo de Rubik.
Pedi ajuda no domingo à noite a Martin Holmes, quem reportou cerca de 500 rallies, para me dar os tempo mais rápidos em especiais dos pilotos de F1. Quando ele não lembrou e não encontrou a especial vencida por Carlos Reutemann no WRC Rali da Argentina, na década de 80, eu acabei dando a honra a Räikkönen, com a aprovação Martin.
E claro eu recebi muito rapidamente nos comentários.
Houve uma especial no rali da Argentina, em 1985, vencida por Reutemann. Assim estas informações confirman que Räikkönen não foi o primeiro. Reutemann venceu 12 GPs e um foi um brilhante piloto de Fórmula 1.
Depois disto houve também uma outra especial vencida por Stephane Sarrazini no Rally da Catalunha em 2004.
No entanto, é muito difícil pensar em Sarrazini como um piloto de F1. Ele pilotou um GP com a Minardi em 1999, quase acidentalmente, quando Luca Badoer foi ferido e todos os pilotos de f1 disponíveis - inclusive Mika Salo - disseram não ao pedido da Minardi.
Sarrazini que se aposentou com apenas uma corrida na F1 tinha imediatamente quase tanto conhecimento de rally quanto ele teve em um carro de F1 - ao contrário de outros pilotos de F1 de sangue puro que tentaram o rally. Ele nem sequer tinha um contrato como piloto de F1.
Antes os Pilotos de rally tinham o valor WRC você poderia claro encontrar super rápido talentos, que eram competitivos tanto na F1 como em um carro de rally. Leo Kinnunen que pilotou na Fórmula 1 em 1974 também venceu muitas especiais no rally mais exigente de todos eles, Jysväskylä, em 1973.
Em 1966 no RAC rally, Jim Clark estava em velocidade máxima até seu abandono ele conseguiu ser o mais rápido também em várias especiais.
Créditos: Heikki Kulta – Turun Sanomat | Traducão Fin-En: Nicole |Port. do Team
Nenhum comentário:
Postar um comentário