O site F1Hirek.hu entrevistou a dupla de pilotos húngaros: Frigyes Turan e seu navegador Gábor Zsíros que competiram em duas etapas do World Rally Championship em 2010 pela classe A8 na Bulgaria onde conquistaram a oitava e melhor colocacão de um piloto hungaro no Campeonato mundial de Rally e em Portugal onde terminaram na 23 posicão.
Dentre as diversas perguntas sobre a categoria os dois também foram questionados sobre o ex piloto de F1 Kimi Raikkonen e sua participacão no Campeonato Mundial de Rally nesta temporada. Enjoy it!
Q: Como um especialista, como você vê o desempenho Kimi Räikkönen no rali até agora?
FT: Eu o vi competindo na F1 e nos ralis WRC também. É como se estivesse falando sobre duas pessoas diferentes. Na F1 era inacessível, mas agora ele está o tempo todo brincando com os outros, fiquei pensando sobre como ele poderia provocar seus rivais. Ele está relaxado e se diverte neste novo ambiente e para ser honesto é uma mudança muito difícil sair de um carro de fórmula para um carro de rally, mas não tenho dúvida, ele está chegando lá.
Q: Quanto inacessível Räikkönen é, ele age como estrela durante rallies?
FT: No rally ninguém é inacessível. Foi interessante porque no seu ambiente esses caras são incrivelmente grandes estrelas, mas eles não agem assim em nada, eles não ficam isolado uns dos outros. Durante o teste, conversamos muito com Hirvonen, Latvala e Block. Nós não falamos muito com Raikkonen, mas a impressão foi positiva. Este estrelato, e a imagem de Iceman é certamente criada pela mídia, não vem dele mesmo. É uma experiência fantástica competir com essas estrelas.
Q: A mídia é extremamente interessada em Räikkönen porque estamos falando de uma estrela. Como ele pode lidar com isso?
FT: Após o Rally da Bulgária há uma dualidade em minha mente sobre Räikkönen. A agitação da mídia em torno dele é chocante: ele é seguido por toda parte, as câmeras estão em seu rosto o tempo todo. É óbvio que atrapalha, ele não gosta desse tipo de interesse, exagerado. Eu e meu navegador tivemos a sorte de encontrá-lo nos bastidores. Ele é absolutamente sincero e amigável, pergunta com interesse sincero e sorri também! Na minha opinião na sua vida privada deve ser um cara simples e legal.
Q: Embora as suas declarações não sugiram isso, não é impossível ele voltar à F1. Na sua opinião o quanto é bom competir totalmente em uma nova série por um ano?
FT: O tempo dirá se foi uma boa decisão para ele ou não. Uma coisa é certa: é melhor competir do que não competir e para ele é uma experiência muito grande pilotar no WRC. Ele senta em um carro de corrida, ele pode sair de pé em baixo, ele acelera o máximo e ele ainda curte isso. Isto é o mais importante.
Q: O quanto poderia ajudar um navegador a um piloto novato no rally?
GZS: Eu ajudei alguns pilotos iniciantes e pude testemunhar muitas coisas interessantes. Errar é comum quando se tenta ir de A para B da maneira mais rápida. Entretanto eles não prestam atenção nas curvas, não encontram os pontos certos de frenagem e, em vez de acelerar o caminho certo eles espalham. Aí vem o grande papel dos navegadores, temos que acalmar os novatos, porque eles não têm qualquer experiência em escrever as notas e eles querem ser muito legal - por isso pode haver falhas grandes. Quando esses problemas forem resolvidos, então temos que fazê-los acreditar que em alguns lugares se pode ir mais rápido.
Q: Qual é a sua impressão sobre Räikkönen?
GZS: Pelo que temos visto sobre ele, achamos que na verdade ele é um cara muito engraçado. Em Portugal, por exemplo, durante a sessão de autógrafos tirou cadeira Loeb e assim ele (Loeb) teve que ficar de pé. Ele está muito mais descontraído do que na F1.
Créditos: F1Hirek | Traducão Hug-En: Kinga |Port. do Team
Dentre as diversas perguntas sobre a categoria os dois também foram questionados sobre o ex piloto de F1 Kimi Raikkonen e sua participacão no Campeonato Mundial de Rally nesta temporada. Enjoy it!
Q: Como um especialista, como você vê o desempenho Kimi Räikkönen no rali até agora?
FT: Eu o vi competindo na F1 e nos ralis WRC também. É como se estivesse falando sobre duas pessoas diferentes. Na F1 era inacessível, mas agora ele está o tempo todo brincando com os outros, fiquei pensando sobre como ele poderia provocar seus rivais. Ele está relaxado e se diverte neste novo ambiente e para ser honesto é uma mudança muito difícil sair de um carro de fórmula para um carro de rally, mas não tenho dúvida, ele está chegando lá.
Q: Quanto inacessível Räikkönen é, ele age como estrela durante rallies?
FT: No rally ninguém é inacessível. Foi interessante porque no seu ambiente esses caras são incrivelmente grandes estrelas, mas eles não agem assim em nada, eles não ficam isolado uns dos outros. Durante o teste, conversamos muito com Hirvonen, Latvala e Block. Nós não falamos muito com Raikkonen, mas a impressão foi positiva. Este estrelato, e a imagem de Iceman é certamente criada pela mídia, não vem dele mesmo. É uma experiência fantástica competir com essas estrelas.
Q: A mídia é extremamente interessada em Räikkönen porque estamos falando de uma estrela. Como ele pode lidar com isso?
FT: Após o Rally da Bulgária há uma dualidade em minha mente sobre Räikkönen. A agitação da mídia em torno dele é chocante: ele é seguido por toda parte, as câmeras estão em seu rosto o tempo todo. É óbvio que atrapalha, ele não gosta desse tipo de interesse, exagerado. Eu e meu navegador tivemos a sorte de encontrá-lo nos bastidores. Ele é absolutamente sincero e amigável, pergunta com interesse sincero e sorri também! Na minha opinião na sua vida privada deve ser um cara simples e legal.
Q: Embora as suas declarações não sugiram isso, não é impossível ele voltar à F1. Na sua opinião o quanto é bom competir totalmente em uma nova série por um ano?
FT: O tempo dirá se foi uma boa decisão para ele ou não. Uma coisa é certa: é melhor competir do que não competir e para ele é uma experiência muito grande pilotar no WRC. Ele senta em um carro de corrida, ele pode sair de pé em baixo, ele acelera o máximo e ele ainda curte isso. Isto é o mais importante.
Gábor Zsíros navegador de Frigyes Turán : Räikkönen está relaxado
Q: O quanto poderia ajudar um navegador a um piloto novato no rally?
GZS: Eu ajudei alguns pilotos iniciantes e pude testemunhar muitas coisas interessantes. Errar é comum quando se tenta ir de A para B da maneira mais rápida. Entretanto eles não prestam atenção nas curvas, não encontram os pontos certos de frenagem e, em vez de acelerar o caminho certo eles espalham. Aí vem o grande papel dos navegadores, temos que acalmar os novatos, porque eles não têm qualquer experiência em escrever as notas e eles querem ser muito legal - por isso pode haver falhas grandes. Quando esses problemas forem resolvidos, então temos que fazê-los acreditar que em alguns lugares se pode ir mais rápido.
Q: Qual é a sua impressão sobre Räikkönen?
GZS: Pelo que temos visto sobre ele, achamos que na verdade ele é um cara muito engraçado. Em Portugal, por exemplo, durante a sessão de autógrafos tirou cadeira Loeb e assim ele (Loeb) teve que ficar de pé. Ele está muito mais descontraído do que na F1.
Créditos: F1Hirek | Traducão Hug-En: Kinga |Port. do Team
Nenhum comentário:
Postar um comentário