11.08.2010

Kimi pronto para os selvagens e chuvosos estágios em Wales

Prévia da Red Bull para o Rally da Grã-Bretanha

Kimi Raikkonen tem sido apoiado pela Red Bull no WRC nesse ano, o dia foi exatamente um mês e quatro dias atrás quando o lendário Hannu Mikkola venceu o que era até então chamado de RAC Rally no ano de 1979: em quatro dias de uma maratona de acima a baixo ao longo da Grã-Bretanha das chuvosas condições de inverno, com 56 estágios especiais e 687 km de competição.

Kimi nem mesmo deve ter notado a primeira vez que o Rally da Grã-Bretanha entrou na sua vida, afinal ele não conseguia nem andar, quanto mais dirigir. Mas, alguns anos mais tarde isso passaria a ter um imenso significado, como Mikkola é um dos heróis finlandeses de Rally que inspiraram o Kimi para ir além da sua zona de conforto e ir para dentro de um carro de rally.

Mikkola era um dos "The Fying Finns" que faziam as florestas da Grã-Bretanha por sua conta própria, ao lado de Henir Toivonen, Markku Alen, Tommi Makinen e Marcus Gronholm; para citar apenas alguns exemplos. Na verdade, um finlandês que venceu na Grã-Bretanha 21 vezes nos 65 anos de historia do evento.

Estando no seu primeiro ano de WRC - certamente o Kimi não vai ser desafiado pela Vitoria em Wales, mas de qualquer modo, todos esses ícones do esporte fizeram a sua marca, assim como o Campeão Mundial de F1'07.

"Rally é como um esporte nacional na Finlândia: desde que eu era um garotinho seguia isso e cresci com todos esses grandes nomes que eram certos na ponta", ele disse. "Então, fazer rally é algo que eu sempre quis tentar: essa decisão não foi do nada. No final no ano passado a oportunidade surgiu, então, fiquei muito feliz em aceita-la. Nossa temporada não saiu muito de acordo com o plano, mas isto o que eu espero atualmente: é completamente normal quando você esta aprendendo algo novo. Mas, eu tenho gostado dela. Não são muitas pessoas que têm a chance de competir nesse nível e eu quero usar todas as lições que eu aprendi esse ano. Eu estou certo que o Rally da Grã-Bretanha vai ser um caminho bem complicado de se terminar a temporada, porque eu tenho escutado que a aderência muda o tempo todo e eu sei que o tempo vai estar ruim, mas você aprende mais empurrando você mesmo para o limite. Estou bem ansioso por isso".

O limite é um ponto que o Kimi sempre foi fascinado em explorar, e no Rally da Grã-Bretanha ele possivelmente vai encarar uma tórrida chuva, neblina e granizo. Ou possivelmente todos os três ao mesmo tempo. Como sempre, porém, ele é capaz de confiar no seu co-piloto Kaj Lindstrom para guiá-lo através de todos os perigos. Kaj tem muita experiência de Grã-Bretanha, tendo participado - e vencido - o Campeonato Britânico de Rally.

"Um pouco como na Finlândia, fazer rally é realmente parte da cultura local na Bretanha", adicionou Kaj. "Sempre tem um entusiasmo de verdade por parte do publico, e onde quer que estejamos temos um massivo apoio. Nós vamos precisar disso, já que vamos ter alguns dos mais difíceis estágios do ano. Se chover, a estrada apenas se torna lama e impossivelmente escorregadia. Mias uma vez, a nossa meta é simplesmente chegar ao final, então esta vai ser a prioridade. Nós estamos aqui para aprender e então temos que atravessar todos os estágios".

Kimi e Kaj também vão ter a oportunidade de ver algumas das mais famosas paisagens de Gales nesse final de semana como o Service Park esta localizado em Built Wells, no meio de Wales. A pequena cidade é mais famosa por produzir mais bezerros ao invés de produzir carros, como o Service vai ser realizado dentro de um dos maiores mercados de gado em Wales: sendo maior que a mais importante rua de Cardiff em uma noite de Sábado...

Fonte: Red Bull.com / Tradução: do The Iceman Br Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário