
O finlandês, que pilotava o #87 NEMCO da Motorsports Toyota preparado pela Kyle Motorsports Toyota, curtiu as sólidas e longas voltas, nos treinos, durante a quinta-feira, e definindo algumas voltas competitivas se sentindo bem mais a vontade do que há uma semana atrás quando ele estreou na NASCAR pela Truck Series.
Se classificando em 22º, apesar de escovar a parede na sua primeira volta rápida, Raikkonen fez progressos no começo, mesmo quando não estava feliz com o equilíbrio do carro.
Ele foi capaz de marcar alguns pontos em cada relargada, fazendo uma clara melhoria se comprando com a sua primeira estreia na semana passada na NASCAR, e finalmente conseguiu fazer o seu caminho na 15º volta, mesmo não se sentindo bem com seu carro, lutando para fazer as curvas como ele desejava.
Na sequencia a bandeira verde para o pitstop para troca de pneus e combustível na 139º volta de 200, Raikkonen foi mais rápido ao deixar sua garagem e teve que cumprir um drive-through, que o deixou duas voltas a atrás dos lideres. Então, ele acabou passando por cima de pedaços de outro carro na reta oposta, o que casou danos na frente de seu Toyota, afetando a aderência na frente do carro.
Uma parada adicional removeu os pedaços preso debaixo do bico do carro colocando Raikkonen mais uma volta atrás, e a partir daí ele tentou tirar o máximo de tempo do seu banco, terminado por cruzar a linha de chegada na 27º posição, a quatro voltas do vencedor da corrida, Matt Kenseth.
“O começo foi bom, pude ultrapassar e reiniciar – e me senti bem de verdade quando [o carro] fez a curva”, disse Raikkonen. “Então, ele realmente virou na curva e foi muito ruim, o comandar. Apenas porque eu não pude manter o carro, então eu senti que ia parar na curva e foi só empurrar o tempo todo”.
“A mesma coisa aconteceu no primeiro e no segundo treino e então podemos melhorar no segundo treino, mas algo voltou pra mim. Algo não estava correto. É uma pena, porque em algum ponto isso pareceu bom”.
Ele adicionou: “Quando eu estava realmente ruim – eu acertei o muro algumas vezes, mais ou menos em todos os lugares. Tive que puxar, antes que virasse. Uma vez isso ficou realmente [duro], porque você não consegue correr, apenas tenta sobreviver à curva, então não foi tão divertido. Mas antes disso, foi bom.”
“O carro estava bom depois da relargada e pude ir bem nas [curvas] de alta ou baixa [velocidade] e pude ir velozmente. Se o carro tivesse ficado como naquela hora, eu acho que poderíamos ter acabado em alta, mas [é o caso] de aprendizado”.
Raikkonen também enfrentou problemas de isolamentos de calor na corrida, e queixou-se especialmente dos seus pés que teriam ficado bem quentes. A maioria dos pilotos da NASCAR usam protetores térmicos sobre as sapatilhas de corrida mas ele disse que não os usou porque não teve nenhum problema na semana passada na corrida da Truck.
“Só os queimou, o assoalho ficou realmente quente e então os pés ficaram muito quentes não sei o motivo do carro não ter ficado realmente quente por dentro”, disse Raikkonen. “Isso realmente os machucou, mas eu não pude fazer nada – apenas tentei colocar meus pés fora do chão e mantê-los pra cima”.
Rick Ren, chefe da equipe do Raikkonen, em ambas categorias na NASCAR, até agora, ficou satisfeito com a forma como ele correu e sentiu que poderiam ter acabado no top 15 se o Kimi não tivesse duas voltas a menos.
“Minhas metas para ambas as corridas era terminar na volta da liderança”, disse Ren. “Esta é uma meta realista, e então tirar o máximo que puder, e nós estávamos mentalizando isso hoje. Acho que ele fez um trabalho realmente bom”.
Ele adicionou: “Eu gostei quando não sobrecarregamos [na] quinta-feira – ele estava agressivo e atacou na pista de corrida quando estava muito apreensivo na sua primeira prática na truck aqui. Eu acho que ele se adaptou bem melhor, pode ter sido o carro ou o carro de truck, ou porque ele tinha corrido [em Charlotte] na semana passada. Mas durante o treino ele ultrapassou alguns carros em alta e baixa – e me senti realmente bem quando estávamos preparando tudo para vir aqui na quinta-feira à noite e fazer isso”.
Raikkonen volta para a Europa para competir no Rally Acrópoles , na Grécia, no próximo mês e disse não saber se volta para os EUA para uma possível volta a NASCAR pela Sprint Cup no próximo mês.
Ren disse que para a Kyle Busch Motorsport poder correr com Raikkonen em um percurso de estrada em Sanoma, no dia 26 de junho, seria necessário fazer uma equipe de Cup forte e estável, embora a equipe fosse complicada e as opções bem limitadas.
“Poderíamos fazer isso com uma equipe de Cup que possa fazer isso muito, muito limitadamente”, disse Rain. “As equipes de ponta na Cup, não podem tirar um carro das suas equipes. Nós apenas temos carros de Nationwide. Eu tenho algo que pode ser talvez desenvolvido se ele quiser fazer isso, mas cara, isso vai ser muito próximo de Sanoma. Só tem poucas semanas até lá”.
Os pilotos de Cup dominaram o sábado no Nationwide Series, Kenseth bateu Roush Fernway, companheiro de equipe de Carl Edwards, e Joe Gibbs Racing da Kyle Busch.
Fonte: Site Racer | Tradução: do Team
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