A classificacão não é exatamente o forte de Kimi Raikkonen - pelo menos não em 2012. Mas a coisa é diferente sempre quando há pontos em jogo. Se este é seu padrão, então deveremos vê-lo novamente conquistandoo um bom resultado na corrida em Montreal domingo. Pelo menos é isto o que o instinto do finlandês diz, apesar da décima segunda posicão no grid de largada...
Q: Kimi, eliminado no Q2 - como isto aconteceu?
KIMI: Bem, tivemos um pequeno problema com o sistema hidráulico do carro e isto nos custou algum tempo. Uma pena!
Q: Sinto que você ficou um pouco irritado com isto?
KIMI: Claro, você sempre quer estar mais a frente, mas estas coisas acontecem ...
Q: O que é isto que continua entre você e uma vitória com a Lotus?
KIMI: Meu palpite é que ainda temos que ficar mais fortes na classificacão, pois isto nos daria uma melhor chance de lutar por pontos. Então meu plano para amanhã é lutar por cada posicão. E claro, o objetivo é sempre vencer, mas as vezes é melhor brigar por uma boa posicão e bons pontos. Se a vitória vinher, melhor ainda! (risos)
Q: Você disse recentemente que sua hora vai chegar. Quando será isso? Que pecas estão faltando?
KIMI: Ah, eu disse que espero que minha hora vai chegar. (risos) No fim das contas são apenas pequenos detalhes que você tem que acertar, eliminar pequenos erros, eles nos custaram muito estes dias. Tenho que continuar trabalhando para melhorar o carro com meus engenheiros - então não há nada para ser dito contra uma vitória.
Q: Ouvimos palavras como 'loteria' em relacão aos pneus, mas nunca 'pé em baixo'. Estamos à caminho de um casino ou ainda para pista?
KIMI: Não, isto é besteira. Não há nada errado com os pneus. Você só tem que fazê-los funcionarem e tentar fazê-los durar a corrida toda. (risos) Isso às vezes é um pouco complicado, mas não tanto quanto engenharia espacial.
Q: Em suas análises, o que vai determinar as vitórias nas corridas - e consequetemente o título do campeonato?
KIMI: Um bom carro e um carro ruim. Ok, isto é muito simples: você tem que ter um bom pacote. Mas se você tem um bom carro como base, isto lhe dá uma chance muito maior, pois a probabilidade de que os pneus se adequem com o seu carro é muito maior. Nunca é apenas os pneus - isto é um conto de fada. Não é como se os pneus funcionassem bem no carro da Marussia então eles vão comecar a ganhar corridas - isto não vai acontecer, não importa como você olha para isto.
Q: Durante os testes e no inicio da temporada a opinião era 'esquecam a Ferrari este ano'. Agora Fernando Alonso está liderando o mundial de pilotos. Por quê?
KIMI: Obviamente eles estiveram fazendo as coisas certas ultimamente - e outros provavelmente têm cometidos mais erros do que normalmente. E então você tem isto. Mesmo se eles não tendo o carro mais rápido, eles são capazes de marcarem pontos. E além disso eles também estão melhorando o carro - isto ajuda.
Q: Ferrari e Lotus ambas têm 86 pontos. Quem vai sair de Montreal na frente?
KIMI: Não faco ideia. Não posso ver o futuro. (risos) Tudo que eu sei é que temos que trabalhar muito, marcar bons pontos, então deveremos ser competitivos. E para isto você não precisa olhar em uma bola de cristal, você só tem que trabalhar.
Q: Em Mônaco você correu com o nome James Hunt em seu capacete. O que você viu nele? Onde você ver uma conexão entre vocês? Alma gêmeas?
KIMI: Resumindo a estória, eu gosto dos tempo quando ele correu, pois acredito que eles se divertiam mais do que nós atualmente. Será que eu teria amado correr naquele tempo? Eu não apenas posso ver o futuro como também não posso me conectar ao passado. É só que eu acredito que o fator diversão era maior, isso é tudo.
Q: Tem algo a ver com o que Eric Boullier disse sobre você ser como um animal selvagem que precisa correr livre?
KIMI: Estou certo que ele tem suas razões para dizer isto (risos) O fato é que eu gosto de fazer minhas próprias coisas, mas nunca escondi isto.
Q: Seu companheiro de equipe parace ser um osso duro de roer. Até agora ele tem batido você em 5 x 2 na classificacão, mas nas corridas você tem tido vantagem. Você fica desanimado ou em pânico se o sábado não sai de acordo com o planejado?
KIMI: Eu sabia que ele seria rápido, não importa como foi sua primeira experiência na F1. Ele está indo bem e isso é bom para a equipe. Eu não estou entregando nenhum segredo quando digo que é no domingo onde você consegue os pontos. Sempre fui alguém que gosta de focar no essencial. (risos)
Q: Já faz um bom tempo que você correu no Canadá e das suas oito largadas você teve uma vitória, uma P3 e várias posições como P4 e P5. Após a classificação hoje – quais são seus pensamentos?
KIMI: Esta é uma pista complicada e não é tão fácil de pegar o carro aqui mesmo. Os numerosos freios combinando com a baixa downforce – é um desafio. É um bom circuito.
Q: Apesar do tropeço na classificação, qual é o seu palpite para a corrida?
KIMI: Acredite ou não, eu não tenho um bom pressentimento para domingo. Eu posso estar errado, mas esse é o meu sentimento. Eu acho que eu poderia ter uma boa corrida. Esta pista permite tanto se você tiver a velocidade certa. E enquanto esta pista é propensa para fases com safety-car, pode ser uma corrida divertida.
Q: O que poderia fazer você feliz?
KIMI: Top 5. Não, na verdade melhor- top 3. Então, vamos ver o que podemos fazer.
Fonte: Formula.1 | Traducão: The Iceman Brasil Team
Q: Kimi, eliminado no Q2 - como isto aconteceu?
KIMI: Bem, tivemos um pequeno problema com o sistema hidráulico do carro e isto nos custou algum tempo. Uma pena!
Q: Sinto que você ficou um pouco irritado com isto?
KIMI: Claro, você sempre quer estar mais a frente, mas estas coisas acontecem ...
Q: O que é isto que continua entre você e uma vitória com a Lotus?
KIMI: Meu palpite é que ainda temos que ficar mais fortes na classificacão, pois isto nos daria uma melhor chance de lutar por pontos. Então meu plano para amanhã é lutar por cada posicão. E claro, o objetivo é sempre vencer, mas as vezes é melhor brigar por uma boa posicão e bons pontos. Se a vitória vinher, melhor ainda! (risos)
Q: Você disse recentemente que sua hora vai chegar. Quando será isso? Que pecas estão faltando?
KIMI: Ah, eu disse que espero que minha hora vai chegar. (risos) No fim das contas são apenas pequenos detalhes que você tem que acertar, eliminar pequenos erros, eles nos custaram muito estes dias. Tenho que continuar trabalhando para melhorar o carro com meus engenheiros - então não há nada para ser dito contra uma vitória.
Q: Ouvimos palavras como 'loteria' em relacão aos pneus, mas nunca 'pé em baixo'. Estamos à caminho de um casino ou ainda para pista?
KIMI: Não, isto é besteira. Não há nada errado com os pneus. Você só tem que fazê-los funcionarem e tentar fazê-los durar a corrida toda. (risos) Isso às vezes é um pouco complicado, mas não tanto quanto engenharia espacial.
Q: Em suas análises, o que vai determinar as vitórias nas corridas - e consequetemente o título do campeonato?
KIMI: Um bom carro e um carro ruim. Ok, isto é muito simples: você tem que ter um bom pacote. Mas se você tem um bom carro como base, isto lhe dá uma chance muito maior, pois a probabilidade de que os pneus se adequem com o seu carro é muito maior. Nunca é apenas os pneus - isto é um conto de fada. Não é como se os pneus funcionassem bem no carro da Marussia então eles vão comecar a ganhar corridas - isto não vai acontecer, não importa como você olha para isto.
Q: Durante os testes e no inicio da temporada a opinião era 'esquecam a Ferrari este ano'. Agora Fernando Alonso está liderando o mundial de pilotos. Por quê?
KIMI: Obviamente eles estiveram fazendo as coisas certas ultimamente - e outros provavelmente têm cometidos mais erros do que normalmente. E então você tem isto. Mesmo se eles não tendo o carro mais rápido, eles são capazes de marcarem pontos. E além disso eles também estão melhorando o carro - isto ajuda.
Q: Ferrari e Lotus ambas têm 86 pontos. Quem vai sair de Montreal na frente?
KIMI: Não faco ideia. Não posso ver o futuro. (risos) Tudo que eu sei é que temos que trabalhar muito, marcar bons pontos, então deveremos ser competitivos. E para isto você não precisa olhar em uma bola de cristal, você só tem que trabalhar.
Q: Em Mônaco você correu com o nome James Hunt em seu capacete. O que você viu nele? Onde você ver uma conexão entre vocês? Alma gêmeas?
KIMI: Resumindo a estória, eu gosto dos tempo quando ele correu, pois acredito que eles se divertiam mais do que nós atualmente. Será que eu teria amado correr naquele tempo? Eu não apenas posso ver o futuro como também não posso me conectar ao passado. É só que eu acredito que o fator diversão era maior, isso é tudo.
Q: Tem algo a ver com o que Eric Boullier disse sobre você ser como um animal selvagem que precisa correr livre?
KIMI: Estou certo que ele tem suas razões para dizer isto (risos) O fato é que eu gosto de fazer minhas próprias coisas, mas nunca escondi isto.
Q: Seu companheiro de equipe parace ser um osso duro de roer. Até agora ele tem batido você em 5 x 2 na classificacão, mas nas corridas você tem tido vantagem. Você fica desanimado ou em pânico se o sábado não sai de acordo com o planejado?
KIMI: Eu sabia que ele seria rápido, não importa como foi sua primeira experiência na F1. Ele está indo bem e isso é bom para a equipe. Eu não estou entregando nenhum segredo quando digo que é no domingo onde você consegue os pontos. Sempre fui alguém que gosta de focar no essencial. (risos)
Q: Já faz um bom tempo que você correu no Canadá e das suas oito largadas você teve uma vitória, uma P3 e várias posições como P4 e P5. Após a classificação hoje – quais são seus pensamentos?
KIMI: Esta é uma pista complicada e não é tão fácil de pegar o carro aqui mesmo. Os numerosos freios combinando com a baixa downforce – é um desafio. É um bom circuito.
Q: Apesar do tropeço na classificação, qual é o seu palpite para a corrida?
KIMI: Acredite ou não, eu não tenho um bom pressentimento para domingo. Eu posso estar errado, mas esse é o meu sentimento. Eu acho que eu poderia ter uma boa corrida. Esta pista permite tanto se você tiver a velocidade certa. E enquanto esta pista é propensa para fases com safety-car, pode ser uma corrida divertida.
Q: O que poderia fazer você feliz?
KIMI: Top 5. Não, na verdade melhor- top 3. Então, vamos ver o que podemos fazer.
Fonte: Formula.1 | Traducão: The Iceman Brasil Team
Nenhum comentário:
Postar um comentário