7.21.2012

Entrevista Exclusica com Eric Boullier para o Formula1.com

Traduzi somente as perguntas em que ele mencionou o Kimi - você poderá ler a entrevista completa em inglês acessando o site oficial da categoria o Formula1.Com

Q: Qual será sua tarefa de casa para as próximas corridas? Onde você pode melhorar?
EB: Temos uma grande atualizacão que gostaríamos de ver funcionando no carro depois das férias de verão. Então você poderia chamar essa corrida como uma espécie de teste. A mudanca mais visível foram os novos aerofólios no carro do Kimi, mas houve também algumas mudancas no carro do Grosjean. E queremos ver o que essas mudancas nos trarão em termos de ritmo de corrida. Apartir de Spa até o fim desta temporada, esperamos estar com pacote todo pronto e isto nos ajudará a defender nossa posicão em ambos os campeonatos.

Q: Você acabou de mencionar o novo aerofólio no carro de Raikkonen. Porque você escolheu o finlandês para testar o novo pacote?
EB: Ambos os carros e piloto são tratados exatamente iguais. Romain tinha um novo aerofólio traseiro e dianteiro em Valência e Silverstone e agora foi a vez de Kimi testar algo novo também. Decidimos isso aleatoriamente.

Q: Todo mundo está esperando a Lotus vencer mais cedo ou mais tarde. Qual de seus pilotos você ver como o mais provável para conquistar a vitória?
EB: Eu não sei. No papel Kimi está conquistando mais pontos e corridas completada, então ele poderia ser o primeiro a vencer. Mas estou muito certo que no fim ambos são capazes.

Q: Você disse que vocês favoreceram o ritmo de corrida mais do que o ritmo de classificacão. Grosjean foi mais rápido do que Raikkonen muitas vezes na classificacão, mas Raikkonen tem marcado mais pontos. Por quê?
EB: Às vezes é apenas por acidente e às vezes é porque o estilo de pilotagem de Romain é um pouco mais agressivo do que o estilo do Kimi e isso é simplesmente porque ele tem problema para aquecer os pneus adequadamente em uma volta lancada. Quando formos capazes de combinar o Kimi de classificacão de Kimi e o ritmo de corrida do Romain deveremos está em boa forma.

Q: Estamos no meio da temporada e você conhece os pontos fortes e fracos de Raikkonen e Grosjean agora. Você pode nos explicar-los?
EB: Para ser honesto eu não vejo uma grande desvantagem do Kimi. Ele voltou para seu nível de velocidade muito rapidamente. Acho que ele sofreu um pouco com a forca e agressividade dos outros pilotos e também sua readpatacão ao novo formato da Fórmula 1. Mais tudo isso é história. Agora ele está readaptado - e eu não ficaria surpreso se ele vencesse amanhã. Romain ainda está aprendendo. Muitos o vêem como um 'falso' novato, mas eu discordo disso. Mesmo ele tendo feito sete corrida dois anos atrás ele nunca teve realmente uma chance para florescer, então para mim ele ainda está em seu primeiro ano. Ele está cometendo erros - é claro - porque ele é um jovem. Mas a boa notícia é que ele nunca repete o mesmo erro! Ele está aprendendo, ouvindo e ficando mais forte a cada corrida.

Q: Isto soa como se não há quase nenhum ponto fraco e muitos pontos fortes...
EB: Sim. Acho que tenho uma das melhoras duplas de pilotos do grid. Eles são rápidos e se complementam. São duas personalidades muito diferentes. Não se trata de gostar ou odiar um ao outro, mas de respeito mútuo - e eles se respeitam.

Q: Voltando para este fim de semana, você disse que poderia imaginar Raikkonen vencendo a corrida, mesmo largando na décima posicão. O que tem que acontecer para ele vencer?
EB: Primeiro de tudo, não há tal coisa como um fim de semana de corrida perfeito, então você tem que dá o máximo de si. Ainda estamos aprendendo a tirar o máximo potencial de nossos pilotos, mas estamos chegando lá e Kimi está encontrando seu caminho. Nosso carro é rápido o suficiente na corrida - então veremos o que acontece.

Fonte: Formula1.com |Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

Nenhum comentário:

Postar um comentário