7.20.2012

F1.com | Q&A com Kimi Räikkönen: Tempo e pneus são cruciais na classificação!

Q: Kimi, é complicado ler os seus sentimentos no seu rosto, por favor, você poderia colocar em palavras como você vê a sua temporada até agora?
KR: Há! Bem, eu estou na quinta colocação então, com certeza, poderia estar melhor, mas também pior. (Risos). É o que é e, claro, tentamos fazer o melhor – e espero que isso vá funcionar mais agradavelmente na segunda parte da temporada. Mas então quem pode saber se isso vai acontecer? Eu quero fazer boas corridas – e então vamos ver aonde isso vai me deixar.
Q: Mas deve ser muito bom ver a Lotus na terceira posição da tabela do campeonato de construtores...
KR: Sim, para a equipe é uma grande coisa, mas eu ainda tenho que dizer que nós poderíamos termos feito melhor em certos lugares – e poderia ter marcado mais pontos. Sejamos francos: é sempre mais fácil dizer que deveríamos ter sido melhor aqui ou ali, mas a realidade ás vezes morde. É sempre sobre tomar a decisão tão precisa quando for possível. Mas, então, as circunstâncias podem mudar, por isso, às vezes funciona e outras vezes não. Você tem que aprender a ficar com a sua decisão – e nunca é produtivo ficar chorando sobre o leite derramado. Aprendemos muito com a primeira metade (da temporada) e vamos levar esse momento para a segunda parte.
Q: Onde você poderia dizer que foram os seus maiores erros?
KR: Eu diria que não tem esse tipo de coisas em corridas impecáveis – você sempre comete pequenos erros. Isso faz parte do jogo.
Q: Mais tem alguma corrida que você se arrepende?
KR: Eu não me arrependo de qualquer corrida. Ás vezes, você tem chances, e às vezes isso simplesmente não funciona da maneira que você quer pra isso. É a vida. (Risos).
Q: Será que a equipe teve um pouco mais de sorte do que as outras equipes no grid?
KR: Eu não acredito em sorte, porque sorte raramente tem muito haver com a classificação do campeonato. Não se trata de sorte ou azar quando algo dá errado. É tudo sobre algo o que nós mesmos fizemos de errado. Se alguma coisa quebra – não tem nada haver com sorte, mas tudo sobre erros ou peças não é forte suficientemente para as demandas. Geralmente é um erro humano – é tão simples assim. Se eu cometer um erro, eu iria me chamar de azarado? Não. Aqui é tudo sobre como melhorar e eliminar erros.
Q: Voltando para aqui e agora, o que era para ser aprendido hoje com ou sem chuva?
KR: Para ser honesto, não muito. É um pouco como Silverstone, que, infelizmente, condições como estas não são boas. Mas esse é o mesmo para todos.
Q: Mas você teve chance de aprender sobre o novo sistema (o “DRS Duplo”) do carro?
KR: Tentamos alguns ajustes – e isso é tudo.
Q: Mas teve uma diferença instantânea notável? Ou você precisa de mais corridas na pista seca?
KR: Nós precisamos de mais tempo na pista seca, mas nestas condições é realmente complicado.
Q: Será que a nova asa vai continuar no carro amanhã ou não?
KR: Eu não tenho ideia. Você tem que falar com os engenheiros.
Q: Como é frustrante de repente ter um pacote de atualizações e não poder usar eles completamente por conta das condições?
KR: Não tem nada haver com frustrações – esses dias também faz parte da F1 e eles são iguais para todos.
Q: Este sistema é tão complicado de configurar que você teve que, repentinamente, entrar e sair do pit hoje?
KR: Bem, você tem que se acostumar com isso e se adaptar. Outra, que eu diria que isso foi uma Sexta-Feira normal - e como todos sabem Sexta-Feira existe para experimentar coisas novas. Mas se o tempo estiver como esta é um pouco mais complicado – e com certeza isso requer mais tempo.
Q: Se as condições se mantiverem as mesmas amanhã na fase de classificação será que isso significa uma grande loteria para as posições no grid?
KR: Vimos que em Silverstone que quando você esta por fora no momento certo, com os pneus certos – você pode fazer bem. Pode ser o mesmo amanhã. Portanto, temos que estar entre aqueles como o tempo certo e os pneus certos. (Risos).
Créditos: F1.com | Tradução: The Iceman Brasil Team - LN

Nenhum comentário:

Postar um comentário