7.07.2012

Q&A pós Qualiflying - Kimi Räikkönen - GP da Grã-Bretanha 2012

Um forte desempenho de Kimi esta tarde deixou o finlandês na sexta posicão no grid para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de amanhã, apesar de correr sem o KERS durante toda a sessão e ter relativamente pouca experiência com os pneus Pirelli de chuva. Agora, o finlandês está ancioso para aproveitar o que poderá ser uma corrida frenética aqui em Silverstone amanhã ...

Q: Kimi, sexta posicão no grid para a corrida de amanhã; Qua sua sensacão depois da classificacão?
KIMI: Foi ok, mas poderia ter sido um pouco melhor. Deveríamos provavelmente ter comecado com pneus intermediários na última parte da classificacão; então poderíamos ter conseguido aquecê-los mais e dar mais uma volta. É impossível dizer quanta diferenca isto teria feito, mas era uma decisão difícil e fizemos o melhor que pudemos da situacão.

Q: Você acha que a pista estava pronta para os pneus intermediários desde o início da última sessão?
KIMI: Como eu disse, era uma decisão complicada. Quando há água empocada na pista os intermediários não funcionam tão bem quanto os de chuva intensa, mas havia também muitos lugares onde não estava tão molhado e eles [intermediários] funcionavam muito melhor do que os outros [chuva] pneus lá. É sempre complicado em alguns lugares com quaisquer pneus que você escolher, então trata-se de escolher aqueles que serão melhor em um todo. A última volta que fiz foi definitivamente muito melhor, mesmo quando comecou a chover novamente e as últimas curvas se tornaram muito escorregadias, mesmo com os pneus de chuva.

Q: Quanto o não funcionamento do KERS afetou seu ritmo hoje?
KIMI: Não tínhamos o KERS durante toda a sessão. O efeito não é tão grande na chuva, uma vez que você não pode usar-lo efetivemente como na pista seca, onde isto custaria nos aproxidamente uns 4 décimos. Você sente mais nas retas - a perda de potência - então ainda tem um certo efeito, mas não tanto como em condicões normais de corrida. Tentamos mudar a batéria duas vezes, mas parece que não era este o problema. Trabalhamos muito tentando descobrir qual era o que estava errado, estamos confiantes de que estará tudo resolvido para amanhã.

Q: Quão difícil estavam as condicões na pista hoje?
KIMI: Não é a ideal tanta chuva assim, havia muito spray e você e muita aquaplanagem, mas isto é o que é e é a mesma situacão sempre que estiver chovendo assim. Nunca comecamos uma corrida nas condicões que vimos hoje. Quando há muita água no inicio da corrida você pode correr com o safety car até não há mais tanta água e a pista está quase pronta para os pneus intermediários, mas o spray será o grande problema...

Q: Você está feliz com o E20 até agora neste fim de semana?
KIMI: O carro é forte em curvas de alta velocidade e mostramos boa velocidade aqui; seria melhor para nós se estivesse seco, mas parece que estamos muito forte. Nestas condicões você pode acertar ou muito facilmente cometer erros; às vezes você tem sorte e as vezes não tem chuva. A corrida poderá ser muito complicada se o clima continua o mesmo, mas com certeza será muito mais fácil para mim aqui do que na Malasia - primeira vez que em usei pneus da Pirelli de chuva. Fizemos uma boa quantidade de voltas sob chuva hoje, então tendo uma melhor ideia de quanto empurar o carro sempre ajuda. Veremos o que o amanhã nos traz...

Fonte: Lotus F1 Team / Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

Nenhum comentário:

Postar um comentário