12.07.2012

Blog do Heikki Kulta - Entrevista com Kimi Raikkonen - Parte I

Demorou algum tempo para conseguir na última corrida da temporada uma entrevista com Kimi Raikkonen e levou ainda mais tempo até que eu pudesse publicar a matéria no blog. Porque as perguntas vinheram de todo o mundo em dois idiomas; inglês e finlandês, e meu objetivo era levar ambos igualmente em consideracão.
Havia muitas perguntas boas. Muitas das boas permaneceram nem perguntar devido ao tempo limitado que tinha a meu dispor – o qual foi duplicado no final – durante a classificacão. Kimi claramente furgiu de algumas questões.
A temporada acabou mas a nova temporada comecará antes mesmo de nos recuperarmos propriamente dessa. Eu espero que todo mundo encontre algo dos quais gostem nessa Q&A.
Perguntas & Respostas
Eskelinen perguntou: Estou interessado em saber o quanto as preferências de Kimi são levadas em consideracão na criancão do carro do próximo ano? E o quão diferente será o carro do próximo ano em comparacão com o carro desse ano?
Kimi responde: - É claro que nós pilotos podemos opinar – e  na verdade temos que fazer isso – dar nossas opiniões, mas nenhum piloto é capaz de projetar um carro sozinho. Se os pilotos projetassem os carros então não haveria necessidade de engenheiros e projetistas. É eles quem inventam, depois disso nós testamos e falamos se o carro é bom ou não. Nunca há garantias de que tal carro será bom ou ruim antes de colocarmos-o na pista para testá-lo.
Kohto perguntou: As corridas mudaram muito depois da proibicão do reabastecimento. Raikkonen sente que isso lhe favoreceu? Acho que lhe favoreceu porque ele é capaz de rapidamente se ajustar a um carro pesado e as mudancas de condicões.
Kimi Respondeu: - Isso realmente não mudou nada. O carro mais pesado pode trabalhar um pouco melhor do que outros carros, mas isso realmente não faz diferenca se o tanque tem 100 ou 140 quilos, não se sente nem mesmo quando a diferenca está entre 20 e 100 quilos como costumava ser. A diferenca no comportamento do carro é mínima. Eu diria que a diferenca na largada não é tão diferente do que costumava ser quando eles colocavam algo em torno de 100 quilos.
Kohto também perguntou:  Quanto Raikkonen corre em um Cooper-teste? Durante seu início de carreira houve rumores que ele corria mais de 3400-3500 metros.
Kimi: Era em torno de 3200 metros, acho que isso foi no ano de 2001 quando fazíamos isso com Jukka Viitasaari perto do estádio de Hockey no gelo em Helsique. Depois disso não tenho corrido muito, prefiro pedalar.
Nicole perguntou: Kimi tem um bom relacionamento com Jerome?
Kimi:  Muito bem. Nos damos muito bem. Jogamos squash e outras coisas juntos.
J perguntou: É verdade que Raikkonen alguma vez durante sua carreira no kart fez uma ultrapassagem crucial na temporada empurrando o carro em uma pequena abertura por dentro da curva de modo que dois pneus estavam no ar?
Kimi:  - Eu fiz algo assim nessa época, então sim – é verdade.
Rich Eklund perguntou: Kimi você disse em 2009 que você não voltaria para a F1 a menos que você tivesse um carro com o qual você pudesse lutar por vitória. Com certeza você não acreditou que poderia vencer com a Lotus-Renault quando você assinou com eles ano passado? A McLaren estava na caca por um novo piloto para essa temporada, e todos na equipe parecem gostar de você, sendo assim por que você não assinou com eles novamente?
Kimi: É uma resposta muito simples: Eu já tinha contrato com a Lotus para 2013. E eu gosto de correr com eles também.
Rich Eklund também perguntou: Kimi, essa temporada você comecou com alguns pequenos problemas, mas parece que o carro sempre foi rápido o bastante para lutar por posicões no pódio. O que você mais e menos gostou em seu retorno ao cenário da F1 em 2012? (corridas, comemoracão, qualquer coisa relacionada a F1)
Kimi: Eu ainda gosto das mesmas coisas de antes: correr e vencer acima de tudo, o resto vem com isto.
mle perguntou: Você enfrentou alguns problemas técnicos, em especial durante essa temporada quando comparado-a com outras temporadas ou a confiabilidade, na prática foi tão boa quanto nas corridas?
Kimi: Eu nunca terminei corridas com tão poucos problemas técnicos antes. Havia sempre alguma batida ou algo se quebrava em determinado momento. Fizemos testes e treinos para que assim resolvéssemos os possíveis problemas.
mle também perguntou: Então, o que Kimi acha a respeito da mudanca iminente na regulamentacão do motor?
Kimi:  Ninguém sabe ainda o quanto essas mudancas vão afetar.  Qualquer um pode ser o melhor à advinhar nessa fase. Ou talvez todos os motores serão iguais.
Jarppatine perguntou: As corridas foram em sua grande maioria vencidas por pilotos que largaram na primeira fila, apesar de todas as mudancas implatadas nesta temporada. Em quais áreas você ainda tem que acompanhar em comparacão com seus competidores? Classificacão, estratégia, velocidade de corrida etc.. E que medidas a Lotus está tomando quanto a isso?
Kimi – Eu acho que poderia haver um pouco mais de downforce. Não há nenhum maior defeito, mas nós poderíamos melhorar um pouco mais nesta área. Talvez o que mais temos que melhorar, é que quando está frio, os pneus não funcionaram propriamente como funcionam em algumas outras pistas. Há diferencas nisso também, por exemplo: eles funcionaram bem na Inglaterra, mas foi muito complicado lidar com eles na Alemanha.
aivotärähdys perguntou: Com todas suas conquistas na Lotus nesta temporada até agora, e levando em conta todas suas experiências passadas com outras equipes – você pretende mudar sua abordagem para se tornar mais dominante e ”agressivo” em termos de lidar com a equipe em 2013? Por exemplo:  Alonso – insiste que o desenvolvimento do carro é feito do seu jeito … otimizar estratégias de corrida.. em outras palavras , ele insiste que deram à você o status de primeiro piloto na equipe.
Kimi:  Estou interessado em trabalhar apenas no meu lado da garagem, no meu próprio carro. Essa sempre foi minha abordagem. Nunca tive status de primeiro piloto. Fazemos o nosso melhor como uma equipe, apenas isso. Se o carro é capaz de trazer bons resultados, vamos agressivamente conquistar o melhor resultado possível com a melhor estratégia possível, o tempo todo. Iniciar a segunda temporada com uma equipe é sempre melhor do que comecar do zero.
Adam perguntou:  Nós todos sabemos que você não gosta do lado politico da F1 e todos os repórteres que vem com isso.  Há algo que afeta diretamente você, entre sua preparacão nas manhãs de domingo até o início da corrida que você mudaria se tivesse poder para isso?
Kimi: Está bem do modo que é. Enquanto for o mesmo para todo mundo, está bom para mim.
Mika perguntou: A direcão da Renault está do jeito que você gosta agora?
Kimi: Está boa.
itepaholaine perguntou:  Quem foi seu companheiro de equipe mais rápido durante sua carreira na F1 e com quais delez você se deu melhor?
Kimi: Depende muito com o que você lhes compara. Tenho certeza que todos eles foram rápidos em algum momento. Não importa o que eu tenha feito, eu simplesmente não fui capaz de pilotar tão rápido. É claro, isso também depende do lugar também. Você não pode compará-los simples assim, pois cada ano é diferente, com carros diferentes.
itepaholaine também perguntou: Você ficou surpreso consigo mesmo o quão boa sua temporada de retorno tem sido?
Kimi: Uma vez que não estava esperando nada em especial, também não posso estar surpreso. Talvez alguns não esperaram que fosse assim, pois a equipe não foi tão bem na temporada passada.
Ho Kyung perguntou: Qual a ultrapassagem favorita do Kimi que ele fez este ano? Na minha opinião foi:
1       Schumacher na Eau Rouge, tanto para o planeamento ao longo de 3, 4, ou 5 voltas, como a ultrapassagem em si.
2         Di Resta na Alemanha, impressionante batalha ao longo de muitas curvas e muito justa de ambos os lados.
3  Hulkenberg em Austin, ultrapassgem íncrivel dentro de uma curva que realmente não parecia uma possibilidade
Kimi: Elas todas significam a mesma coisa para mim: ganhar uma posicão. Apenas isso. Às vezes ultrapassar alguém é mais importante comparado com algumas outras. Se você largar atrás, com certeza, é muito mais fácil ultrapassar aqueles retardatários comparado o quanto complicado é passar um carro rápido a sua frente.
Kirsty Walton perguntou: Rob Wilson disse depois de sua corrida vitoriosa em Abu Dhabi que você pilotou aquela corrida muitas vezes nesta temporada, mas determinadas circunstâncias evitaram que você conquistasse uma vitória antes. Qual (is) corrida (s) você pessoalmente diria isso e por quê?
Kimi:  Eu diria que Bahrein e Hungria foram as corridas que poderíamos ter vencido – e provavelmente teríamos mais em algumas outras corridas com uma melhor posicão de largada.

Créditos: Heikki Kulta - TS | Traducão: Finlandês-Inglês: Nicole| Inglês-Português: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

 Continua ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário