Um homem de contencão verbal rara, Kimi Raikkonen este ano respondeu as
críticas de retorno à F1, com farpas e estilo dentro da pista. E depois daquela
sensacional vitória em Abu Dhabi, a F1 Racing convidou Kimi e o engenheiro de
corrida Mark Slade a contarem tudo em uma entrevista.
Não há garantias de que um piloto retornando à F1 depois de um tempo
fora irá demonstrar o nível de desempenho que ele mostrou anteriormente. Há
sempre dúvidas sobre a velocidade e empenho e tudo isso veio a tona quando Kimi
sentou novamente ao volante de um carro de F1 no início de 2012, após dois anos
longe da categoria.
Mas logo estávamos presenciando flashes familiares do brilho do Homem de
Gelo: a volta mais rápida no final de um corrida, agressividade, um pódio atrás
do outro. Ao longo do ano, ele raramente cometeu erros; sua velocidade foi estrelar,
sua consistência metronômica.
Típico do Kimi, ele é um homem de poucas palavras, que não se vangloria
ou engrandece a resspeito de sua forte temporada, mas achamos que alguns pitóricos
lembretes poderiam levá-lo a falar mais sobre seu excelente ano. E isso
funcionou. Falamos com Kimi ao lado de seu engenheiro Mark Slade, para refletir
sobre um retorno fantástico, que muito justamente foi recompensado com a
confirmacão de mais um ano de contrato com a equipe Lotus para 2013.
...
O INÍCIO DO VÔO - Grande Prêmio da Malásia - Posicão no Grid: 10 -
Posicão na corrida: 5
Kimi Raikkonen: Aquele dia foi a primeira vez que pilotei o
carro no molhado e isso foi logo no início da corrida, com tanque cheio, o que
não é a coisa mais fácil de fazer. Havia uma alta taxa de atrito mas
administramos isso bem, conquistamos um bom resultado e marcamos alguns pontos.
Consegui fazer a volta mais rápida no final da corrida quando a pista estava
secando, então isso foi um resultado importante porque nas primeiras corridas
tivemos alguns problemas, e depois disso comecamos a melhorar nosso desempenho.
Mark Slade: Olhando para trás, isso foi em uma época do
ano quando nós estávamos vindo muito forte tarde na corrida, e esse resultado
foi um sinal de quão competitivo poderíamos ser, apesar da perda de cinco posicões
no grid, devido a mudanca da caixa de marcha, o que dificultou nossa posicão de
largada. Para ser honesto, a volta mais rápida foi uma surpresa para a equipe,
mas para toda a equipe isso foi um enorme avanco considerando onde estávamos no
ano anterior. Ao mesmo tempo, sabíamos que havia ainda muito a ser feito para
colocarmos o carro em uma posicão vencedora.
Descobrimos que o E20 tinha uma baixo consumo de pneus e por isso que tínhamos
bom desempenho em pistas quente. Além disso o estilo de pilotagem de Kimi é
também bastante leve com os pneus e eu descobri isso quando trabalhamos juntos
em 2005, quando as trocas de pneus não eram permitidas, isso pagou enormes
dividendos nessas circuntâncias. Mas em uma situacão onde você precisa ter uma
temperatura alta nos pneus, isso às
vezes coloca Kimi em um pouco de desvantagem, uma vez que sua forma natural de
pilotar o carro não é tão agressiva.
CENTRÍMETROS DA VITÓRIA - Grande
Prêmio do Bahrein: Posicão no Grid: 11 – Posicão na Corrida: 2
Kimi Raikkonen: Sim, pensando agora eu deveria provavelmente
ter ficado do lado de dentro e tentado ultrapassar o Vettel pela vitória. Mas
mesmo se eu tivesse passado ele, eu não sei se eu seria capaz de mantê-lo atrás
de mim. Foi uma boa corrida, mas, olhando para trás eu tive uma chance de
ultrapassá-lo e não aproveitei-a, então é decepcionante. Mas estas coisas
acontecem. Tive minha chance, ele defendeu, assim fui para o outro lado da
pista. Eu poderia ter feito isso diferente se fosse hoje, mas isso é o que aconteceu
lá e ainda conseguimos um bom resultado para a equipe. E ninguém esperou que
fóssemos tão bem depois de uma classificacão tão difícil.
Mark Slade: Eu fiquei um pouco decepcionado porque indo
para este evento eu pensei que tínhamos uma chance muito boa de vencer a
corrida, mas havia apenas esta fracão que não estava muito lá. Nós não forcamos
para entrar no Q3 no sábado porque não queríamos usar um jogo extra de pneus, e
como aconteceu a vantagem dos pneus novos foi muito importante na corrida. Na
verdade todo mundo tinha pneus novos, mas infelizmente, quando fomos para o
último stint, Vettel também tinha guardado um jogo de pneus e isso deu a ele aderência
extra suficiente. Mas foi tão perto, mas nossos pneus simplesmente não
conseguiram manter uma vantagem de desempenho. Apesar disso, terminar em
segundo e terceiro nessa corrida foi fantástico. Foi muito bom para a equipe,
uma vez que esse foi nosso primeiro resultado realmente decente em um longo tempo
e havia uma sensacão ótima na garagem depois da corrida. Foi um verdadeiro
impulso para todos.
* Sorry guys, estive um pouco ocupada esses últimos dias e não tive tempo de traduzir a materia de Kimi na F1 Racing de Janeiro, aqui está a primeira parte, prometo voltar com mais uma parte o mais breve possível. Enquanto isso apreci a leitura ;) Icekisses e até a próxima!
Opa, vou aguardar o restante da tradução.
ResponderExcluirE obrigada por essa parte já traduzida.
Obrigada você, Caitlyn, pelo apoio ;)
ResponderExcluiramanha posto a segunda parte.
xoxo