12.14.2012

Raikkonen piloto mais justo nas disputas roda-a-roda no círculo da F1

Kimi Raikkonen é conhecido como o piloto mais justo nas disputas roda-a-roda no círculo da F1. Ele é muito duro em cada confronto, mas meticuloso. Ele muito raramente bate.
Quão importante para ele é a reputação de ser um piloto justo?
- Bem, é sempre melhor do que ter a reputação de bater em todas as corridas, Raikkonen ri.
É alguma desvantagem para você quando o adversário sabe que você não vai bater?
- Pelo menos eu nunca sofri com isso. Eu não deixo ninguém passar por me facilmente, mas definitivamente, não vou começar a lutar como um louco, se sei que eu não tenho nenhuma possibilidade de mantê-lo atrás de mim. Ao fazer isso você só perde mais tempo ao longo da corrida, uma vez que o outro vai passar por você de qualquer maneira, em algum momento.
- Se eu estou, por exemplo; um segundo mais lento em alguma corrida, então eu posso segurá-lo por algum tempo, mas com essa diferença de velocidade, ele irá inevitavelmente encontrar espaço em algum ponto e ultrapassá-me.
Durante a temporada Räikkönen ofereceu aos espectadores uma amostra de sua lealdade no Grande Prêmios dos EUA, perdendo um duelo com Jenson Button, após uma longa combinação de curvas e depois no Grande Prêmio do Brasil em sua última ultrapassagem em cima de Michael Schumacher.
- Ao lutar com um grande campeão como Kimi você tem uma sensação diferente e você se sente mais seguro, resumiu Fernando Alonso sobre seus duelos com Räikkönen.
Duas outras vitórias chegaram perto
Durante sua temporada de retorno, Raikkonen voltou imediatamente lutando por vitórias. Sendo assim levando em conta suas 10 temporadas na F1, ele conseguiu vencer pelo quarto ano consecutivo. As únicas temporadas onde o finlandês não venceu foram nos anos de 2001, 2002 e 2006.
Quão importante foi para Räikkönen para voltar ao grupo de vencedores?
- Isso sempre tem um grande significado. É claro que sempre preferimos vencer do que chegar em segundo. Isso não mudou meu mundo, mas pelo menos os questionamentos sobre acreditar que ainda posso vencer, acabaram.
Houve outras corridas além de Abu Dhabi nas quais você poderia ter vencido?
- Poderíamos ter vencido no Bahrein e na Hungria. Tudo o que precisávamos era de uma melhor posição de largada. Houve algumas outras corridas também onde uma melhor posicão na classificacão foi crucial.
Kimi não pensa em ultrapassar quando está no grid de largada
Então, sobre o grid de largada – , você pensa em como vai ultrapassar após as luzes se apagarem?
- Com certeza, eu só penso em fazer uma boa largada. Como o carro vai largar. Os primeiros metros estão em minha mente para que eu não tente pisar no acelerador muito rápido, porque os pneus não podem patinar. Isso é a coisa mais importante.
- É inútil pensar de antemão sobre o que pode acontecer na primeira curva. Você só tem que decidir o que fazer quando chegar a hora.
Malásia foi a corrida mais difícil. Foi o mesmo este ano também?
- Choveu lá, então não foi tão difícil. Tudo e todos os carros vão muito mais lento no início das corridas. Estávamos algo como 8 segundos mais lento por volta até o final da corrida, quando estávamos com tanques de combustível mais leves. É por isso que não foi tão difícil fisicamente, como era antes, quando pilotávamos os mesmos tempos de volta o tempo todo, comparou Räikkönen.
As perguntas com respostas neste artigo foram enviadas por Ho Kyuny, Walton Kirsty, Chen Liuwen e Alex Juli.
Crédito: TS-Heikki Kulta | Traducão Finlandês-Inglês: Nicole | Inglês-Português: The Iceman Brasil Team - @Arli Racegirl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário