Kimi Raikkonen é conhecido como o piloto mais justo nas disputas
roda-a-roda no círculo da F1. Ele é muito duro em cada confronto, mas
meticuloso. Ele muito raramente bate.
Quão importante para ele é a reputação de ser um piloto justo?
- Bem, é sempre melhor do que ter a reputação de bater em todas as
corridas, Raikkonen ri.
É alguma desvantagem para você quando o adversário sabe que você não vai
bater?
- Pelo menos eu nunca sofri com isso. Eu não deixo ninguém passar por me
facilmente, mas definitivamente, não vou começar a lutar como um louco, se sei
que eu não tenho nenhuma possibilidade de mantê-lo atrás de mim. Ao fazer isso
você só perde mais tempo ao longo da corrida, uma vez que o outro vai passar
por você de qualquer maneira, em algum momento.
- Se eu estou, por exemplo; um segundo mais lento em alguma corrida,
então eu posso segurá-lo por algum tempo, mas com essa diferença de velocidade,
ele irá inevitavelmente encontrar espaço em algum ponto e ultrapassá-me.
Durante a temporada Räikkönen ofereceu aos espectadores uma amostra de
sua lealdade no Grande Prêmios dos EUA, perdendo um duelo com Jenson Button,
após uma longa combinação de curvas e depois no Grande Prêmio do Brasil em sua
última ultrapassagem em cima de Michael Schumacher.
- Ao lutar com um grande campeão como Kimi você tem uma sensação
diferente e você se sente mais seguro, resumiu Fernando Alonso sobre seus
duelos com Räikkönen.
Duas outras vitórias chegaram perto
Durante sua temporada de retorno, Raikkonen voltou imediatamente lutando
por vitórias. Sendo assim levando em conta suas 10 temporadas na F1, ele
conseguiu vencer pelo quarto ano consecutivo. As únicas temporadas onde o
finlandês não venceu foram nos anos de 2001, 2002 e 2006.
Quão importante foi para Räikkönen para voltar ao grupo de vencedores?
- Isso sempre tem um grande significado. É claro que sempre preferimos
vencer do que chegar em segundo. Isso não mudou meu mundo, mas pelo menos os
questionamentos sobre acreditar que ainda posso vencer, acabaram.
Houve outras corridas além de Abu Dhabi nas quais você poderia ter
vencido?
- Poderíamos ter vencido no Bahrein e na Hungria. Tudo o que precisávamos
era de uma melhor posição de largada. Houve algumas outras corridas também onde
uma melhor posicão na classificacão foi crucial.
Kimi não pensa em ultrapassar quando está no grid de largada
Então, sobre o grid de largada – , você pensa em como vai ultrapassar
após as luzes se apagarem?
- Com certeza, eu só penso em fazer uma boa largada. Como o carro vai
largar. Os primeiros metros estão em minha mente para que eu não tente pisar no
acelerador muito rápido, porque os pneus não podem patinar. Isso é a coisa mais
importante.
- É inútil pensar de antemão sobre o que pode acontecer na primeira
curva. Você só tem que decidir o que fazer quando chegar a hora.
Malásia foi a corrida mais difícil. Foi o mesmo este ano também?
- Choveu lá, então não foi tão difícil. Tudo e todos os carros vão muito
mais lento no início das corridas. Estávamos algo como 8 segundos mais lento
por volta até o final da corrida, quando estávamos com tanques de combustível
mais leves. É por isso que não foi tão difícil fisicamente, como era antes,
quando pilotávamos os mesmos tempos de volta o tempo todo, comparou Räikkönen.
As perguntas com respostas neste artigo foram enviadas por Ho Kyuny,
Walton Kirsty, Chen Liuwen e Alex Juli.
Crédito: TS-Heikki Kulta | Traducão Finlandês-Inglês: Nicole |
Inglês-Português: The Iceman Brasil Team - @Arli Racegirl.
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