Um corrida vencida na
primeira rodada da temporada na Austrália e lider dos treinos livres da
sexta-feira na Malásia - as coisas estão parecendo muito boas para Kimi
Räikkönen e Lotus. Mas como de costume, Räikkönen está minimizando sua vantagem
em Sepang, muito consciente de que muito pode mudar entre agora e a bandeira
quadriculada no domingo...
Q: Kimi, esse clima não faz você lembrar de uma
sauna finlandesa?
Kimi Räikkönen: De fato é uma história completamente diferente. Sim, é úmido e assim provavelmente não é o lugar mais fácil para se estar, mas a pista é legal. E as condicões são as mesmas para todo mundo - então para que se preocupar?
Kimi Räikkönen: De fato é uma história completamente diferente. Sim, é úmido e assim provavelmente não é o lugar mais fácil para se estar, mas a pista é legal. E as condicões são as mesmas para todo mundo - então para que se preocupar?
Q: Niki Lauda
disse em Melbourne que você é tipo de piloto dele, pois você lembra-o dos
tempos quando os pilotos eram verdadeiros pilotos – como no tempo de James Hunt
e ele mesmo. Essa foi sua era – os anos 70s? Uma época com menos mídia e mais
corridas intensas?
Kimi Räikkönen: Sim, sou fã dos velhos tempos. Correr era mais perigoso, então era um pouco mais emocionante. Você pagava um preco muito alto quando você cometia um erro. Mas como todos sabemos, que não podemos trazer de volta o então chamado “bons e velhos tempos”, eu tento aproveitar o melhor do presente. E no momento o presente está bom para mim! (risos)
Kimi Räikkönen: Sim, sou fã dos velhos tempos. Correr era mais perigoso, então era um pouco mais emocionante. Você pagava um preco muito alto quando você cometia um erro. Mas como todos sabemos, que não podemos trazer de volta o então chamado “bons e velhos tempos”, eu tento aproveitar o melhor do presente. E no momento o presente está bom para mim! (risos)
Q: Você pode recapitular a corrida de Melbourne um
pouco? Você largou da sétima posicão, e enquanto todo mundo estava focado no
que Sebastian Vettel e Fernando Alonso estavam fazendo você passou furtivamente
por eles e venceu...
Kimi Räikkönen: Analisando a corrida, aquele domingo não comecou tão bem. De fato eu estava muito decepcionado com a classificacão. Eu definitivamente pensei que poderia ter feito melhor. Mas considerando onde larguei ano passado, eu disse para mim mesmo: não reclame e faca melhor na corrida. Senti que tinha um carro bom, o que acabou se confirmando.
Kimi Räikkönen: Analisando a corrida, aquele domingo não comecou tão bem. De fato eu estava muito decepcionado com a classificacão. Eu definitivamente pensei que poderia ter feito melhor. Mas considerando onde larguei ano passado, eu disse para mim mesmo: não reclame e faca melhor na corrida. Senti que tinha um carro bom, o que acabou se confirmando.
Q: Você ousou correr com uma estratégia com duas
paradas. Seu ex chefe de equipe Stefano Domenicali disse que ele ainda acredita
que 3 paradas foi a coisa certa a se fazer. Você venceu – então consequetemente
sua escolha foi melhor...
Kimi Räikkönen: Sem dados reais dos testes de inverno é quase impossível afirmar qual estratégia é a certa – provavelmente a sua intuicão é o melhor poste de sinalizacão. Seguimos nossa estratégia, tomamos alguns riscos e valeu a pena. Pude economizar os pneus e pude ir rapida quando foi necessário – realmente pude pilotar facilmente, quase cruzando a bandeira quadriculada. Foi uma de minhas vitórias mais fáceis – se você alguma vez já considerou vencer uma tarefa fácil.
Kimi Räikkönen: Sem dados reais dos testes de inverno é quase impossível afirmar qual estratégia é a certa – provavelmente a sua intuicão é o melhor poste de sinalizacão. Seguimos nossa estratégia, tomamos alguns riscos e valeu a pena. Pude economizar os pneus e pude ir rapida quando foi necessário – realmente pude pilotar facilmente, quase cruzando a bandeira quadriculada. Foi uma de minhas vitórias mais fáceis – se você alguma vez já considerou vencer uma tarefa fácil.
Q: E sobre aqui na Malásia, então? Com você em
alta, os outros pilotos têm alguma chance? Especialmente depois dessa tarde?
Kimi Räikkönen: Olhe para esse luhar: isso é quente, úmido e a pista é completamente diferente. Sobretudo pode chover em qualquer momento da corrida, então como eu deveria saber o que vai acontecer no domingo a tarde? A única coisa que posso dizer nesse momento é que o carro é bom, nisso a equipe está fazendo um trabalho fantástico e quero continuar liderando o campeonato de pilotos. Veremos onde esses fatores vão nos levar na corrida.
Kimi Räikkönen: Olhe para esse luhar: isso é quente, úmido e a pista é completamente diferente. Sobretudo pode chover em qualquer momento da corrida, então como eu deveria saber o que vai acontecer no domingo a tarde? A única coisa que posso dizer nesse momento é que o carro é bom, nisso a equipe está fazendo um trabalho fantástico e quero continuar liderando o campeonato de pilotos. Veremos onde esses fatores vão nos levar na corrida.
Q: Então vamos recapitular: hoje foi muito bem
para você, apesar de todas as incertezas que você acabou de mencionar, então as
indicacões são que você vai ser capaz de defender sua posicão no domingo...
Kimi Räikkönen: Será a primeira vez que vamos correr no calor, então temos que acertar o carro com muito cuidado para fazer os pneus funcionarem a nosso favor em uma longa e exigente corrida. No momento eu diria que é uma questão de testar e encontrar os erros para todos nós, quanto mais você testa mais chances você tem de eliminar qualquer erro. Pareceu bom para nós essa tarde, mas estamos apenas na sexta-feira então isso não significa muito.
Kimi Räikkönen: Será a primeira vez que vamos correr no calor, então temos que acertar o carro com muito cuidado para fazer os pneus funcionarem a nosso favor em uma longa e exigente corrida. No momento eu diria que é uma questão de testar e encontrar os erros para todos nós, quanto mais você testa mais chances você tem de eliminar qualquer erro. Pareceu bom para nós essa tarde, mas estamos apenas na sexta-feira então isso não significa muito.
Q: É do conhecimento de todos que você e Sebastian
Vettel têm algum tipo de amizade. Quando perguntado como ele ver essa amizade,
sua resposta foi que ele respeita sua honestidade e sua simplicidade. Como isso
pode mudar, agora que vocês estão disputando roda-a-roda por vitórias pela
primeira vez?
Kimi Räikkönen: Seb é um cara honesto para mim – e, sim, nos damos muito bem. O que acontece na pista e a vida fora do cockpit são duas coisas completamente diferentes. Ambos somos profissionais e somos capazes de separar uma coisa da outra. Sempre me pergunto o que as pessoas estão esperando de nós? Será que elas pensam que vamos sair correndo com uma faca no paddock procurando vinganca depois de um incidente de corrida, ou o que?
Kimi Räikkönen: Seb é um cara honesto para mim – e, sim, nos damos muito bem. O que acontece na pista e a vida fora do cockpit são duas coisas completamente diferentes. Ambos somos profissionais e somos capazes de separar uma coisa da outra. Sempre me pergunto o que as pessoas estão esperando de nós? Será que elas pensam que vamos sair correndo com uma faca no paddock procurando vinganca depois de um incidente de corrida, ou o que?
Q: Você tem
contrato até o fim do ano. Agora que as coisas estão realmente funcionando bem
para você, você está considerando ficar?
Kimi Räikkönen: Vamos esperar e ver. Fizemos apenas uma corrida até agora, então é muito cedo para fazer qualquer decisão para 2014.
Kimi Räikkönen: Vamos esperar e ver. Fizemos apenas uma corrida até agora, então é muito cedo para fazer qualquer decisão para 2014.
Q: Qual seu palpite para domingo?
Kimi Räikkönen: Será uma corrida difícil e todos os “suspeitos de costume” já venceram aqui no passado, então sabemos o que temos que fazer! (risos)
Kimi Räikkönen: Será uma corrida difícil e todos os “suspeitos de costume” já venceram aqui no passado, então sabemos o que temos que fazer! (risos)
Fonte:
Formula1 .com / Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl
Nenhum comentário:
Postar um comentário