3.22.2013

GP DA MALÁSIA 2013 - Q&A Com Kimi Räikkönen

Um corrida vencida na primeira rodada da temporada na Austrália e lider dos treinos livres da sexta-feira na Malásia - as coisas estão parecendo muito boas para Kimi Räikkönen e Lotus. Mas como de costume, Räikkönen está minimizando sua vantagem em Sepang, muito consciente de que muito pode mudar entre agora e a bandeira quadriculada no domingo...
Q: Kimi, esse clima não faz você lembrar de uma sauna finlandesa?
Kimi Räikkönen: De fato é uma história completamente diferente. Sim, é úmido e assim provavelmente não é o lugar mais fácil para se estar, mas a pista é legal. E as condicões são as mesmas para todo mundo - então para que se preocupar?
Q:  Niki Lauda disse em Melbourne que você é tipo de piloto dele, pois você lembra-o dos tempos quando os pilotos eram verdadeiros pilotos – como no tempo de James Hunt e ele mesmo. Essa foi sua era – os anos 70s? Uma época com menos mídia e mais corridas intensas?
Kimi Räikkönen: Sim, sou fã dos velhos tempos. Correr era mais perigoso, então era um pouco mais emocionante. Você pagava um preco muito alto quando você cometia um erro. Mas como todos sabemos, que não podemos trazer de volta o então chamado “bons e velhos tempos”, eu tento aproveitar o melhor do presente. E no momento o presente está bom para mim! (risos)
Q: Você pode recapitular a corrida de Melbourne um pouco? Você largou da sétima posicão, e enquanto todo mundo estava focado no que Sebastian Vettel e Fernando Alonso estavam fazendo você passou furtivamente por eles e venceu...
Kimi Räikkönen: Analisando a corrida, aquele domingo não comecou tão bem. De fato eu estava muito decepcionado com a classificacão. Eu definitivamente pensei que poderia ter feito melhor. Mas considerando onde larguei ano passado, eu disse para mim mesmo: não reclame e faca melhor na corrida. Senti que tinha um carro bom, o que acabou se confirmando.
Q: Você ousou correr com uma estratégia com duas paradas. Seu ex chefe de equipe Stefano Domenicali disse que ele ainda acredita que 3 paradas foi a coisa certa a se fazer. Você venceu – então consequetemente sua escolha foi melhor...
Kimi Räikkönen: Sem dados reais dos testes de inverno é quase impossível afirmar qual estratégia é a certa – provavelmente a sua intuicão é o melhor poste de sinalizacão. Seguimos nossa estratégia, tomamos alguns riscos e valeu a pena. Pude economizar os pneus e pude ir rapida quando foi necessário – realmente pude pilotar facilmente,  quase cruzando a bandeira quadriculada. Foi uma de minhas vitórias mais fáceis – se você alguma vez já considerou vencer uma tarefa fácil.
Q: E sobre aqui na Malásia, então? Com você em alta, os outros pilotos têm alguma chance? Especialmente depois dessa tarde?
Kimi Räikkönen: Olhe para esse luhar: isso é quente, úmido e a pista é completamente diferente. Sobretudo pode chover em qualquer momento da corrida, então como eu deveria saber o que vai acontecer no domingo a tarde? A única coisa que posso dizer nesse momento é que o carro é bom, nisso a equipe está fazendo um trabalho fantástico e quero continuar liderando o campeonato de pilotos. Veremos onde esses fatores vão nos levar na corrida.
Q: Então vamos recapitular: hoje foi muito bem para você, apesar de todas as incertezas que você acabou de mencionar, então as indicacões são que você vai ser capaz de defender sua posicão no domingo...
Kimi Räikkönen: Será a primeira vez que vamos correr no calor, então temos que acertar o carro com muito cuidado para fazer os pneus funcionarem a nosso favor em uma longa e exigente corrida. No momento eu diria que é uma questão de testar e encontrar os erros para todos nós, quanto mais você testa mais chances você tem de eliminar qualquer erro. Pareceu bom para nós essa tarde, mas estamos apenas na sexta-feira então isso não significa muito.
Q: É do conhecimento de todos que você e Sebastian Vettel têm algum tipo de amizade. Quando perguntado como ele ver essa amizade, sua resposta foi que ele respeita sua honestidade e sua simplicidade. Como isso pode mudar, agora que vocês estão disputando roda-a-roda por vitórias pela primeira vez?
Kimi Räikkönen: Seb é um cara honesto para mim – e, sim, nos damos muito bem. O que acontece na pista e a vida fora do cockpit são duas coisas completamente diferentes. Ambos somos profissionais e somos capazes de separar uma coisa da outra. Sempre me pergunto o que as pessoas estão esperando de nós? Será que elas pensam que vamos sair correndo com uma faca no paddock procurando vinganca depois de um incidente de corrida, ou o que?
Q: Você tem contrato até o fim do ano. Agora que as coisas estão realmente funcionando bem para você, você está considerando ficar?
Kimi Räikkönen: Vamos esperar e ver. Fizemos apenas uma corrida até agora, então é muito cedo para fazer qualquer decisão para 2014.
Q:  Qual seu palpite para domingo?
Kimi Räikkönen: Será uma corrida difícil e  todos os “suspeitos de costume” já venceram aqui no passado, então sabemos o que temos que fazer! (risos)
Fonte: Formula1 .com / Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

Nenhum comentário:

Postar um comentário