9.23.2013

GP de Cingapura: Tradução da Entrevista no Pódio e da Press Conference

Entrevista no pódio

Q: Kimi, você estava com dores nas costas durante a classificacão.  Isso afetou sua performance durante a corrida?
Kimi Räikkönen:  Felizmente não muito, agora não estou 100%, mas isso não importa: tenho duas semanas para descansar e me recuperar. Acho que fizemos o melhor que poderíamos e terminamos em terceiro, assim não acho que poderíamos ter conquistado muito mais do que isso hoje.
Q: Você teve que ser paciente durante a corrida. Você realmente acreditou que você poderia estar lá no final e conseguir as posicões sem erros de seus adversários?
Kimi Räikkönen: Sim, acho que tínhamos uma velocidade muito boa e pude ultrapassar alguns carros e então no fim da corrida eu estava seguindo Jenson e poderia ver que seus pneus estavam acabando, assim eu apenas o pressionei um pouco mais e finalmente consegui ultrapassá-lo porque obviamente alguns pilotos colocaram pneus novos e eles estavam nos acompanhando rapidamente. Eu consegui ultrapassá-lo (Button) e abrir um pouco e felizmente ninguém conseguiu me acompanhar no fim da corrida. Então, não foi tão ruim.
Q:  Você disse muito calmo “consegui ultrapassá-lo” mas a ultrapassagem foi por fora na Curva 14. Uma ultrapassagem complicada.
Kimi Räikkönen: Sim, talvez parece mais complicada. Obviamente você tem mais aderência quando freia na linha e você sabe mais ou menos onde tem que frear. Muito mais fácil do lado de dentro. Sendo assim, não foi uma ultrapassagem fácil, mas conseguimos ultrapassá-lo e isso é o mais importante.
Press Conference
Q: Kimi, quando você colocou aqueles pneus, você sabia que estava indo tentar ir até  o final da corrida com eles – e o que em sua mente  fez pensar que era possível naquele momento?
Kimi Räikkönen:  Tínhamos um plano e sabíamos naquele momento que se tivéssimos safety car, tentaríamos ir até o fim, então sabíamos o que iria acontecer e felizmente algumas equipes não puderam fazer a parada durante o safety car. Eu fiquei um pouco preso atrás de Jenson grande parte da corrida, mas então resolvi pressioná-lo um pouco e em seguida percebi que ele estava comecando a ficar sem pneus e pude chegar cada vez mais perto dele. No fim decidi tentar a ultrapassagem e consegui ultrapassá-lo –alguns pilotos pararam e colocaram pneus novos estavam nos acompanhando rapidamente, mas felizmente uma vez que consegui ultrapassar o Jenson, pude acelerar um pouco mais e abrir o bastante para manter a terceira posicão. Depois do fim de semana onde tivemos alguns problemas, não somente comigo mesmo, mas também com o acerto do carro e todas essas coisas e  analizando onde estávamos ontem, terminar em terceiro, não acho que poderíamos pedir por muito mais.
Q: Você pode descrever seus problemas nas costas, desde quando você vem sofrendo com isso e como você se sente nesse momento?
Kimi Räikkönen: Eu não senti muito durante a corrida, mas obviamente não estou 100% e ontem estava muito mal. Quase não pude pilotar, então entre isso e terminar em terceiro, acho que temos que estar felizes – e espero que possamos resolver esses problemas para a próxima corrida. Não é a primeira vez. Há muito tempo tenho problemas com minhas costas. Eu sei que tenho algum trabalho para fazer no fim do ano, e então veremos o que podemos fazer.
Perguntas da Platéia
Q: (Heikki Kulta – Turun Sanomat) Kimi, essa foi o fim de semana mais doloroso que você já teve?
Kimi Räikkönen: Sim, senti dores ontem, mas com certeza já houveram finais de semanas mais dolorosos, quando algo dá errado, nem sempre se trata de dor física, há outras coisas também... quando você não termina uma corrida por exemplo, de alguma forma é ainda mais doloroso. Outras coisas acontecem como esse fim de semana e você tem que aprender a lidar com isso.
Q: (Frederic Ferret – L’Equipe) Hoje vimos uma Red Bull e uma Lotus com excelentes performances, porém seus respectivos companheiros de equipes não terminaram a corrida. Vocês têm alguma explicacão, por que os problemas muitas vezes acontece com o segundo , não com piloto número 1?
Kimi Räikkönen: Não faco a menor ideia o que aconteceu com o Romain.
Sebastian Vettel: O sistema de ar. E Mark?
Q: Caixa de câmbio, isso foi o que ele me disse.
Kimi Räikkönen: Isso às vezes acontece. Eu já tive problemas também. Isso pode acontecer com qualquer um e cabe a nós e a equipe tentar certificar que não teremos nenhum problema, mas apesar  deles fazerem tudo 100%, você ainda pode ter problemas, das pecas mais baratas até as mais caras podem falhar. Isso é uma daquelas coisas que simplesmente acontece, mesmo quando fazemos o nosso melhor para certificar que não haja falhas.
Q: (Heikki Kulta – Turun Sanomat) Kimi, você acha que estará 100% recuperado para o corrida da Coréia e qual será seu objetivo lá?
Kimi Räikkönen:  Com certeza, vamos ter que esperar para ver. Acho que estarei bem e vamos tentar fazer o nosso melhor lá.
Fonte: FIA / Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

Nenhum comentário:

Postar um comentário