9.09.2013

Q&A com Kimi Räikkönen - GP da Itália 2013 - Parte II

Q: Dinheiro será um fator chave para as equipes superar com sucesso as grandes mudancas técnicas que serão implantadas apartir de 2014. Existe um medo na questão de subfinanciamento que faz você analizar com cautela a situacão?
KR: Com certeza, se você tem mais dinheiro você tem mais chances de fazer as coisas e contratar pessoas mais capacitadas. Uma situacão financeira confortável sempre ajuda. Na verdade é um fator chave na Fórmula 1. Mas os recursos por si só não serão suficientes em 2014 com todas essas mudancas. Todo mundo comeca do zero, mas é mais fácil pra quem tem mais dinheiro, como as equipes grandes.
Q: Stefano Dominicali da Ferrari disse recentemente que provavelmente iremos nos surpreender com a ordem em 2014; que o que vemos hoje pode ser irrelevante no próximo ano e que muitas pessoas vão estar apostando no cavalo errado. Você estará entre eles?

KR: Ninguém sabe o que o vai acontecer no próximo ano. No primeiro teste, quando todo mundo estiver pilotando seus carros – então saberemos mais. Só então teremos algum tipo de evidência. Mas novamente eu acho que os maiores times terão maiores chances de acertar.
Q: Diz o ditado que “não se ensina truque novo a cachorro velho”. Você será o piloto mais velho do grid em 2014...
KR: Correr ainda será a mesma coisa. E constantemente testamos novas coisas, então isso realmente não será um problema.
Q: O que Monza significa para você?
KR: É um lugar agradável com uma enorme carga de história. Mas você precisa de um carro bom aqui, por causa  do baixo nível de downforce e as zebras. Além disso, é a corrida mais perto de minha casa o que a torna ainda mais agradável.
Q: Duas corridas atrás você era um forte candidato ao titulo. Agora você está um pouco mais longe. Você estará no FIA Prize-Giving este ano?
KR: Saberei depois da última corrida se eu precisarei de um terno preto.
Q: Mas você deve saber pelo ritmo de desenvolvimento da Lotus como será o restante de sua temporada...
KR: O que posso dizer é que depois dessa corrida os circuitos se adequarão melhor ao nosso carro e a esperanca estará no horizonte mais uma vez. Mas nesse momento é fato que se você for mal em uma corrida você cai significamente na tabela de pontuacão, então esperemos para ver. Nosso objetivo é vencer – isso é tudo.
Q: Existe um frio estratégista dentro de Kimi Raikkonen? Onde a vitória nem sempre é tudo, mas um resultado estratégico pode fazer o seu dia?
KR: Com certeza eu quero vencer – mas eu também aceito o que vinher! Então há um frio estrategista. (risos)
Q: Onde você espera marcar bons pontos novamente – eles podem de repente trazê-lo de volta à lista de candidatos ao titulo?
KR: Quando voltarmos às pistas com normais nivéis de downforce. Então deveremos estar fortes novamente.
Fonte: Formula 1 / Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

Nenhum comentário:

Postar um comentário