11.01.2013

Gerard Lopez: Kimi é muitas vezes incompreendido!

Gerard Lopez, presidente da Lotus F1 Team, define os pontos sobre as questões relativas à equipe para as últimas três corridas da temporada 2013.

b6e96912930eb94bfd306c27f38df5e7 Q: Qual é o objetivo para a equipe nas próximas três corridas?

O objetivo é bem claro, queremos conseguir essa segunda posição no Campeonato de Construtores. Enquanto for matematicamente possível esse é o único objetivo que devemos ter como uma equipe. Isso faz uma grande diferença para nós em muitos quesitos. Temos sem dúvida o segundo melhor carro lá fora, então não tem nenhuma razão pela qual não podemos entrar em uma boa luta e tentar conseguir a segunda colocação.

Q: Como é a relação com o Kimi?

Bom. Eu falo com o Kimi mais do que com outras pessoas, provavelmente, porque raramente falamos sobre F1. Claro que, recentemente, uma grande quantidade foi feita sobre as observações entre Alan Permane e Kimi durante o momento de tensão numa corrida, mas esta foi apenas uma troca e por apenas poucos segundos, no percurso de uma relação de dois anos. Certamente não foram os poucos segundos mais benéficos, mas você tem que voltar atrás e aceitar que todo mundo é apaixonado por corridas e às vezes essas coisas acontecem.

Q: Com que tipo de coisa o Kimi gosta de trabalhar?

Da minha perspectiva, Kimi é muitas vezes incompreendido. Na realidade ele é um cara bem amigável e muito falador. Uma das coisas infelizes sobre estar no centro das atenções é que as pessoas estão sempre tentando fazer parecer que há enormes lutas acontecendo. Por exemplo, discutimos o fato de o Kimi ter assinando pela Ferrari entre nós dois e foi uma discussão muito franca. Repleta de fatos, emocional ao mesmo tempo e apesar de ser engraçado dizer isso, ele é um homem muito ser humano. A coisa toda de The Iceman realmente prevalece na pista onde ele é bem sangue-frio e um bom piloto. Na realidade, ele é um cara do tipo - ele é um cara muito falante e nesses dois anos ganhei um amigo na F1 - onde é um lugar difícil de fazer [amizade].

Q: Será que o anúncio de que o Kimi estava indo para a Ferrari mudou esse relacionamento?

Durante muito tempo tivemos a oportunidade de o manter nas nossas mãos, mas não fomos capazes de trabalhar com o prazo - ou fazer a oferta certa - o que a Ferrari foi capaz de fazer. Para mim isso trouxe tristeza porque é como o filho pródigo nos deixando. Quando ele assinou havia uma série de críticas e tanta descrença. Tinha algumas pessoas falando que ele ainda dava pra isso e que ele tinha sido um dos melhores pilotos de F1 lá fora, mas ao mesmo tempo havia muitas pessoas que diziam que ele não poderia fazer isso, que ele estava acima do peso, isso e aquilo e aquilo mais. Mas nós acreditamos nele e ele esta em um grande momento. A única razão pela qual estamos lutando pela segunda [colocação] no Campeonato do Mundial é por causa de todos os pontos que Kimi marcou. Nós estamos fazendo tudo o que podemos para garantir que o Kimi e a equipe possam continuar lutando até a bandeirada quadriculada no Brasil.

kldshkhfs Q: O que o Kimi trouxe para a equipe nos últimos dois anos?

Ele tem sido tantas coisas para a equipe, algumas as quais têm sido bastante óbvias para as pessoas e outros que são menos óbvias. A primeira coisa que Kimi fez foi apagar todas as desculpas da equipe. Sabíamos que tínhamos um dos melhores pilotos de todos os tempos na F1 e como resultado não tinha como escaparmos de ter carros bons o suficiente. Com o Kimi sabíamos que tínhamos um marco. Isso fez as pessoas acreditarem que tudo o que colocamos no carro ou colocamos em desenvolvimento iria ser maximizado na pista de corrida. Isso é bem motivador para quem trabalha na equipe e na fábrica, o fato de que você sabe que está colocando todo esse esforço em algo que pode se transformar em desempenho na pista.

A segunda coisa que ele fez foi se encaixar muito bem com quem somos como uma cultura. Nós estamos no auge do automobilismo e estamos muito fortes, a equipe é esforçada, mas ninguém na equipe considera a F1 como sendo um clube elitista no qual você não pode se divertir, e nós temos uma atitude muito descontraída sobre uma série de coisas; com certeza não no desempenho, e claro não em desenvolvimento. Não é tão especifico como de outras equipes - e ele se encaixa bem nisso. Para nós, essencialmente, ele foi à peça de encaixe perfeita e acho que para ele foi um ajuste perfeito. Ainda acho que é uma das melhores parcerias na F1.

A terceira coisa que ele fez foi ajudar o Romain a se desenvolver como um piloto de um jeito que talvez não tivesse sido possível de ser. O Romain estava mais próximo a um piloto junior ou um piloto menos capaz, provavelmente ainda não sabemos o quão bom o Romain é. Entregando os tipos de resultado que o Romain esta em um ponto e o que ele está fazendo agora é realmente muito, porque ele está dirigindo ao lado, provavelmente, de um dos melhores pilotos de F1 de sempre. Kimi tem sido uma grande ajuda no desenvolvimento de Romain.

Q: Será que a equipe e você vão sentir falta do Kimi?

O fato é que ele vai fazer falta e eu realmente acho que esta é uma daquelas parcerias na F1, que é - e será lembrada como sendo - muito, muito especial. É difícil pensar no fato de que ele não vai estar no nosso carro preto e dourado no próximo ano. Acho que ele se sente da mesma maneira. Não têm aquela coisa de algo como arrependimentos, mas não há aquelas coisa como a tristeza, mesmo que às vezes disfarçada... Ele vai fazer falta, e pelo que eu discuti com ele, ele vai sentir faltar desta equipe [também]. Isso não muda nada da relação e não tira nada do fato de que eu certamente ganhei um amigo e que essa [amizade] vai continuar a existir.

Q: O que você acha que o futuro trará para Kimi?

Acho que o Kimi vai fazer um bom trabalho na Ferrari. Nós já havíamos visto do que ele é capaz e por isso sabemos qual a força formidável que ele pode ser.

Q: Olhando para o quadro como um todo com a equipe, como é gratificante estar aqui perto do final de uma temporada muito disputada com um dos carros mais velozes e empurrando para alcançar à segunda [colocação] em ambos os campeonatos?

É bem gratificador quando você tem uma equipe onde todos reconhecem ser menor do que umas quatro ou cinco equipes superiores e que não tem só [a nossa] frente aquelas com orçamentos comparáveis, mas também [estamos] à frente da maioria das equipes maiores também. Parece que há um sentimento de orgulho a cada final de semana onde realmente não podemos ser subestimados. Certamente como no caso de David e Golias em que se repete praticamente a cada temporada. Tivemos alguns desafios, como tomar uma rota técnica ambiciosa com os escapes virados para frente em 2011 e tivemos desafios como à mudança dos tipos de pneus, mas cada vez a equipe tem sido capaz de levantar e reagir e socar ainda mais e mais forte. A única coisa que precisamos é ter muito orgulho e nunca parar de lutar.

O fato é que marcamos mais pontos nas últimas quatro ou cinco corridas do que qualquer outra pessoa na Red Bull, e isso é muito bonito vendo onde estivemos durante todo o ano - um par de exceções à parte - com o fim da temporada agora rapidamente se aproximando. Para qualquer um que olhar para Enstone agora e dizer: “esses caras não sabem como desenvolver um carro”- eu não acho que ninguém deve se atrever a dizer isso. Acho que estamos muito orgulhosos com a nossa maneira de continuar e responder aos desafios que enfrentamos.

Q: Romain elevou seu jogo e pareceu estar fazendo muito bem...

Nós afirmamos por muito que o Romain tem o que é preciso para se tornar um dos maiores pilotos de F1 e estamos realmente vendo isso agora. Ele tem velocidade natural, mas ele também é hábil da maneira como tão poucos pilotos são.

Ficamos com o Romain porque sabíamos desse talento dele, estávamos convencidos disso. Agora todo mundo sabe como ele é bom pelo fato de que o Romain está trabalhando no nível que ele chegou agora, e é claro que isso faz muito feliz, mas não é mais do que a confirmação para nós. Por que não teríamos mantido o Romain se não é o que temos dito o tempo todo? Ele foi presenteado com uma velocidade que poucos pilotos têm na F1. Nós estávamos falando sobre o Kimi antes, e com o carro que temos e os pilotos que temos não há dúvida de que nós provavelmente nesse momento temos a melhor dupla de pilotos na F1.

Fonte: Lotus F1 Team | Tradução: The Iceman Br -@Lelanog

Nenhum comentário:

Postar um comentário