10.21.2007

CAMPEÃO MUNDIAL DE F1 2007!


Raikkonen: “A primeira volta no GP do Brasil decidiu o título”

Fonte e Créditos: F-1 na Web - Diego Menegon

O finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, acredita que a primeira volta do GP do Brasil, última etapa da temporada de 2007, foi momento mais decisivo, para que ele conseguisse conquistar seu primeiro título mundial na carreira.

“Estou tão feliz que chega a doer. Era um sonho que se tornou realidade. Eu queria isso desde que eu era criança. Eu já havia passado perto por duas vezes. Foi uma corrida extraordinária, pois já comecei fazendo uma ótima largada. Então, depois da prova, pensei: este foi o fator decisivo”, disse o finlandês.Ainda comemorando o feito, Raikkonen agradeceu novamente o companheiro de equipe, Felipe Massa, e prestou homenagem à Ferrai. “Felipe (Massa) foi perfeito e sou muito grato a ele. Também, é fantástico fazer parte da melhor equipe de todos os tempos. Todos aqui são magníficos. Agora, espero desfrutar das férias”, disse.

Kimi: "Nosso título fez justiça ao campeonato"

Fonte e Créditos: War Up– Interlagos – Macus Lelli

Após dois vice-campeonatos, em 2003 e 2005, finalmente Kimi Raikkonen chegou ao topo da F-1, conquistando o título desta temporada ao vencer o GP do Brasil, neste domingo (21). Após a prova, na tradicional entrevista coletiva dos três primeiros colocados, o "Homem de Gelo" ainda demonstrava uma fisionomia séria, mas estava relaxado com o sucesso desta tarde e deu alguns sorrisos.

A conquista ainda foi mais especial devido a todos os problemas que a Ferrari passou, após a descoberta de que suas informações sigilosas eram repassadas para a rival McLaren. O finlandês foi perguntado se o seu título fez justiça ao campeonato. "Sim, depois de todas as coisas ruins que aconteceram, o resultado mostrou que nós vencemos na pista", respondeu o piloto, que também deu uma cutucada em sua antiga escuderia, ao dizer que "esta temporada foi mais agradável de se trabalhar do que na anterior".

Kimi reiterou o que vinha dizendo desde o GP do Japão, quando estava muito longe do então líder Lewis Hamilton, sempre acreditando de que poderia alcançar tal glória. "Apesar de não estar em um boa posição no campeonato em alguns momentos, a equipe e eu sempre acreditamos que poderíamos nos recuperar. Pensávamos nisso até mesmo nas horas mais difíceis que vivemos nessa temporada", disse. "Ninguém pensava em mim para conquistar esse título, mas sabia que tinha uma chance, até porque tenho u

ma grande escuderia por trás do meu trabalho", falou.

Para ser campeão da

F-1 pela primeira vez na carreira,

Raikkonen contou com a ajuda de Felipe Massa, que liderou a maior parte da prova em Interlagos, ditando o ritmo. Com o mau desempenho de Fernando Alonso e Lewis Hamilton, a equipe de Maranello fez um trabalho de boxes para que o finlandês ultrapasasse o brasileiro e garantisse o campeonato. "O Massa sempre me ajudou durante o ano. Aqui no Brasil, ele me ajudou bastante", afirmou. Mostrando que Felipe era peça vital na briga pelo título, Kimi fez questão de ter cuidado para não se envolver em qualquer incidente com seu companheiro na largada. "O começo foi ótimo. Larguei preocupado em ultrapassar o Hamilton e não queria competir com o Felipe. Assim que passei a curva, olhei para o retrovisor, não enxerguei o Lewis e me mantive na frente".

Raikkonen vence no Brasil e leva o título

Fonte e Créditos: GLOBOESPORTE.COM (São Paulo)
fotos: yahoo, globo esporte, gettyimages


Kimi Raikkonen venceu o GP do Brasil e conquistou o título do Mundial de Pilotos de Fórmula 1, neste domingo, em Interlagos. O finlandês da Ferrari ultrapassou Felipe Massa durante a segunda parada nos boxes e ainda contou com problemas de Lewis Hamilton, que terminou em sétimo, para chegar ao título.

Massa chegou em segundo, à frente de Fernando Alonso, que também lutava pelo título. O inglês Lewis Hamilton, que chegou ao Brasil com quatro pontos de vantagem sobre Alonso e sete sobre Raikkonen, errou uma freada logo na primeira volta e teve problemas no câmbio pouco depois, e só conseguiu um sétimo posto.

Com isso, Raikkonen terminou o Mundial com 110 pontos, um a mais que Alonso e Hamilton, que somou apenas dois neste domingo e terminou com o vice-campeonato - leva vantagem sobre o espanhol no número de vitórias (4 contra 3). Massa acabou o ano em quarto, com 94.

A corrida
Não faltou emoção ao GP do Brasil. Logo na largada, Lewis Hamilton foi ultrapassado por Kimi Raikkonen. Fernando Alonso aproveitou que o inglês ficou encaixotado atrás do finlandês e deixou o companheiro de equipe para trás no S do Senna. No fim da reta oposta, Hamilton voltou a vacilar. Ele errou a freada e saiu da pista, perdendo mais quatro postos e voltando na oitava posição.

Na segunda volta, o inglês ultrapassou Jarno Trulli logo na primeira curva. Na sétima volta, foi a vez de Nick Heidfeld errar no fim da reta de chegada e permitir que Hamilton conquistasse outra posição, saltando para o sexto posto. Mas o dia não parecia ser mesmo do calouro. Na oitava volta, um problema de câmbio deixou Hamilton muito lento na pista. Ele não parou nos boxes, mas caiu para a 18ª posição.

Desesperado, Hamilton tentou tudo para chegar ao título. Ele ganhou sete posições em oito voltas, ultrapassando Rubens Barrichello na 11ª, Adrian Sutil na 13ª, Ralf Schumacher e Mark Webber (abandono) na 15ª, Anthony Davidson e Takuma Sato na 16ª, e Kazuki Nakajima na 18ª.

Enquanto isso, seguia Massa na liderança, seguido por Raikkonen e Alonso. Os pilotos da Ferrari reabastecerem e trocaram pneus na 20ª e 21ª volta, e mantiveram as posições. Alonso foi aos boxes uma volta depois e Hamilton fez sua parada em seguida. O inglês apostou em fazer três paradas e colocou pouco combustível e pneus macios. Ele voltou em 14º.

Na 29ª volta, Hamilton travou os pneus a forçou uma ultrapassagem sobre Barrichello, que ainda não havia parado, no fim da reta de chegada. Graças à experiência do brasileiro, que evitou um choque, a manobra arriscada compensou e o inglês ganhou a 12ª posição. Nakajima e Schumacher, à sua frente, ainda não haviam parado.

Na 34ª volta, Alonso foi ultrapassado por Kubica, que vinha mais rápido, com menos combustível. Hamilton, que ocupava a nona posição, preciava de um sétimo lugar para chegar ao título, já que Raikkonen era o segundo colocado. O inglês, no entanto, partiu para sua segunda parada na 37ª volta. Ele manteve a posição, mas retornou bem longe do escocês David Coulthard, o oitavo colocado. O líder, Felipe Massa, colocou uma volta sobre o inglês.

Na 50ª volta, Massa fez sua segunda parada, mas voltou atrás da RBR de David Coulthard, uma volta atrás. Raikkonen, com pista livre, aproveitou para fazer ótimos tempos e abrir boa vantagem. Três voltas depois, o finlandês foi aos boxes e voltou à pista na frente do brasileiro. Nesse momento, Alonso era o quarto (atrás de Kubica, que ainda faria outra parada) e Hamilton, o oitavo. A combinação daria o título a Raikkonen.

Nessas condições, Hamilton precisava buscar o quinto posto para chegar ao título, mas teve de fazer a terceira parada nos boxes, e voltou e em nono, novamente atrás de Coulthard. Ele só conseguiu ganhar dois postos
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário