6.13.2009

Montezemolo:"Ou será do nosso jeito, ou saímos"

Falando à imprensa durante uma longa visita às 24 Horas de Le Mans neste sábado, o dirigente reiterou a posição da Fota e voltou a falar na criação de uma categoria independente.
"Em um par de anos, o problema com a F-1 estará resolvido; é o que eu espero, como responsável da FIA", disse."Ou será como nós queremos ou, como acontece em outros esportes, organizaremos o nosso próprio campeonato"."Porque quando você tem motores, caixas de câmbio, marcas, tecnologia, organização e capacidade de investimento, isso não é difícil. Portanto o problema será resolvido, e eu espero que seja em breve", comentou.
Montezemolo novamente garantiu que a Ferrari, em particular, não estará presente na categoria na próxima temporada caso o regulamento não seja alterado e os direitos da equipe não sejam respeitados:
"necessário não criar problemas ou destruir a F-1, mas sim solucionar o impasse".
Não podemos repetir todos os dias que não entraremos no próximo campeonato da F-1 com essas regras e com nossos direitos violados. Mas hoje eu não quero falar muito sobre a F-1 porque aqui [em Le Mans] a atmosfera é muito boa".Em seguida, o italiano arrefeceu os ânimos e salientou a importância da categoria para a equipe:"Espero que possamos eliminar nossos problemas. Eu trabalho como chefe da Ferrari desde 1973. Desde então, nós somos os únicos fabricantes que a categoria tem desde esta época, sem interrupções, e a F-1 para a Ferrari é parte de nossa vida, do nosso sangue, do nosso DNA"."Queremos não apenas manter mas também melhorar o DNA da F-1, com tecnologia, inovação e competição. Queremos que se torne importante reduzir os custos, porque todos precisam disso, e eu acho que a Fota fez uma forte demonstração de como reduzir em 50% os custos para 2010 através do motor e do câmbio", prosseguiu."Continuamos nessa direção. Estamos juntos e queremos encontrar uma solução, e tenho certeza que ao lado da FIA seremos responsáveis por alcançar um entendimento."
O presidente da Ferrari também citou algumas das exigências que a Fota tem feito diante da falta de acordo com Max Mosley:
"Todos nós vemos o que está acontecendo com a F-1. Só não entendo a razão. De qualquer forma, acho que nossas condições são construtivas e muito claras: melhor governança, regras estáveis _as pessoas não entendem todas as mudanças de regras de seis em seis meses, um dia o Kers, no outro dia motores padronizados_ e olhando para o futuro, ter um equilíbrio entre o custo e a arrecadação".
Por fim, Montezemolo garantiu que a intenção da Ferrari é prosseguir na F-1, mas deixou claro que uma saída da categoria não será o 'fim do mundo':
"Nossa intenção é continuar participando da F-1 se as condições mudarem. Se não, como digo aos nossos 'tiffosi' ao redor do mundo que entram em contato conosco pela Internet, o DNA da Ferrari é competir. Se pararmos com a F-1, faremos outra coisa, e Le Mans, com certeza, será uma de nossas primeira prioridades", encerrou.
fonte: Tazio

Nenhum comentário:

Postar um comentário