FIA divulgou nesta quarta-feira o novo regulamento esportivo da F-1 para 2010. E a maior alteração vista diz respeito ao sistema dos treinos de classificação.
A sessão classificatória continuará sendo dividida em três partes e a duração de cada uma das partes será a mesma: 20 minutos para o Q1, 15 minutos para o Q2 e 10 minutos para o Q3.
No entanto, em função do aumento da quantidade de carros no grid _de 20 para 26_, o número de eliminados nas duas primeiras partes da sessão passa a ser de oito, o invés dos cinco excluídos em cada uma destas fases em 2009.
Sendo assim, a popular "Superpole" continua com os mesmos dez pilotos disputando a pole position, com 16 carros sendo eliminados entre o Q1 e o Q2.
O Q3, por sinal, trará uma novidade que deve agradar os fãs da categoria: os pilotos farão suas voltas mais rápidas com pouco combustível, ljá que o reabastecimento durante as corridas será proibido na próxima temporada. A alteração deve fazer com que os tempos mais rápidos do fim de semana sejam marcados durante a "Superpole", e não durante o Q2, como tem acontecido nas últimas temporadas.
O atual sistema de distribuição de pontos, em vigor desde 2003, não sofrerá alterações em 2010, apesar do desejo de Bernie Ecclestone de substituir os pontos por medalhas e de decidir o campeão pelo número de vitórias, e não pela pontuação total obtida por cada piloto.
O peso mínimo dos carros sobe para 620 kg para permitir que o peso do Kers seja melhor adaptado aos carros _a tecnologia continuará sendo usada no próximo ano, apesar dos esforços da Fota para impedir o seu uso.
As mantas térmicas para os pneus também continuarão sendo utilizadas, apesar do alto custo que estas proporcionam às equipes.
Fonte: Tazio
Nenhum comentário:
Postar um comentário