10.01.2009

GP do Japão - Q & A Com Kimi Raikkonen

Mesmo sabendo há algum tempo que 2009 será sua última temporada com a Ferrari, Kimi Raikkonen foi inesperadamente emocional quando se fala sobre o assunto no paddock de Suzuka nesta quinta-feira, dando uma das mais longas entrevistas de toda a sua carreira. No entanto, o finlandês, que será substituído por Fernando Alonso no próximo ano, manteve-se bastante reservado sobre seus planos para o futuro, recusando-se a revelar se os rumores de um retorno à McLaren são precisos ...

Q: Kimi, você teve bons momentos na Ferrari, venceu um campeonato e agora está tudo acabado. Como você se sente sobre isso?
Kimi Raikkonen: Bem, vamos enfrentá-lo, no final eu consegui o que eu queria - eu ganhei um campeonato. Eu trabalhei com eles durante os últimos três anos e agora as coisas mudaram. Não é a primeira vez que isso aconteceu na Fórmula Um e certamente não será a última vez. Isso é tudo que eu quero dizer.

Q: Mas como é que a Ferrari o convenceu a terminar o relacionamento. Você tinha um contrato para 2010 com eles?
KR: Há muitas razões. Você deve perguntar-lhes. Mas, na Fórmula Um, mesmo se você tiver um contrato, há sempre uma grande quantidade de dinheiro envolvido, portanto podemos ter sempre diferentes opções na vida. Isso é obviamente o que aconteceu. Claro, não existe apenas uma razão para o que aconteceu, é por isso que todo mundo decidiu acabar nesta posição.

Q: Você tinha um contrato para o próximo ano e tem feito o seu melhor ao longo dos três últimos anos, ganhando um campeonato. Você sente que você foi tratado injustamente?
KR: Eu ainda estou feliz com o que eu fiz e acho que vou ter um bom futuro. Claro, se você assina um contrato, você termina mas obviamente não funcionou. Globalmente estou bem com isto.

Q: Há quanto tempo você sabe que não vai correr pela Ferrari em 2010?
KR: Por muito tempo.

Q: Você está bem com a solução que você encontrou?
KR: Yeah.

Q: Há um número de opções abertas a você para o futuro. Uma delas é voltar para a McLaren. Você poderia imaginar voltando? Será que você gosta de lá novamente?
KR: Não tenho nada de ruim a dizer sobre eles, nós sempre tivemos um bom relacionamento, e é claro que é uma possibilidade. Mas, honestamente eu não pensei muito sobre essas coisas, mas com o tempo vou fazer a minha decisão. Vou deixar que vocês saibam!

Q: Você está um pouco frustrado com a Ferrari nesta temporada?
KR: Eu não acho que ninguém esperava que a Ferrari tivesse este tipo de campanha, que acabou por ser tão difícil. Mas isto pode acontecer na Fórmula Um, às vezes, quando você não lhe oferecem um carro capaz de lutar pela ponta, mas este é apenas um ano e vamos esperar e ver o que acontece em seguida.

Q: Renault disse que vai fazer seu anúncio na próxima semana. Poderia ser uma opção e você já falou com eles?
KR: Não, não é com eles.

Q: Se você pudesse fazer tudo de novo, você faria algo diferente?
KR: Eu teria tomado decisões diferentes? Não. Eu estou feliz com o que eu fiz, mas tenho certeza se você olhar para trás, em retrospectiva, você provavelmente teria feito coisas diferentes. Mas isso é fácil dizer depois. Quanto os meus contratos, não, eu não teria mudado nada.

Q: O que você deu para a Ferrari e o que a Ferrari lhe ofereceu nos últimos três anos?
KR: Eu tenho conseguido com eles o que eu sempre quis alcançar. Tivemos bons momentos, é claro, mas também tivemos momentos difíceis. Mas isso é parte do negócio todo. Às vezes você tem bons momentos e às vezes você apenas tem que ranger os dentes e seguir em frente. No total eu tenho boas lembranças do meu tempo com a equipe. Eu ganhei um campeonato, a equipe ganhou dois. Isso é algo que ninguém pode tirar.

Q: Você parece ter tido altos e baixos. Você sempre dar 100 por cento ou há momentos em que você não tinha motivação?
KR: Não, nunca houve uma falta de motivação. Todas as histórias vieram de meios de comunicação - basicamente vocês. Eu nunca tive quaisquer problemas de motivação. Claro, se você tem bons resultados a vida tende a ser mais fácil, mas essas coisas acontecem.

Q: Muitas vezes, antes você disse que a Ferrari será sua última equipe. Você mudou seu pensamento ou você foi forçado a mudar de idéia?
KR: Como eu disse, tem havido muitas opções e o que aconteceu agora é apenas uma delas. Acho que no final eu estou feliz com o que aconteceu, senão eu não teria feito o negócio com eles. Até o momento ainda não decidi se quero continuar competindo, ou o que eu quero fazer. Antes eu tinha um contrato para 2010, agora não mais. Isso muda as coisas. Talvez eu correrei, talvez eu não.

Q: Quais são as chances de você competir nos rallys agora
KR: Não há chance, mas também há chance de competir na Fórmula 1. Com certeza, eu vou decidir antes do início da próxima temporada o que vou fazer.

Q: Você se perguntou por que Fernando na Ferrari e não eu, ou por que Felipe Massa e não eu? Você conseguiu uma resposta satisfatória?
KR: Eu sei mais ou menos as razões e não tem nada a ver com a minha corrida ou qualquer coisa que eu estou fazendo na equipe. É apenas mais um motivo puramente.

Q: Sua partida tem a ver com a chegada do Santander?
KR: O porque você terá que perguntar à equipe.

Q: Onde quer que o destino o leve, você espera brigar com Fernando por outro título mundial? KR: Se eu decidir ir para uma equipe no próximo ano, estou certo que não será com qualquer uma das equipes pequenas, como uma que nunca vai me dar a chance de lutar pelo campeonato. E se eu não sou capaz de lutar pelo campeonato, não haverá razão para eu estar na Fórmula 1.

Fonte Formula1.com/Traducao The Iceman Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário