10.27.2009

O futuro de Kimi Raikkonen

De acordo com Erkki Mustakari expert em F1, a transferência de Kimi Räikkönen para McLaren depende apenas de detalhes financeiros do contrato.
Erkki, o último GP está a nossa frente, mas todas as atenções concentram-se agora no futuro de Kimi Raikkonen. Quais são as suas últimas informações sobre a equipe de Kimi para próxima temporada?
- Minhas últimas informações sobre esta questão é que o retorno de Kimi para a McLaren depende apenas os detalhes financeiros do contrato, ou seja, dinheiro. Mensagens internas, da McLaren, mostram claramente que eles querem Kimi, e Lewis Hamilton também admitiu a um jornalista inglês que aceita que outro piloto de topo vá pilotar para a equipe na próxima temporada.

Quão grande é o problema financeiro para o retorno do Kimi a McLaren?
É natural que haja uma verdadeira queda-de-braço sobre isso, mas eu ficaria muito surpreso se a transferência iria entrar em colapso por causa de dinheiro. Há atualmente apenas três equipes, que podem pagar ao piloto um grande salário. Essas equipes são: Ferrari, McLaren e Red Bull. Ferrari não é o caso do Kimi e Red Bull também anunciou que Mark Webber e Sebastian Vettel continuarão na equipe na próxima temporada. Assim, se Kimi realmente pretende receber um bom salário, sua única opção é a McLaren.A McLaren também é um daqueles times que tem um carro para lutar pelo campeonato, então um problema na transferência por causa do dinheiro seria uma surpresa muito grande, especialmente por que Kimi já tem dinheiro suficiente para suas próprias necessidades e também para seus amigos. Na verdade, a única alternativa para a McLaren é que Kimi levanta a embreagem da F1 e vá para o rali.

Kimi tem sido criticada pelo fato de que ele não é um bom acertador carro. Será que este fator é determinante para sua transferencia para equipe McLaren?
Não. É verdade que Kimi não é necessariamente o melhor do mundo em comunicação e não é a pessoa mais social do mundo, mas sua capacidade de desenvolver o carro tem sido subestimada por nenhum motivo. Existe apenas um piloto na F-1 que está claramente à frente de Kimi nessa questão, e ele é Fernando Alonso. Kimi segue direito para a categoria já no próximo simplesmente pela sua longa experiência. Devemos lembrar que ele é um dos mais experientes pilotos de F1 e já trabalhou com grandes equipes, como McLaren e Ferrari, assim como em equipes pequenas como a Sauber. Além disso, a principal responsabilidade no desenvolvimento do carro estão nas mãos de engenheiros e mecânicos ', e não sobre os pilotos. Devemos também lembrar que Kimi tinha antes do GP Brasil - na segunda metade da temporada - Kimi reuniu mais pontos do que qualquer outro piloto. Isto reflete o fato de que a classe de desenvolvimento, da Ferrari, tem sido muito elevada durante a temporada - e não teria sido possível sem a participação de Kimi.

Se a transferência de Kimi para a McLaren por um motivo ou outro não se concretizar, quais seriam suas alternativas na F1?
Essa é uma boa pergunta. É certo que a Toyota ainda tem um lugar aberto e eu acho que transferencia de Kimi para a Toyota teria sido, em muitos aspectos um cenário fascinante. A Toyota subiu durante a temporada, tanto que a Toyota em breve começará a ganhar corridas individuais. Seria muito interessante ver que tipo de desenvolvimento fará Toyota na próxima temporada, se tivesse um piloto como Kimi em sua equipe. Acho que, nesta fase, as outras opções são, contudo, inútil para especular mais, porque eu não ficaria surpreso se a informação oficial sobre o destino do Kimi será lançado já em Abu Dhabi.
Fonte: KR Forum Oficial/Tradução e adaptação The Iceman br

Nenhum comentário:

Postar um comentário