12.12.2009

Estrela da F1 Raikkonen vai virar piloto de Rally

Turun Sanomat 4,12 2009 23:18:05

Kimi Räikkönen está se preparando para comemorar o dia da Independência da Finlândia como um homem muito independente. No mundo do automobilismo Räikkönen está completamente em seu próprio capítulo.

É único que uma ‘velha’ estrela da F1 de 31 anos tenha decidido mudar dos Grand Prix das luminosas luzes verdes por obscuros caminhos do Rally e, portanto, ainda vai fazer um sonho em sua carreira se dirigir para a realidade.

O time campeão da Citroen Racing anunciou que terá Raikkonen dirigindo em 12 corridas no WRC. Quando Kimi não conseguiu ganhar o carro que ele estava procurando no campo da F1, ele foi para um dos WRC - series. É uma coisa diferente do tipo de ritmo que ele recebe, sendo que ele vai lá com os pés frios.

Kimi fez o contrato com o seu patrociniador de longa data, a Red Bull, e ele tomou a decisão de ir ao Rally de forma totalmente independente e simples, embora ele também tenha tido uma proposta da Mercedes sobre a mesa.

- A Mercedes teria desejado ter Kimi, mas naquele momento ele já tinha decidido que ele ia para o Rally. Quando Kimi decidiu, Steve Robertson disse ao TS.

Os ‘experts’ e os fãs têm alertado e advertido Räikkönen não mudar para o desconhecido, mas se espera que o forasteiro nunca tenha sua decisão influenciada antes de qualquer um. Sabendo que o homem, Kimi acredita que ele pode conseguir bons resultados no Rally muito rápido.

Quando ele começou a sua carreira na F1, em 2001 Räikkönen teve uma superlicença preliminar e suspensa às quatro primeiras corridas. A maioria dos especialistas achava Räikkönen inexperiente e como um risco à segurança dos outros pilotos, mas Kimi os calou no início e iniciou na corrida de abertura da Austrália com o seu saldo na 6ª posição.

Agora Räikkönen começa a testar o seu carro Citroen C4 em janeiro. O atual treino é de 28-30 de janeiro no Rally do Ártico da Laponia em Rovaniemi e sua prova de fogo real será 11-14 de fevereiro na Suécia na corrida de abertura do WRC.

Qual é a sensação para o WDC’07 se tornar um piloto de Rally?

- É uma sensação agradável - e interessante, Raikkonen responde e deixa claro que a sensação é realmente alta após a decisão que percorreu a nação inteira.

- Eu sempre quis em algum ponto da minha carreira competir no Rally - especialmente em um nível de WC e com um carro de WRC. Graças às ligações que eu tinha com a Red Bull uma oportunidade se abriu para eu dirigir no WRC – series com o melhor carro, o Citroen C4. Este é um desafio completamente novo para mim, mas ainda mais interessante.

- No momento eu tenho um contrato de 1 ano. Vamos pensar em algum momento na próxima temporada o que vamos fazer depois disso. Estou esperando ansiosamente que eu possa testar o carro e começar com ele na primeira corrida, Raikkonen disse.

A Red Bull e a Citroen estão juntas desde 2008 no Rally da Argentina. Durante esse tempo eles têm arrebatado 15 vitórias.

No próximo ano, Kimi vai dirigir na equipe júnior com Sebastien Ogiers. Sebastien Loeb e Daniel Sordo continuará na equipe da fábrica. Estes quatro pilotos vão receber os carros quase idênticos da Citroen.

Räikkönen competiu no último inverno e no verão quatro ralis com o Fiat Punto que ele possui. Ele ainda terá a seu lado o seu co-piloto Kaj Lindström que vai com a sua própria experiência, trazer a autoridade necessária para o trabalho e que pode esfriar os vapores de uma forma adequada.

Créditos: Turun Sanomat -Heikki Kulta / Fonte: Nicole / Tradução: do Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário