2.11.2010

Entrevista para Auto Sport

Abaixo esta à tradução da entrevista com Kimi Raikkonen para a revista inglesa Auto Sport. E na edição dessa semana a revista traz também uma espécie de Diário do Kimi sobre o Arctic Rally 2010. Agradecimentos ao KRS.

Q: Quando você decidiu que queria ir para o WRC?

Kimi Raikkonen: No ano passado. Eu sempre tive uma paixão pela WRC e eu quis experimentar e ver como isso é. Depois do que aconteceu no final do ano nós encontramos uma solução para poder competir com uma equipe de ponta que é a Red Bull que ajudou com o patrocínio. No final, foi uma escolha que não é tão difícil [vir para o WRC].

Q: Você ainda não sente falta de nada da F1?

KR: Até agora nada. Estou animado para esse desafio de agora. Todas as coisas são novas. Eu estive na F1 por muito tempo e agora não sinto falta de nada. No futuro, quem sabe?

Q. Qual é o rally, dos que vêem pela frente, você esta mais esperando?

KR: Realmente qualquer rally. Tirando Jyväskylä [o Rally da Finlândia], onde eu conheço um pouquinho, todos são novos. Eu não conheço os lugares ou os estágios ou nada. É sempre emocionante poder ir para um lugar novo e ver como ele é. Na Fórmula 1, algumas vezes tem um lugar novo, mas geralmente os testes e a corrida são tudo a mesma coisa. Agora tudo é novo, por isso é excitante.
Q. Qual o seu maior desafio este ano?

KR: Apenas apreender tudo. Há tantas coisas para aprender e conseguir ter experiência em todas as condições diferentes. Fazer as notas e as ouvir corretamente também é difícil. Eu preciso apreender tudo.

Q: Qual é a parte mais difícil, aprender as notas?

KR: Você pode as fazer, mas tentar fazê-las exatamente como você quer - e as dirigir a toda velocidade não é tão fácil. Você até pode fazer as notas, mas se não são exatamente como devem ser, então você não pode dirigir o mais rápido possível.
Q. Olivier Quesnel já disse que se você for bem este ano, poderá ser companheiro de equipe do Sebastien Loeb no próximo ano. Como você se sente sobre isso?

KR: Existem um monte de histórias, sempre. Quero aprender as coisas e ser tão bom o quanto nós pudermos ser e depois ver o que acontece.

Q. Em longo prazo, você quer ser Campeão Mundial de Rally?

KR: Isso seria maravilhoso, mas nós só fizemos um Rally com o carro e vamos começar na próxima semana, na Suécia. Vamos esperar e ver o que acontece.

Q: Sobre pódios. Em quantos, mais para frente, durante o ano?

KR: Eu realmente não sei o que esperar, porque isso é uma coisa nova. Eu sei que é difícil e quero chegar nos pontos das primeiras posições. No final do ano, quando vamos estar com mais experiência, poderemos estar indo mais rápido. Vamos esperar e ver.

Q. E quanto ao asfalto?
KR: No geral, este deve ser um pouco mais fácil. Ok, esse é um carro diferente, mas a sensação é a mesma e é muito mais fácil de se encontrar. Comparando as superfícies, a neve é a mais difícil de ser rápido e acertar tudo. Eu fiz apenas um Rally em cascalho no ano passado e isso me surpreendeu muito e é mais semelhante ao asfalto do que a neve. Deveria ser mais fácil, mas eu não levei o carro para o asfalto, então eu ainda não sei.
Q. Existe uma suposição natural de que você vai se focar mais nos Rallies de asfalto e de cascalho. Isso esta certo?

KR: Sim. Eu sei mais sobre dirigir no asfalto do que em qualquer outra superfície. Isso definitivamente ajuda a encontrar a linha certa e encontrar o ponto de frenagem. Desta maneira deveria ser mais fácil, mas até fazermos o primeiro treino ou prova, é impossível dizer.

Q: O que você acha do retorno de Michael Schumacher à Fórmula 1?

KR: Para mim, isso não importa. Eu vi alguma coisa no jornal, provavelmente ele começou a sentir falta dela e agora ele tem uma boa opção. Bom para ele.
Q. Você acompanhou os treinos ontem?

KR: Não. Eu vejo apenas no jornal, como todos os dias, se não tem no jornal, não vejo. Eu não sigo pela internet. Eu tenho um novo desafio e agora eu estou mais interessado nisso. Mesmo quando eu corria na Fórmula 1, se eu não fizesse o treino eu não ia conferir os tempos.

Q: Como você encontrou os outros pilotos de WRC?

KR: Eu conheço alguns deles, encontrei alguns a alguns dias atrás. Eles são muito agradáveis. É mais aberto aqui do que a Fórmula 1. As equipes são mais amigas mais do as de F1. Isso é legal e as pessoas têm sido muito gentis. É uma sensação mais quente aqui, as pessoas estão mais juntas. Na Fórmula 1 você corre um contra o outro, aqui você corre contra o relógio - é um pouco diferente, mas as pessoas são simpáticas.

Q: Agora você virou completamente as costas para a F1 ?

KR: Eu já tinha feito isto, então veremos o que acontece no futuro.

Q: Qual é seu acordo com a Red?

KR: Um ano

Q: O que você achou do seu desempenho no Rali do Ártico? Foi o que você queria?

KR: Claro que sofremos um acidente no primeiro dia e ficamos presos no banco na neve por um longo tempo. Mas eu realmente não sinto que tenho um bom sentimento com o carro como eu quero. Eu freio três vezes em um lugar onde você deveria frear apenas uma vez. Existem ainda muitas áreas onde podemos melhorar.

Nós não estávamos tão longe dos tempos do Dani [Sordo] . Eu preciso de mais experiência, mais corridas e mais tempo com a pessoa correndo do carro. Eu estava muito feliz no final.

Puramente o rally era para eu me acostumar ao carro e tentar algumas coisas diferentes. Foi bastante difícil com as condições de neve fresca e coisas assim. Foi uma boa prática e que definitivamente me ajudou para o próximo.

Q. Qual é o objetivo para o Rali da Suécia?

KR: Estamos esperando por um bom e limpo rally, sem erros e, em seguida veremos onde estamos. Eu não tenho nenhuma idéia de onde iremos. Eu quero tentar fazer o melhor que posso e ter um bom rali.

Q. Mais algum teste na neve agora?

KR: Não. Apenas o shakedown antes do evento.
Q. Sobre o teste no cascalho? Quando você dirige o carro à solta?
KR: Algum tempo depois da Suécia. Eu não sei a data, mas será antes do México.

Q: É possível para você fazer menores rallies este ano?
KR: Eu não sei, vamos ter que ver.

Q: Mas você vai ter um monte de testes em cascalho - tempo suficiente para o carro?
KR: Eu vou fazer algo em torno de 10 a 15 dias. Eu não tenho idéia de quantos os outros estão fazendo, mas isso é bastante razoável.

Q. O rali mais difícil do que a Fórmula 1?

KR: Todo esporte é difícil quando você começa, mas há tantas coisas mais que você não pode mudar realmente, a situação muda: é o que é, mas na Fórmula 1 você vai para o mesmo circuito e volta por volta e você sabe que é o mesmo. Mas, nos ralis, você pode ir de uma fase para outra e pode mudar completamente. Há muitas coisas que podem mudar nos ralis e você não pode afetar aquelas áreas.

Q. O rali mais divertido do F1?

KR: É mais relaxado definitivamente. Mais diversão, depende do que você gosta: Eu gosto dele porque cada curva é diferente no rally. Há um monte de coisas que podem desafiá-lo e, no final, se conduz contra si mesmo. Ok, você pode ir mais para os lados quando estiver pilotando, mas não é provavelmente a maneira mais rápida - vai para frente é mais rápido. É apenas um esporte diferente.

Q. Qual é a sentimento para WRC entre os outros pilotos na Fórmula 1?

KR: Eu realmente não sei porque eu não sei quantos pilotos de F1 conhece o esporte bem. [Robert] Kubica foi definitivamente tem se divertido e [Heikki] Kovalainen conhece o rali. Mas eu não acho que os outros pilotos realmente têm muito conhecimento do que é o Rally, em comparação com a Fórmula 1, por isso é um muito complicado dizer.

Créditos: Auto Sport / Tradução: do Team (LN & Arli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário