4.24.2010

Mais um passo dado

Texto de: Marko Makkinen / Vauhdin Maailma – Abril /2010

Oitavo colocado no campeonato e quatro pontos. Nenhum outro esportista finlandês havia sido capaz de marcar pontos tanto em um campeonato de F1 como no WRC. Kimi Raikkonen foi – e ainda tem mais vindo por aí.

Apesar das irreais expectativas que a mídia criou Kimi Raikkonen conseguiu passar por todos os três rallies do WRC quase perfeitamente. Agora ele tem no bolso os seus primeiros pontos do campeonato, embora ele mesmo esperasse os marcar no Outono.

Ele cometeu erros, o que não surpreendeu a ninguém, nem mesmo Kimi. Rally é um esporte brutal no qual você não vai voltar para a estrada depois de um erro na direção. Levando em conta que na F1 você pode cometer um erro no traçado na pista e isso pode levar você para as barreiras de proteção ou no máximo para área de escape, e novamente no Rally um erro similar desses ao julgar uma idéia errada se cria uma seqüência de giros em uma roleta de seis voltas que pode acabar com toda a corrida, como o Kimi experimentou no México.

Longos dias de trabalho vieram como uma surpresa.

É claro que Raikkonen era capaz de se preparar antecipadamente para quase tudo, mas teve algo que surpreendeu até ele: quando se trata de tempo, o WRC é como um Exercito para os oficiais e a F1 é como o serviço Civil alternativo. No rally se come e dorme quando se tem tempo, o despertador disparar às 05:00 hs e depois você se senta no carro de corrida durante cinco dias até o sol se por (incluindo o reconhecimento). É como um daqueles longos dias de corrida onde você resgata as dores nas costas daqueles velhos tempos na F1 onde você não tratar de qualquer jeito no Rally.

A mudança diária na rotina também prejudica a concentração da estrela de F1. Kimi costumava tirar uns cochilos no paddock da F1, mas no rally não se pode fazer o mesmo. Quando uma rotina de 10 anos se altera do nada, isso não deve ajudar muito, mas afeta a energia.

Kimi não desiste com facilidade

Com o desempenho e o desenvolvimento de Raikkonen isso não é uma questão de velocidade ou falta de talento, isso é sobre reforçar essas qualidades por completo e realizar isso da maneira mais eficiente possível.

No entanto, Kimi não lamentou nenhuma vez a sua decisão de mudar para o Rally. Você percebe que o Rally é tudo o que ele quer fazer no momento. Se fosse da natureza de Raikkonen desistir ou se a satisfação na primeira boa sensação fossem o suficiente, então ele certamente teria uma boa saída no helicóptero no Rally da Suécia, quando ele dirigiu e acabou em um banco de neve, mas ao invés disso ele começou a escavar com uma pequena pá de plástico para retirar o seu carro do banco de neve e continuou a sua corrida, depois de trabalhar nisso por cerca de meia hora. Na outra parte disso ele definiu as metas em resultados, mas Raikkonen sabiamente disse: “se você não consegue completar o Rally, então, é inútil marcar qualquer outro objetivo para si mesmo.”
Na Jordânia, Raikkonen abaixou o seu ritmo para um nível seguro para que ele pudesse terminar o Rally. Foi um desempenho de um homem humilde que dirigiu pelo resultado final e isso trouxe bons pontos para começar a levantar o seu próprio ritmo nos próximos rallies e assim se aproximar dos pilotos da ponta.

Kimi dirige com os acertos de Loeb

Kimi Raikkonen tomou a sua primeira grande decisão em sua carreira no WRC durante a primeira parada de serviços do Rally da Suécia quando ele resolveu mudar os acertos do seu carro para o de Sebastien Loeb. Com essa decisão, Kimi quis se concentrar mais na direção e nas notas e colocar os acertos do carro de lado.

A suspensão de Loeb e os acertos da “transmissão de potência”, naturalmente não combinam com o estilo de direção de Raikkonen, mas humildemente ele decidiu aprender um novo estilo de direção. Por um tempo.

O aprendizado continua. A única exceção feita por Raikkonen foi no primeiro estágio do Rally da Suécia onde a sua posição de largada era o décimo lugar. Eles esperavam que a estrada ficasse limpa das pedras e da areia antes da entrada de Kimi, por isso a suspensão do Citroen mudou e ficou notavelmente mais difícil do que as que os outros pilotos tinham. Esta decisão acabou sendo completamente errada: a superfície da estrada estava escorregadia, e ainda mais por estes serem os primeiros carros a entrar nela e por isso não foi de se admirar que o Kimi depois das etapas dissesse que foi o rally mais complicado e desafiador da sua careira no automobilismo.

Após do teste Raikkonen voltou para as estimativas de suspensão do Loeb e vai confiar nelas também no futuro.

Fonte e super Thanks: Nicole / Tradução: do Team

2 comentários:

  1. Olá, tudo bom? Acompanho o blog de vocês há algum tempo e gostaria de dar os parabéns pelo excelente trabalho de divulgação de informações sobre o Kimi. De longe, melhor site em língua portuguesa do assunto!!! Bem, já que aqui tem mtas fãs do Iceman e até de outros finlandeses (sim, eles são os mais gatos! ;D), gostaria de compartilhar com vocês que vou fazer aulas de finlandês por um preço módico na USP e que há vagas disponíveis caso alguém se interesse. Sei que não é fácil conseguir isso no Brasil e que a divulgação desse tipo de coisa, quando tem, muitas vezes é insuficiente. Se alguém tiver interesse tem informações aqui http://aprendendosuomi.blogspot.com
    Mais uma vez parabéns pelo blog

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  2. Nossa! Eu agradeço muito por tudo :D

    E realmente, se eu conseguir esse 'tempo' vago, irei me inscrever, muito bom.

    Obrigada! Da LN.

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