7.26.2010

Red Bull Rally da Finlândia Preview - Kimi Raikkonen

Kimi ‘encara’ as montanhas-russas na Finlândia

Pergunta: O que te em comum o finlandês Kimi Raikkonen e o americano Mike Powell? Resposta: ambos são especialistas em grandes saltos.

Powell nasceu na Pensilvânia, o quebrado Bob Beamon – quando estava com 23 anos - marcou o recorde do maior salto conquistado no "Campeonato Mundial de Atletismo de Tókio” em 1991. Esse recorde permanece ainda hoje.

É inacreditável, mas não são tão altos quanto os carros do World Rally podem saltar nas famosas cristas que mais parecem uma montanha-russa do Rally da Finlândia, que lançam os carros no ar como nos trampolins. O recorde não oficial é mantido pelo piloto finlandês Harri Rovanpera que conseguiu fazer o carro voar uns 75 metros há alguns anos atrás. Supera esta [marca], Mike.

Mas isso é tão espetacular como parece, Kimi Raikkonen vai tentar passar o menor tempo possível no ar no Rally da Finlândia. E não por que ele tem medo de voar (o que não seria muito bom já que ele tem que competir em 12 rallies espalhados por todo o mundo neste ano com a Red Bull). Mas porque tem certas coisas que não dá para fazer quando se esta no ar em um carro de rally. Notavelmente, frear e dirigir.

Quando você apenas gasta parte do tempo com suas rodas tocando o chão, é essencial fazer o máximo desses momentos. Com sorte, o Kimi tem alguma experiência com o Rally da Finlândia anteriormente, e ele não precisou que a Red Bull desse-lhe asas para isso.

"Eu realmente estou focado no futuro", disse Kimi. "É tão empolgante dirigir nessas estradas, e isso certamente é uma experiência muito diferente do que experimentei na F1. Mas apesar de tudo isso soa estranho, na Finlândia provavelmente é o mais próximo do asfalto do que os outros rallies de cascalho. Algumas estradas realmente são velozes e lentas; algumas outras são sinuosas e mais instáveis. É disso o que eu gosto de verdade nos rallies: tudo varia, mesmo durante apenas um rally. Não existe nenhuma maneira de decorar a rota como você poderia fazer com as corridas em circuitos, então ao invés disso é melhor se concentrar nas notas de ritmo. Um carro de rally não é veloz como um carro de F1, mas quando você esta indo o mais rápido possível entre arvores - acredite - você se sente muito rápido. O Rally da Finlândia é algo que eu cresci vendo desde que era pequeno, então isso é bem especial: eu estar aqui competindo agora".

Essa é a segunda vez que o Kimi participa no evento, enquanto o seu co-piloto vai fazer a sua 11ª participação no Rally da Finlândia. Kaj nasceu em Mikkeli, que não é tão longe assim da base do Rally em Jyvaskyla, então ele tem uma boa idéia do que esperar do Rally mais rápido do WRC. E ainda quase sempre tem os saltos surpresas.

"Hoje eu nem me lembrava mais por quantas vezes eu participei do Rally da Finlândia: eu realmente tive que parar e pensar nisso", comentou Kaj. "Eu me lembro claramente que a primeira vez que eu fiz isso com o Kimi no ano passado. Nós estávamos com um carro Super2000, mas logo ficamos entre os três primeiros da classe, e ficou claro quanta velocidade e o talento natural que ele tinha para os rallies. Obviamente, a nossa tarefa é um pouquinho mais complicada este ano, mas não tem nenhuma pressão de verdade nisso: nós tivemos um teste bem útil e apenas estamos indo lá, fazer o nosso melhor, e tentar realmente fazer uma boa apresentação".

Mike Powell, que agora ensina técnica de salto em distancia para atletas jovens, disse uma vez que: "Eu acredito que a abordagem é 90% do salto. Isso marca o ritmo, e marca a decolagem, o que é realmente a maior parte do trabalho. Uma vez que você deixa o chão esta distancia que você pode ir esta sempre predeterminada pela quantidade de velocidade que você tem na decolagem".

Kimi e amigos, por favor, anotem.

Fonte: Red Bull – Rally Buzz / Tradução: do Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário