7.07.2010

A vontande em aprender de Kimi agrada Benoit Nogier

Citroen Junior Team vai continuar no WRC no próximo ano, além disso não seria uma grande admiracão a permanência de Kimi Räikkönen com o grupo.

O chefe da equipe elogiou a transferência de Raikkonen pra o rally como uma atitude honrosa.

- Kimi está consciente do seu nível e compreende perfeitamente que ele tem que melhorar. Ele tem que aprender a conhecer tudo e isto só consegue através da experiência. Tudo que falta em Kimi é experiência. Ele pode ser muito rápido, mas como ele não tem experiência, ele assume riscos facilmente, mesmo sem perceber uma vez que não acha que eles seriam riscos. Só a experiência ajuda, conselhos de ninguém poderiam ajudá-lo.

Que tipo de piloto de rally é Räikkönen no momento?

- No início Kimi deixava o carro deslizar sobre o cascalho. Os pilotos de ponta contornam as curvas mais diretamente e poupam tempo. Talvez Kimi estivesse pilotando, em um velho estilo finlandês, mas esse estilo não vale a pena agora. Você perde muita aderência e tempo quando o carro está rolando assim.

Kimi está 1 segundo atrás dos pilotos da ponta.

- Todos os pilotos de ponta são extremamente rápidos. Não devemos esquecer disto. Kimi tem melhorando muito sua performace durante a temporada. Como eu disse, primeiro e mais importante é a experiência.

- Em Portugal, ele estava em 1,5-1,7 seg / km (mais lento) , na Turquia, onde se sentiu melhor, a diferença foi de menos de 1 seg / km, esclarece Nogier"
Räikkönen já pode configurar um carro de rally?

- Sim, ele pode, mas você nunca sabe se está indo na direção certa, diz Nogier.

Que característica o chefe de equipe mais aprecia em seu piloto finlandês?

– Temperamento e frontalidade.

Na véspera do Rally da Bulgária Nogier garante que está interessado em ver o que Raikkonen sera capaz de fazer em seu primeiro rali WRC, no asfalto.

- Estou ansioso para ver o ritmo de Kimi, especialmente depois de ver o quão bem ele pilotou no Rally della Lanterna na Itália.

Kaj Lindström estava agradecido com a corrida, que deu muita autoconfiança para Räikkönen, que segundo ele, sentiu na Itália pela primeira vez que ele é um verdadeiro piloto de rally.

- Eu espero pelos rallies no asfalto desde o início da temporada. Eu tenho um sentimento bom do carro desde os primeiros testes. O sentiment ficou ainda melhor com o Rally della Lanterna. Eu realmente gostei do rally, mesmo perdendo a vitória na última especial. Toda a equipe tem me ajudado muito e o trabalho duro no início da temporada começou a fazer efeito,acredita Raikkonen.

– Meu objetivo é terminar o rally e comecar finalmente a entender completamente meu carro.

Que tipo de resultados o chefe da equipe espera de Raikkonen até fim desta temporada?

– É muito difficil dizer. Apartir do Rally da Finlandia todos os lugares serão novos para Kimi. Por exemplo os rallies do Japão e Grã Bretanha são muito complicados para um piloto que não competiu lá antes.

Nogier sente um certo orgulho por ter um campeão mundial de F1 em sua equipe.

- É uma grande honra para nós, quando um piloto, que pilotou para Ferrari e McLaren na F1 fazer uma escolha como está. Nenhum outro piloto da categoria antes de Kimi, veio tão seriamente para o rally.

Créditos: Turun Sanomat - Heikki Kulta / Traducão Finn-en: Wolfie / Port. do Team

Nenhum comentário:

Postar um comentário