Dois anos e 29 dias atrás Kimi Raikkonen pilotou sua última corrida em Abu Dhabi pela Ferrari. Dois anos e três meses atrás Raikkonen conquistava a sua última vitória na F1 na Bélgica.
Na terça-feira tornou-se certo que Raikkonen vai voltar para a F1 quando a Lotus-Renault anunciou um contrato de 2 anos com o finlandes de 32 anos campeão mundial de F1 em 2007.
O Turun Sanomat conseguiu com exclusividade uma entrevista com Raikkonen logo após o anuncio do contrato.
Como você sente-se voltando para F1 após competir no Rally?
- É legal. Eu não tenho mais que capotar na lama, sorriu um muito relaxado e radiante Raikkonen.
- É legal pilotar rally também, mas você não pode superar o fato que eu também sinto saudades das corridas em circuitos. Quando mais tempo eu estava longe da F1, mais eu queria voltar para lá.
Por que Lotus- Renault?
- Nós conversamos por um longo tempo com a Williams e quando nada aconteceu lá, voltamos nossas atenções para Renault e depois isto tudo aconteceu rapidamente em 3 semanas. Agora eu tenho um contrato e estou feliz que posso pilotar carros de F1 novamente.
Quando o desejo de regressar a F1 surgiu?
- Quando eu pilotei aquelas corridas na NASCAR em maio, eu percebi o quão legal foi correr nas pistas novamente. Foi lá quando a faísca veio e quanto mais eu pensava nisso, mais eu queria voltar.
Corridas em circuitos fascinam mais
Você ficou cansado da pilotagem no rally?
- Absolutamente não. Eu ainda gosto de pilotar rallies. Mas é uma coisa diferente quando você corre contra outros pilotos na pista. É, afinal, o que fiz durante quase toda minha vida.
Qual foi seu melhor rally?
- Acho que foi este ano em Jyväskylä. Não conseguimos a velocidade no primeiro dia, mas depois que a encontramos fomos bem. Tinhamos um bom ritmo até batermos na cerca.
- Isto é a coisa que mais me incomoda no rally, o quanto você perde com o mais pequeno dos erros. Se você bate um pouquinho, o service park está muito longe, e este erro refletirá em seus tempos em muitas especiais.
Na terça-feira tornou-se certo que Raikkonen vai voltar para a F1 quando a Lotus-Renault anunciou um contrato de 2 anos com o finlandes de 32 anos campeão mundial de F1 em 2007.
O Turun Sanomat conseguiu com exclusividade uma entrevista com Raikkonen logo após o anuncio do contrato.
Temporada de Raikkonen na Lotus Renault começa com Festa de Natal na Sexta!
Como você sente-se voltando para F1 após competir no Rally?- É legal. Eu não tenho mais que capotar na lama, sorriu um muito relaxado e radiante Raikkonen.
- É legal pilotar rally também, mas você não pode superar o fato que eu também sinto saudades das corridas em circuitos. Quando mais tempo eu estava longe da F1, mais eu queria voltar para lá.
Por que Lotus- Renault?
- Nós conversamos por um longo tempo com a Williams e quando nada aconteceu lá, voltamos nossas atenções para Renault e depois isto tudo aconteceu rapidamente em 3 semanas. Agora eu tenho um contrato e estou feliz que posso pilotar carros de F1 novamente.
Quando o desejo de regressar a F1 surgiu?
- Quando eu pilotei aquelas corridas na NASCAR em maio, eu percebi o quão legal foi correr nas pistas novamente. Foi lá quando a faísca veio e quanto mais eu pensava nisso, mais eu queria voltar.
Corridas em circuitos fascinam mais
Você ficou cansado da pilotagem no rally?
- Absolutamente não. Eu ainda gosto de pilotar rallies. Mas é uma coisa diferente quando você corre contra outros pilotos na pista. É, afinal, o que fiz durante quase toda minha vida.
Qual foi seu melhor rally?
- Acho que foi este ano em Jyväskylä. Não conseguimos a velocidade no primeiro dia, mas depois que a encontramos fomos bem. Tinhamos um bom ritmo até batermos na cerca.
- Isto é a coisa que mais me incomoda no rally, o quanto você perde com o mais pequeno dos erros. Se você bate um pouquinho, o service park está muito longe, e este erro refletirá em seus tempos em muitas especiais.
Quanto tempo você acha que levaria para disputar troféus no WRC?
- Teria levado bastante tempo. Como agora e então teria levado o mesmo tempo para liderar também. Melhores resultados requerem isto – que eu tivesse que fazer testes tanto quanto os pilotos na equipe de fabrica tenham que testar.
Raikkonen não completou os últimos rallies.
- A decisão é tomada se baseando em um prognostico de que haveria chuva e eu não queria deslizar por lá. Então, o tempo estava bom, então depois te tudo isso é claro que eu deveria ter continuado.
- Por outro lado, não seria nada útil já que tinha me retirado. É um pouco estúpido quando você pode continuar no Rally apesar de ter se retirado. Você não pode continuar uma corrida na F1 mais se algo acontecer, Raikkonen disse.
A maior parte é aprender sobre os pneus.
Quão difícil é vir de um carro de Rally e voltar para um carro de F1?
- Eu não acho que isso vai ser um problema. Afinal, eu pilotei carros de F1 por um longo tempo e sem ter uma pausa de dois anos. A última vez que eu estive lá tinha o KERS e já tinha um monte de botões no volante. Eu acho que vou dominar os botões em breve.
- A maior diferença devem ser os pneus. Leva mais tempo para aprender como eles vão da melhor maneira. Mas isto é bem mais difícil quando eu fui da McLaren e os pneus Michelin dela para os pneus Bridgestone da Ferrari. Agora eu não tenho corrido por dois anos com pneus de F1, então, eu não tenho sentimentos novos sobre eles. Desse jeito deve ser mais fácil de me adaptar aos novos pneus.
Que tipos de informações você tem sobre os pneus Pirelli?
- Tenho conversado com meu antigo companheiro de equipe Pedro de La Rosa e pelo o que ele me disse eles [os pneus] parecem bem bons. Eu escutei que os pneus têm uma boa aderência desde o começo e no meu caso é importante que logo de cara funcione.
Quantas informações você tem sobre a equipe da Lotus Renault GP?
-Não muita. Eu conversei pela primeira vez com o Eric Boullier na Segunda-feira pelo telefone. Na Sexta-feira eu vou visitar a fabrica da Enstone e eu continuo para a festa de Natal da equipe.
Acostumando com os pneus da GP2.
Quando você começa os treinos?
-Eu posso dirigir com o carro deste ano enquanto ele estiver com os pneus da GP2. Acho que começo a me acostumar por estes. Não sei exatamente sobre a programação para próximo ano. O novo [carro] chega junto com ela, e então nós treinamos com isso, Raikkonen contou.
Créditos: Turun Sanomat – Heikki Kulta
Fonte: Nicole | Tradução en-pt: do Team
- Teria levado bastante tempo. Como agora e então teria levado o mesmo tempo para liderar também. Melhores resultados requerem isto – que eu tivesse que fazer testes tanto quanto os pilotos na equipe de fabrica tenham que testar.
Raikkonen não completou os últimos rallies.
- A decisão é tomada se baseando em um prognostico de que haveria chuva e eu não queria deslizar por lá. Então, o tempo estava bom, então depois te tudo isso é claro que eu deveria ter continuado.
- Por outro lado, não seria nada útil já que tinha me retirado. É um pouco estúpido quando você pode continuar no Rally apesar de ter se retirado. Você não pode continuar uma corrida na F1 mais se algo acontecer, Raikkonen disse.
A maior parte é aprender sobre os pneus.
Quão difícil é vir de um carro de Rally e voltar para um carro de F1?
- Eu não acho que isso vai ser um problema. Afinal, eu pilotei carros de F1 por um longo tempo e sem ter uma pausa de dois anos. A última vez que eu estive lá tinha o KERS e já tinha um monte de botões no volante. Eu acho que vou dominar os botões em breve.
- A maior diferença devem ser os pneus. Leva mais tempo para aprender como eles vão da melhor maneira. Mas isto é bem mais difícil quando eu fui da McLaren e os pneus Michelin dela para os pneus Bridgestone da Ferrari. Agora eu não tenho corrido por dois anos com pneus de F1, então, eu não tenho sentimentos novos sobre eles. Desse jeito deve ser mais fácil de me adaptar aos novos pneus.
Que tipos de informações você tem sobre os pneus Pirelli?
- Tenho conversado com meu antigo companheiro de equipe Pedro de La Rosa e pelo o que ele me disse eles [os pneus] parecem bem bons. Eu escutei que os pneus têm uma boa aderência desde o começo e no meu caso é importante que logo de cara funcione.
Quantas informações você tem sobre a equipe da Lotus Renault GP?
-Não muita. Eu conversei pela primeira vez com o Eric Boullier na Segunda-feira pelo telefone. Na Sexta-feira eu vou visitar a fabrica da Enstone e eu continuo para a festa de Natal da equipe.
Acostumando com os pneus da GP2.
Quando você começa os treinos?
-Eu posso dirigir com o carro deste ano enquanto ele estiver com os pneus da GP2. Acho que começo a me acostumar por estes. Não sei exatamente sobre a programação para próximo ano. O novo [carro] chega junto com ela, e então nós treinamos com isso, Raikkonen contou.
Créditos: Turun Sanomat – Heikki Kulta
Fonte: Nicole | Tradução en-pt: do Team
Raikkonen de volta as pistas de F1!
ResponderExcluirFinalmente o homem de gelo voltou!