Breves respostas, olhar de ferro. A imagem do “Homem de Gelo” esta irrevogavelmente penetrada em Kimi Raikkonen. A Motorsport Magazine deu uma olhada atrás da cortina de gelo com Jo Leberer.
A F1 com Kimi Raikkonen fica mais rica com mais este personagem. Seu controle sobre o carro deixa os fãs empolgados, a sua maneira egocêntrica com os jornalistas, patrocinadores e o desespero dos lideres de equipe. O líder da Ferrari, Stefano Domenicali, disse que ele vivia em seu próprio planeta, Raikkonen respondeu a isso de maneira habitual. “Eu gosto de viver em meu próprio planeta. É bom aqui”. A opinião dos outros finlandeses sendo fora do frio gélido, é o porquê de seu ex-líder na equipe McLaren, Ron Dennis, ter dado a ele o apelido de “Iceman”. Dentro e fora das pistas Raikkonen esta sempre acelerando – e não pensa nas consequências. Uma semana depois de ter assinado o seu contrato com a Lotus ele participou de uma corrida Snowmobile na Áustria. Outros pilotos teriam ido mais devagar para não arriscar nada – mas Raikkonen não é como qualquer outro piloto de corridas. Ele pisou fundo, mas acabou perdendo o controle e colidiu contra um banco de neve. A cosequencia disso foi uma lesão na sua mão e manchetes negativas. Mas o que o finlandês, que já caiu bêbado do seu iate ou apareceu como James Hunt fantasiado de gorila, sabe fazer muito bem. Alguém que sabe olhar por de trás da mascara de Iceman é o seu velho companheiro desde os tempos da Sauber, Jo Leberer. Ele disse a Motorsport-Magazine que sabe quem Kimi Raikkonen é de verdade e quais momentos vão ficar inesquecíveis.
...O Retorno de Räikkönen.
Na verdade eu não estou surpreso que a Volta do Kimi tenha ocorrido tão bem. Quando ele decide pilotar, então, é claro para mim que ele considerou isso de perto. Tinha muitas opiniões dos chamados especialistas sobre Kimi. Quando ele decidiu voltar muitos me chamaram, mas eu deixei os outros darem as suas opiniões. Eu o conheço do passado. Ele está tão motivado, tão forte de espírito e que ele pode pilotar todo mundo sabe. Então, porque ele não deveria pilotar de novo? Eu não tinha medo que ele fosse esquecer algo. A Lotus precisava de alguém que fosse rápido e esse é o Kimi.
...Problema de Motivação.
Kimi não tem problemas de motivação. Todo mundo sabe que ele vive sua vida como ele pensa que é certo. Você sabe o que esperar dele. Graças a Deus por ter tantos tipos na F1, não queremos pilotos tortos. E nem que todos os pilotos sejam iguais, trabalhem igual, que façam disso tão interessante. Para os críticos apenas podemos dizer – ele é um cara incrível.
...O Começo na Sauber.
Quando ele começou na Sauber, ninguém o conhecia. Treinamos pouco tempo juntos em Filzoos, lá eu realmente comecei a conhecer ele bem. Eu, só pela base dos meus próprios parâmetros posso dizer que a sua abordagem, seu controle, resistência, seu brilhante desempenho nas corridas, a sua atenção, sua força de vontade, disciplina, sua força no sentido de que não deve aceitar qualquer coisa - era visível já naquela época. Eu sabia que quando ele estava rápido também no carro, ele estava realmente realizado. Isto foi provado. Pouco depois que ele foi para a McLaren – o passo no qual você normalmente não dá. Mas Kimi deu.
...O Talento de Räikkönen.
Quando veio ate nós, fizemos uma lista de prioridade. Ele tinha feito apenas uma temporada, com 23 corridas e então entrou para a F1. O que foi um grande passo, então, você não pode fazer o programa normal de preparação. Na Sauber ele teve a sua chance. Em dezembro ele conseguiu a licença e em Janeiro/Fevereiro ele testou. Ao mesmo tempo nos o preparamos fisicamente para as mudanças que ocorreriam gradualmente. Nós tínhamos só uma maneira de preparar o pescoço dele e etc... Um piloto só pode estar na ponta quando ele está fisicamente pronto pra isso. Em Março foi à primeira corrida e o Kimi terminou em sexto lugar – já com os seus primeiros pontos. Então você imagina.
...A Calma de Räikkönen.
É inacreditável como o Kimi já apareceu desde o começo. Como ele saia da pressão. Eu pensava que algum dia o nervosismo apareceria. Como era o mesmo para os outros pilotos, mesmo para os pilotos da ponta. Mas nunca veio. Antes de sua primeira corrida eu o massageava e antes mesmo ele adormecia. Meia hora antes do inicio da corrida eu tive que acordar ele e ele apenas disse: “Jo, me deixa um pouco mais. Dê-me 5 minutos”. Você tem que imaginar, isso foi antes da sua primeira corrida! Simplesmente brilhante. Sua calma foi inerente. Foi um prazer trabalhar com ele.
...O Primeiro Título de WDC de Räikkönen.
Foi inacreditável como ele estava tão atrás na classificação. Toda a equipe da Sauber estava, é claro, feliz com a sua vitória. Na Segunda-Feira depois da corrida nós voamos para Zurique e ele me disse: “Hey, Jo, amanhã nós vamos nos encontrar em Zurique e comemorar – apenas os amigos mais próximos, minha esposa e eu quero você conosco”. E depois de muitos, muitos anos – eu nunca estive tão contente. O Campeão Mundial me convidou pessoalmente, eu não podia recusar esse convite. Nós não nos víamos, mas era um relacionamento normal. Quando você o tem como seu amigo uma vez, você o tem para sempre. Apesar de ele mudar de equipe e, portanto, na verdade, virar um adversário, o contato ficou. Isso é bom, isso fala por seu personagem.
Créditos: Motorport-Magazine | Thanks to: Miezicat | Tradução pt: do Team - LN
Nenhum comentário:
Postar um comentário