Lembrando que a revista saiu nas bancas antes da corrida de Spa. Segue abaixo a traducão das duas primeiras páginas com a materia sobre o Iceman...********
Por quê a Lotus pode ser 'forte'
O chefe de tecnologia da equipe prevê que Raikkonen e Grosjean serão capazes de brilhar no Grande Prêmio da Bélgica. Por Edd Straw
O diretor técnico da Lotus James Allison acredita que os pilotos da equipe - Raikkonen e Grosjean serão 'fortes' neste fim de semana no Grande Prêmio da Bélgica.
A ex equipe Renault não prova o sabor da vitória desde o Grande Prêmio do Japão de 2008, um jejum de 68 corridas sem vitórias. Mas sua melhoria, com a forte segunda posicão de Raikkonen no último Grande Prêmio da Hungria, provou que eles tem ritmo para vencer.
O progresso tem sido feito, e o ritmo no Grande Prêmio da Grã Bretanha do Lotus E20 sugere que a configuracão veloz do circuito de Spa - similar em características à Silverstone - deverá se adequar ao E20.
Raikkonen venceu em Spa quatro vezes na Fórmula 1 e é apontado por muito como favorito para vencer a corrida. Grosjean também tem um forte record em Spa, onde ele venceu na GP2 e Auto GP.
Allison disse à AUTOSPORT: "Ambos [Raikkonen e Grosjean] serão muito fortes em Spa. Em todo caso esta é nossa esperanca. Se Silverstone servir de indicador, fomos muito fortes lá. Eu não acho que alguém esteve sequer perto de nós em Silverstone. Eu sei que não vencemos e nem mesmo chegamos entre os quatro primeiros, mas se você olhar no ritmo do nosso carro na corrida, isso foi simplesmente forte.
"Este fim de semana vamos mostrar a forca do E20. Ele é muito bom nas curvas rápidas e há muitas delas em Spa."
A opinião de Allison sobre a potência do carro em Silverstone é válida. Raikkonen fez a volta mais rápida em seu caminho para a quinta posicão, enquanto Grosjean foi sexto ocupando 22 posicão. Além disso a AUTOSPORT entende que a Lotus tem toda intencão de correr como o chamado DRS duplo em Spa, tendo agora convertido ambos os chassis para acomodá-lo.
Não é uma conclusão precipitada que eles correrão com ele e se o sistema não funcionar durante os treinos livres, a equipe irá removê-lo. Mas Allison não tem dúvidas de que o sistema é fundamentalmente sólido.
Raikkonen em Spa
Kimi Raikkonen tem um record excepcional na Fórmula 1 em Spa, vencendo quatro vezes em sete tentativas. Se ele vencer no domingo, ele igualará a marca de Ayrton Senna de cinco vitórias em Spa e aproximar do record de Michael Schumacher de seis vitórias.
2001 (Sauber) Posicão de largada: 12. Não completou a corrida. Não relargou após ser atingido por uma falha na caixa de câmbio pouco antes da bandeira vermelha causado depois um enorme acidente por Luciano Burti.
2002 (McLaren) Posicão de largada: 2; Não completou a corrida. Classificou na primeira fila pela primeira vez em sua carreira na Fórmula 1, mas abandonou com uma quebra de motor quando ocupava a quinta posicão.
2003 - O Grande Prêmio da Bélgica não foi realizado em 2003.
2004 (McLaren) Posicão de largada: 10; Terminou a corrida em: 1. A chuva comprometeu sua performance na classificacão, mas ele atacou para vencer em um caótico grande prêmio com três entradas do safety car.
2005 (McLaren) Posicão de largada: 2 Terminou a corrida em: 1. Correu em segundo a maioria da corrida, mas ultrapassou seu companheiro de equipe Juan Pablo Montoya na segunda rodade de pit stops para conquistar a vitória.
2006 - O Grande Prêmio da Bélgica não foi realizado em 2006.
2007 (Ferrari) Posicão de largada: 1; terminou a corrida em: 1. Dominou totalmente a corrida, só perdendo a liderança por duas voltas para seu companheiro de equipe Felipe Massa durante os pitstops.
2008 (Ferrari) Posicão de largada: 4. Não completou a corrida. Tinha a corrida sobre controle, mas a chuva permitiu que Lewis Hamilton o atacasse e Raikkonen bateu na volta 42 quando ocupava a segunda posicão.
2009 (Ferrari) Posicão de largada: 4. Terminou a corrida em: 1. Conquistou uma vitória impressionante em um medíocre Ferrari F60, ultrapassou a Force India de Giancarlo Fisichella na reta Kemmel logo após a largada.
... Continuando segunda página
"É uma coisa ferozmente complicada", disse ele do desenho antes da pausa de agosto. "Temos muito o que fazer agora e Spa. Se não estiver pronto para Spa, vamos terminar-lo depois. Mas é de um benefício particularmente rico em Spa por causa das retas longas." Este dispositivo poderia dar a equipe a margem que eles precisam para reinvidicar sua primeira pole position desde o Grande Prêmio da Hungria de 2009. Mesmo se Raikkonen ou Grosjean não conquistarem a pole, ultrapassar é relativamente fácil em Spa, o que significa que o carro com o ritmo de corrida melhor, deverá ser capaz recuperar posicões facilmente.Restando nove corridas para o fim da temporada, uma vitória em Spa pode formar a base para um impulso para o campeonato. Raikkonen está 48 pontos atrás do líder Fernando Alonso na corrida pelo mundial de pilotos, enquanto a Lotus está 54 pontos atrás da Red Bull no campeonato de construtores.
Allison está confiante de que a equipe pode manter a sua taxa de desenvolvimento na segunda metade do ano, particularmente tendo acumulando muito trabalho em seu concorrente ao titulo de 2013, na primeira parte de 2012.
"Nós ajustamos o nosso ano de trabalho ligeiramente em relação aos dois últimos para dar-nos mais um impulso de desenvolvimento, após as férias de verão", disse Allison. "Nós fizemos um pouco mais do carro do próximo ano, para que possamos fazer mais no carro atual após as férias de verão. Assim, o carro que temos agora já pagou o preço pelos esforcos que colocamos no carro de 2013.
"Eu estou falando simplesmente no sentido periférico aqui. Se você olhou nisso à distância, você verá que o esforço no carro deste ano começa alto e vai diminuindo quando comecamos no carro do ano seguinte. Essa curva é convencional, mas a forma é tendenciosa para dar um foco maior no início do ano no carro de de 2013 para termos mais tempo livre para o carro de 2012.
Felizmente, nós seremos capazes de trazer algumas coisas mais interessantes no decorrer do ano. "
*****
AUTOSPORT DIZ...
Edd Straw - F1 editor
Todos na Lotus estão fazendo um trabalho muito bom em tentar convencer o mundo de que não há frustração por sua máquina prodigiosamente rápida - o E20 não ter ganho nenhuma corrida até agora. Não acredito nisso, o real valor das equipes de corrida é contado em apenas uma moeda - vitórias - e é inconcebível que a Lotus não será em breve recompensada com um novo troféu de vencedor para exibir na recepção de sua base em Enstone.
Isso não é para desmerecer as realizações da equipe até agora nesta temporada. Seria extremamente injusto sugerir que a falta de vitórias foi devido a qualquer tipo de falha, é mais que, a esperada vitória seria exatamente a recompensa por um trabalho bem feito até à data.
O diretor técnico James Allison coloca isso melhor: "É irracional, um pouco de mim está um pouquinho decepcionado, e eu acho que todos na equipe sentem o mesmo em um determinado grau, mas todos nós sabemos que o carro e os pilotos estão operando muito acima da expectativa de que o resto do pitlane teve de nós.
Felizmente, as poucas coisas que não saíram tão bem quanto poderiam, serão corrigidas para a segunda metade da temporada. "
Não esqueçam que esta equipe conhece o sucesso. Como Benetton em 1994-95 e em 2005-06, como Renault, ela conquistou quatro títulos de pilotos e três de construtores. Assim como também conquistou vitórias em 1992-93 e 2003-04, quando a vitória chegar, será vista como um ponto de partida para a disputa do título, não o limite das ambições da Lotus.
Continua ...
Fonte: Revista Autosport | Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl
Nenhum comentário:
Postar um comentário