2.28.2013

LOTUS | Confira as news sobre o mapeamento dos Motores Renault X FIA!

Bem, como vocês deve saber esta acontecendo vários rumores e afirmações sobre  a FIA não ter autorizado a Renault Sports F1 de usar motores com mapeamentos já revisados. Agora vocês ficam duas matérias do site da Auto Racing que são bem explicativas:

F1 – Lotus dá de ombros para decisão da FIA sobre mapeamento dos motores Renault

Lotus minimizou a importância da decisão da FIA de proibir a Renault de usar motores com mapeamento revisados já na temporada de 2013.

Houve especulações que falavam que equipes do pelotão da frente como Lotus, Red Bull e Williams, poderiam ser prejudicadas pela decisão da FIA de forçar a fabricante francesa a usar o mesmo mapeamento que foi usado no ano passado. Nos testes de pré-temporada que aconteceram em Barcelona na semana passada, a Renault teria pedido a FIA para correr em 2013 com uma versão modificada do mapeamento do motor em 2013, o que optimizaria a saída do ar pelo exaustor explorando melhor os projetos dos carros deste ano (Coanda-effect em inglês).

O pedido foi rejeitado pela FIA, que insiste que o regulamento criado depois do Grande Prêmio da Alemanha em 2012, que diz que os motores devem permanecer os mesmos do início da temporada passada, ainda é válido. As ramificações desta decisão aparecem como um grande revés para as equipes com motores franceses, mas o diretor técnico da Lotus, James Allison, insiste que as mudanças seriam meramente de caráter exploratório e não se mostraram satisfatórias quando testadas na pista.

Falando para o FOTA Fan Forum em Barcelona na quarta-feira à noite, Allison disse: “O trabalho de uma equipe de F1 é ficar dentro das regras mas você normalmente tenta explorar os limites ao máximo, para ganhar o máximo em performance possível. Existem uma quantidade de regras claras já publicadas no que concerna o mapeamento de motor, Renault só faz explorá-las do mesmo jeito que as outras montadoras o fazem. Nós estávamos experimentando testar – no último dia de testes na semana passada – um mapeamento diferente e explicamos a FIA o que estávamos fazendo. Mas depois de testar e averiguar que as mudanças não funcionavam como previsto de todo jeito, nós recebemos o comunicado da entidade dizendo que eles não aprovariam a nova configuração. Então, de um jeito ou de outro, não a usaremos,” completou.

LB - www.autoracing.com.br

F1 – Lotus nega que mapeamento do motor deixará seu carro mais lento

A Lotus minimizou uma nova controvérsia sobre os mapeamentos do motor.

Foi relatado na segunda-feira que, depois que a Red Bull foi obrigada a parar de usar certos mapeamentos do motor no meio da última temporada, a Lotus, também impulsionada pelo motor Renault, agora está envolvida em uma controvérsia similar.

A Auto Motor und Sport da Alemanha disse que a diretriz da FIA divulgada em agosto do ano passado ainda se aplica para 2013, apesar de Red Bull e Lotus terem assumido que ela era válida exclusivamente na temporada 2012.

Porém, na quarta-feira, o chefe de operações da Lotus, Alan Permane, afirmou que a sugestão de que o impressionante ritmo recente do E21 agora será afetado pela remoção de tais mapeamentos “não faz sentido”.

“A Renault tinha alguns mapeamentos alternativos para testar”, disse ele, referindo-se ao teste da semana passada em Barcelona. “Eles conversaram com a FIA sobre isso, mas Charlie Whiting não quis que nós usássemos”.

Permane insistiu à BBC que os mapeamentos do motor em questão tem pouco a ver com a forma impressionante da Lotus no inverno.

“Kimi (Raikkonen) usou o novo uma vez em uma volta de instalação e odiou. Romain (Grosjean) usou no molhado no último dia da semana passada e terminou bem com ele. Mas todos os seus treinos no seco foram sem ele”.

Ele afirmou que as vantagens ou desvantagens de performance dos vários mapeamentos do motor Renault são “mínimas”.

Permane também criticou Ross Brawn por descrever que a estratégia das equipes impulsionadas pelo motor Renault depende de “um sistema inteligente de mapeamento do motor”. Ele disse: “O fato de Ross ter falado sobre isso daquela maneira é pura besteira”. 
LS - www.autoracing.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário