Q: Kimi, grande vitória para você e
a equipe no frio da Austrália. O que você e a equipe acham de repetir aquele
nível de performance no calor da Malásia?
Kimi Räikkönen: Não sabemos ainda. Ano passado fomos muito bem no calor, mas obviamente não corremos nesse tipo de condicões e o inverno foi muito frio, sendo assim não faco ideia. Mas se for como ano passado, devemos estar muito bem, mas temos que esperar e ver o que acontece.
Kimi Räikkönen: Não sabemos ainda. Ano passado fomos muito bem no calor, mas obviamente não corremos nesse tipo de condicões e o inverno foi muito frio, sendo assim não faco ideia. Mas se for como ano passado, devemos estar muito bem, mas temos que esperar e ver o que acontece.
Q: Um detalhe importante do fim de
semana em Melbourne é que você foi mais de um segundo mais lento do que a Red
Bull na classificacão, mas você deu o troco e foi mais de um segundo mais
rápida do que eles em sua volta mais rápida na corrida. O que você tem a dizer
a respeito disso?
Kimi Räikkönen: Eu não diria que a classificacão foi uma situacão muito normal com todo o clima – ela foi adiada e tudo isso. Mas se fosse em condicões normais no seco, estou certo que estaríamos mais perto. Vamos esperar e ver quando tivermos uma classificacão normal. Então, estou certo que não estaremos um segundo atrás, ou 1.4 segundo ou seja lá qual for.
Kimi Räikkönen: Eu não diria que a classificacão foi uma situacão muito normal com todo o clima – ela foi adiada e tudo isso. Mas se fosse em condicões normais no seco, estou certo que estaríamos mais perto. Vamos esperar e ver quando tivermos uma classificacão normal. Então, estou certo que não estaremos um segundo atrás, ou 1.4 segundo ou seja lá qual for.
PERGUNTAS
DA PLATÉIA
Q: (Ben Edwards – BBC) Kimi, com
cinco novatos na pista, você enfrentou algum problema quando estava
ultrapassando os retardatários na Fórmula 1? Fale alguma coisa sobre isso.
Kimi Räikkönen: Ano passado com certeza havia alguns carros e equipes que não foram fáceis de ultrapassar-los quando você estava colocando uma volta neles, mas pelo menos na primeira corrida parece estar um pouco melhor. Assim, não tenho reclamacões quanto a isso. É claro que às vezes é difícil deixar outro piloto passar, ceder passagem rapidamente, mas com certeza todo mundo está tentando fazer o seu melhor e se algo dar errado obviamente eles são punidos – mas esteve tudo ok na primeira corrida pelo menos.
Kimi Räikkönen: Ano passado com certeza havia alguns carros e equipes que não foram fáceis de ultrapassar-los quando você estava colocando uma volta neles, mas pelo menos na primeira corrida parece estar um pouco melhor. Assim, não tenho reclamacões quanto a isso. É claro que às vezes é difícil deixar outro piloto passar, ceder passagem rapidamente, mas com certeza todo mundo está tentando fazer o seu melhor e se algo dar errado obviamente eles são punidos – mas esteve tudo ok na primeira corrida pelo menos.
Q: (Ben Waterworth – Richard’s F1)
Para Kimi, faz 10 anos desde sua primeira vitória aqui em Sepang 10 anos atrás.
Um lugar especial para você aqui em Sepang? E vencer seria um presente de
aniversário perfeito para isso?
Kimi Räikkönen: Não é realmente um lugar especial. Que dizer, é claro que foi bom vencer a primeira corrida, mas nós realmente tínhamos que ter vencido um ano antes, então é bom voltar aqui – eu não gosto do calor e da humidade do lugar, mas o circuito é bom, sabemos como será mais ou menos aqui. Normalmente temos uma boa corrida e isso é o mais importante. Espero que possamos ter outro bom fim de semana e marcar bons pontos.
Kimi Räikkönen: Não é realmente um lugar especial. Que dizer, é claro que foi bom vencer a primeira corrida, mas nós realmente tínhamos que ter vencido um ano antes, então é bom voltar aqui – eu não gosto do calor e da humidade do lugar, mas o circuito é bom, sabemos como será mais ou menos aqui. Normalmente temos uma boa corrida e isso é o mais importante. Espero que possamos ter outro bom fim de semana e marcar bons pontos.
Q: O quanto os pilotos mais velhos e
experientes ponteiros lideram essas reuniões de pilotos?
Kimi Räikkönen: Não há muito o que falar. Todo mundo sabe o que tem que fazer. Eles não estão correndo pela primeira vez, eles estão pilotando já por muito tempo. Como eu disse, às vezes e mais fácil ceder passagem do que em outras vezes. Claro, você entende que eles não querem perder muito tempo, mas é mais importante para eles ceder passagem porque algumas vezes isso faz muita diferenca em ganhar ou perder uma corrida. No fim, se você não quer receber bandeiras azuis, eles deveriam estar na frente, simples assim.
Kimi Räikkönen: Não há muito o que falar. Todo mundo sabe o que tem que fazer. Eles não estão correndo pela primeira vez, eles estão pilotando já por muito tempo. Como eu disse, às vezes e mais fácil ceder passagem do que em outras vezes. Claro, você entende que eles não querem perder muito tempo, mas é mais importante para eles ceder passagem porque algumas vezes isso faz muita diferenca em ganhar ou perder uma corrida. No fim, se você não quer receber bandeiras azuis, eles deveriam estar na frente, simples assim.
Q: (Michael Casey – Associated Press)
Kimi, como você se sente tendo um alvo em suas costas vindo para o fim de semana?Kimi Räikkönen: Não há alvo. Não vamos fazer nada diferente esse fim de semana do que fizemos na corrida anterior ou no ano passado. Se as pessoas pensam que somos lideres, isso não faz diferenca no nosso trabalho, o que fizemos ou o que vamos fazer esse fim de semana ou em qualquer outro. Como eu disse, vamos tentar fazer nosso melhor e espero poder marcar bons pontos.
Q: (Gary Meenaghan – The National)
Kimi, você teve uma chance de comemorar a vitória do último fim de semana, ou
você estava em um voo indo para algum lugar? O que você gostaria de fazer?
Kimi Räikkönen: Eu vi para aqui diretamente no domingo a noite. Com certeza, se você quer você pode sempre ...não se trata disso. Eu tinha um voo reservado de qualquer forma, então eu vim para aqui.
Kimi Räikkönen: Eu vi para aqui diretamente no domingo a noite. Com certeza, se você quer você pode sempre ...não se trata disso. Eu tinha um voo reservado de qualquer forma, então eu vim para aqui.
Q: Qual sua opinião sobre os dias de
vitória, porque no esporte você tem tantos dias nos quais as coisas não vão
muito bem. Quando você vence, é muito importante para você estar com a equipe,
comemorar com eles, curtir os bons momentos?
Kimi Räikkönen: Não. Como eu disse, primeiro de tudo eles (a equipe) estão sempre muito ocupados arrumando tudo, assim eles também não têm muito tempo. Eu tinha um vôo no início da noite, então tivemos apenas uma rápida reunião e então tive que ir para o hotel pegar minhas coisas e ir. Com certeza eles fizeram alguma comemoracão. Foi apenas uma corrida e espero que no fim do ano possamos ter uma boa comemoracão.
Kimi Räikkönen: Não. Como eu disse, primeiro de tudo eles (a equipe) estão sempre muito ocupados arrumando tudo, assim eles também não têm muito tempo. Eu tinha um vôo no início da noite, então tivemos apenas uma rápida reunião e então tive que ir para o hotel pegar minhas coisas e ir. Com certeza eles fizeram alguma comemoracão. Foi apenas uma corrida e espero que no fim do ano possamos ter uma boa comemoracão.
Fonte: Autosport / Traducão: The
Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

Nenhum comentário:
Postar um comentário