Mostrando postagens com marcador Press Conference. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Press Conference. Mostrar todas as postagens

5.12.2013

GP DA ESPANHA – TRADUCÃO DA PRESS CONFERENCE

Apenas as perguntas ao Kimi, clarooooo!! :P sooo let's rock and roll!!
Q: Kimi, quatro pontos para a lideranca do campeonato nesse momento e você está vindo sob o radar, então fale, porque ninguém está realmente dando-lhe créditos o bastante pelo o que você está fazendo no momento. Como você responde à isso?
Kimi Räikkönen: Eu não me importo. Estou aqui apenas para fazer o meu melhor e você sempre quer vencer, é decepcionante terminar em segundo, mas às vezes temos que aceitar aquilo que conseguimos. Como eu disse, eu não me importo se as pessoas não prestam atencão em nós. Fazemos nosso trabalho, estamos felizes com o que estamos fazendo e obviamente tentamos conquistar o melhor para Enstone.
Q: Essa falta de atencão está possivelmente lhe ajudando?
Kimi Räikkönen: Isso não faz realmente diferenca para mim. Sabemos, na equipe e todos os patrocinadores o que tentamos conquistar e o que estamos fazendo e isso é a principal coisa.
Q: Kimi, ouvimos você dizer no pódio que você está decepcionado porque não venceu. Você tinha uma estratégia diferente da de Fernando, fazendo uma parada a menos do que a Ferrari hoje. Houve algum momento que você pensou que poderia ter uma oportunidade de desafiar Fernando pela vitória hoje?
Kimi Räikkönen: Talvez na metade da corrida. Obviamente, nós estávamos liderando, mas estávamos com os pneus velho e ele tinha pneus mais novos, é muito fácil de ultrapassar. Não havia motivos para brigar contra ele, porque eu não poderia segurá-lo atrás. Eu sabia de alguma forma que se eu pudesse ficar um pouco mais perto, mesmo com os pneus velhos, talvez eu poderia ter alguma chance, mesmo eu estando já atrás e estaria com pneus mais usados no fim, mas você nunca sabe. Mas eles foram simplesmente muito rápido. Ele fez uma boa largada e me ultrapassou por fora.  Não acho que o resultado final realmente foi decidido lá, mas simplesmente tínhamos uma maneira diferente de fazer a corrida. Não foi a maneira vencedora hoje, mas ... Nunca estamos felizes se não vencermos. Só estamos aqui para tentar vencer. Mas nós meio que descontamos alguns pontos para o Vettel e obviamente Fernando diminui a diferenca para mim também, mas ainda estamos na cacada e vamos nos manter lá e esperemos no futuro apenas tentar vencer um pouco mais.
Q: Consistência é a chave então, não é?  Essa é a quarta vez em cinco corridas que você está no pódio, incluindo aquela vitória na Austrália e como você disse, você diminuiu a diferenca para Vettel para apenas  4 pontos. O que você acha da sua situacão no campeonato e o que vem pela frente?
Kimi Räikkönen: Obviamente está melhor do que antes da corrida agora. Não será fácil. Nós não podemos lutar contra ... é o mesmo  para todo mundo. Todo mundo que vencer, mas às vezes você tem um dia ruim. Você tenta minimizar esses dias e tirar o melhor deles e dá a si mesmo a chance de estar lá para lutar por vitórias. Eu acho que se você pode fazer isso constantemente você terá uma boa chance no final de lutar pelo campeonato. É apenas a quinta corrida da temporada, assim há muitas a serem disputadas ainda. Vamos ver o que acontece. Vamos tentar fazer bem e ver onde estaremos no final.
Q: Sobre a quantidade absurda de pitstops ... Kimi, qual sua opinião sobre isso?
Kimi Räikkönen: Eu realmente não acho que está muito diferente do ano passado. Obviamente eu não estava aqui em 2011, mas eles também faziam muitos pitstops. Então é desse jeito e é o mesmo para todo mundo. Com certeza às vezes é um pouco complicado, mesmo para nós. Mas assim é a Fórmula 1 atualmente. Pode mudar, ou não.
Q: (Pierre Van Vliet – F1i.com) Kimi, no início da corrida quando você fez seu primeiro pit stop, você voltou com pneus macios novos e você ficou ... você perdeu algumas voltas atrás de Vettel. Sem esse tempo perdido você acha que você poderia ter ficado na frente de Fernando no último stint?
Kimi Räikkönen: Não eram novos, eles foram usados na classificacão. Então, que dizer que obviamente  eu tinha que ultrapassar e talvez demorou algumas voltas a mais do que eu esperava, mas eu o ultrapassei e eu realmente pude me distanciar dele, mas no fim eu realmente não acho que foram aquelas decisões que decidiram a história da corrida. Acho que tínhamos a velocidade, mas deveríamos ter feito isso diferente. Talvez mais pitstops, então eu poderia acelerar o tempo todo – mas acho que essa foi a melhor forma de fazer a nossa corrida. Isso foi o que planejamos e isso foi  o que fizemos e acho que merecemos a segunda posicão e não realmente vencer hoje. Foi bom para a equipe, os caras fizeram um bom trabalho e vamos para a próxima corrida para tentar fazer nosso melhor e tirar o melhor disso.
Q: (Leonid Novozhilov – F1Life) Kimi, o que você acha da estratégia de pitstops em Mônaco?
Kimi Räikkönen: Não faco ideia. Eu sei o que aconteceu aqui e ontem. Falta algumas semanas. Veremos o que vai acontecer,  quais pneus eles trarão e como tudo acontece. Acho que é geralmente bastante simples lá. Normalmente se você não está na frente, você larga atrás de alguém e é realmente difícil ultrapassar. Veremos.
Q: (Heikki Kulta – Turun Sanomat) Kimi, você tem três segundos lugares consecutivos e agora você conseguiu acompanhar Sebastian por 4 pontos;  essa foi a melhor dessas três corridas, e como você ver suas chances de fazer melhor em Mônaco?
Kimi Räikkönen: Primeiro de tudo, Mônaco é um lugar diferente comparado com Barcelona,  assim é um pouco mais difícil dizer. Ano passado eu não fui muito bem lá. Com certeza, deverá ser um pouco melhor, mas já fiz boas corridas lá – é uma coisa perigosa de dizer – mas como Fernando disse, acho que Mercedes vai infelizmente estar muito rápida lá e além disso é difícil ultrapassar. A única diferenca que eles têm feito contra a maioria de nós é no último setor onde é apertado, assim você pode realmente esperar, tendo em vista o que eles fizeram ano passado e o que ele fizeram aqui, que eles devem  estar muito rápido lá. Veremos o que acontece lá, mas diminuir a vantagem para Sebastian foi bom.  Se ele tivesse perdido mais pontos e ainda ser segundo teria sido ainda mais chato, mas ok, você também quer vencer, mas não pudemos nos colocar em uma melhor posicão no campeonato, assim pelo menos algo bom veio disto.
Q: (Jussi Jakala – YLE) Kimi, todos os pilotos da frente são como superman; você teve tempo de curtir a batalha que você teve com Sebastian?
Kimi Räikkönen: Sim, mas não durou muito; apenas algumas voltas. Talvez tive uma chance de ultrapassá-lo um pouco mais cedo, mas não acho que poderia superar no final da reta; eles [Red Bull] estavam muito rápidos entrando na reta, assim eu não poderia acompanhá-lo lá. Demorou mais do que eu esperava, mas então foi uma boa batalha – justa, mas muito acirrada – e terminou tudo bem no final.
Fonte: Autosport / Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

4.21.2013

GP DO BAHREIN - Traducão da Press Conference

Entrevista no pódio (Conduzida por David Coulthard)

Q: Foi uma grande corrida. Chamam ele de Iceman, mas deveriam chamá-lo de Sr. Consistência. Outro pódio. Conte-nos sobre sua estratégia hoje. O que você acha que deu certo? A segunda posicão foi o melhor que se poderia esperar?

Kimi Räikkönen: Sim, acho que ontem não foi o ideal. Nós planejamos fazer ... eu queria já na sexta-feira tentar fazer duas paradas porque o achei que daria certo e hoje funcionou bem, e assim ganhamos muitas posicões. Minha primeira e segunda volta não foram boa, assim perdi duas posicões. Depois disso comecei a me entender com o carro e pude forcar mais e mais, e no fim estava bom.
Q: Falando de estratégia, Kimi, você disse que queria fazer uma estratégia de duas paradas. Você sentiu que era a coisa certa a se fazer. Mas você precisava estar cinco, seis posicões a frente do grid? Foi a classificacão que custou-lhe a chance de vitória hoje?
Kimi Räikkönen: Eu acho que isso não ajudou, mas acho que no geral não tínhamos velocidade para bater a Red Bull aqui nesse fim de semana. Com uma melhor posicão de largada, mesmo assim não teríamos velocidade para lutar pela vitória. Mas eu diria então que segundo foi a melhor que poderíamos conquistar e também terceiro para a equipe, então foi um bom resultado.
Perguntas da platéia
Q: Heikki Kulta – Turun Sanomat) Kimi, você esteve no pódio seis vezes aqui no Bahrein,  qual foi a melhor das seis corridas?
Kimi Räikkönen: Eu não sei. Realmente não importa. Segundo é obviamente melhor do que terceiro, mas não vencemos e isso é o que tentamos fazer. Hoje conquistamos bons pontos, não perdemos muito para Sebastian, mas obviamente não ajuda terminar em segundo se ele está vencendo todo o tempo. Assim tentamos encontrar algo, mas todos eles melhoraram, de certa forma.


Q: Kimi, quão diferente é de sete, talvez oito anos atrás?
Kimi Räikkönen: Primeiro de tudo, não acho que a Pirelli poderia agradar todo mundo,  não importa o que eles facam. Sempre há alguém que irá reclamar, mesmo se eles mudarem e fazerem eles felizes, então estou certo que haverá pessoas que irão querer algo diferente e não estarão felizes, então não acho que é o trabalho deles tentar mudar sempre as coisas se alguém está reclamando ou não gosta. Mesmo no passado, se teríamos colocado a mesma quantidade de combustível nos carros, não poderíamos correr a toda velocidade o tempo todo, porque os pneus acabariam, sendo assim, realmente não acho que é tão diferente agora. Apenas fazemos mais paradas e corríamos com menos combustíveis naquele tempo. Eu diria que essa é a maior diferenca. Tenho certeza que os pneus renderiam muito mais 8 anos atrás.


Fonte: Autosport / Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

3.21.2013

GP DA MALÁSIA - TRADUÇÃO DA PRESS CONFERENCE

Q: Kimi, grande vitória para você e a equipe no frio da Austrália. O que você e a equipe acham de repetir aquele nível de performance no calor da Malásia?
Kimi Räikkönen: Não sabemos ainda. Ano passado fomos muito bem no calor, mas obviamente não corremos nesse tipo de condicões e o inverno foi muito frio, sendo assim não faco ideia. Mas se for como ano passado, devemos estar muito bem, mas temos que esperar e ver o que acontece.
Q: Um detalhe importante do fim de semana em Melbourne é que você foi mais de um segundo mais lento do que a Red Bull na classificacão, mas você deu o troco e foi mais de um segundo mais rápida do que eles em sua volta mais rápida na corrida. O que você tem a dizer a respeito disso?
Kimi Räikkönen: Eu não diria que a classificacão foi uma situacão muito normal com todo o clima – ela foi adiada e tudo isso. Mas se fosse em condicões normais no seco, estou certo que estaríamos mais perto. Vamos esperar e ver quando tivermos uma classificacão normal. Então, estou certo que não estaremos um segundo atrás, ou 1.4 segundo ou seja lá qual for.
PERGUNTAS DA PLATÉIA
Q: (Ben Edwards – BBC) Kimi, com cinco novatos na pista, você enfrentou algum problema quando estava ultrapassando os retardatários na Fórmula 1? Fale alguma coisa sobre isso.
Kimi Räikkönen: Ano passado com certeza  havia alguns carros e equipes que não foram fáceis de ultrapassar-los quando você estava colocando uma volta neles, mas pelo menos na primeira corrida parece estar um pouco melhor. Assim, não tenho reclamacões quanto a isso. É claro que às vezes é difícil deixar outro piloto passar, ceder passagem rapidamente, mas com certeza todo mundo está tentando fazer o seu melhor e se algo dar errado obviamente eles são punidos – mas esteve tudo ok na primeira corrida pelo menos.
Q: (Ben Waterworth – Richard’s F1) Para Kimi, faz 10 anos desde sua primeira vitória aqui em Sepang 10 anos atrás. Um lugar especial para você aqui em Sepang? E vencer seria um presente de aniversário perfeito para isso?
Kimi Räikkönen: Não é realmente um lugar especial. Que dizer, é claro que foi bom vencer a primeira corrida, mas nós realmente tínhamos que ter vencido um ano antes, então é bom voltar aqui – eu não gosto do calor e da humidade do lugar, mas o circuito é bom, sabemos como será mais ou menos aqui. Normalmente temos uma boa corrida e isso é o mais importante. Espero que possamos ter outro bom fim de semana e marcar bons pontos.
Q: O quanto os pilotos mais velhos e experientes ponteiros lideram essas reuniões de pilotos?
Kimi Räikkönen: Não há muito o que falar. Todo mundo sabe o que tem que fazer. Eles não estão correndo pela primeira vez, eles estão pilotando já por muito tempo. Como eu disse, às vezes e mais fácil ceder passagem do que em outras vezes. Claro, você entende que eles não querem perder muito tempo, mas é mais importante para eles ceder passagem porque algumas vezes isso faz muita diferenca em ganhar ou perder uma corrida. No fim, se você não quer receber bandeiras azuis, eles deveriam estar na frente, simples assim.
Q: (Michael Casey – Associated Press) Kimi, como você se sente tendo um alvo em suas costas vindo para o fim de semana?
Kimi Räikkönen: Não há alvo. Não vamos fazer nada diferente esse fim de semana do que fizemos na corrida anterior ou no ano passado. Se as pessoas pensam que somos lideres, isso não faz diferenca no nosso trabalho, o que fizemos ou o que vamos fazer esse fim de semana ou em qualquer outro. Como eu disse, vamos tentar fazer nosso melhor e espero poder marcar bons pontos.
Q: (Gary Meenaghan – The National) Kimi, você teve uma chance de comemorar a vitória do último fim de semana, ou você estava em um voo indo para algum lugar? O que você gostaria de fazer?
Kimi Räikkönen: Eu vi para aqui diretamente no domingo a noite. Com certeza, se você quer você pode sempre ...não se trata disso. Eu tinha um voo reservado de qualquer forma, então eu vim para aqui.
Q: Qual sua opinião sobre os dias de vitória, porque no esporte você tem tantos dias nos quais as coisas não vão muito bem. Quando você vence, é muito importante para você estar com a equipe, comemorar com eles, curtir os bons momentos?
Kimi Räikkönen: Não. Como eu disse, primeiro de tudo eles (a equipe) estão sempre muito ocupados arrumando tudo, assim eles também não têm muito tempo. Eu tinha um vôo no início da noite, então tivemos apenas uma rápida reunião e então tive que ir para o hotel pegar minhas coisas e ir. Com certeza eles fizeram alguma comemoracão. Foi apenas uma corrida e espero que no fim do ano possamos ter uma boa comemoracão.
Fonte: Autosport / Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

VIDEO - GP DA MALÁSIA 2013: PRESS CONFERENCE

Fique ligado! Em instantes postaremos a traducão das perguntas feitas ao Kimi na pres conference dessa quinta-feira na Malásia.

3.17.2013

Press Conference pós corrida – GP da Austrália 2013

Entrevista no pódio [conduzida por Martin Brundle]
(Pergunta inaudível)
Kimi Räikkönen:  É a primeira corrida, então você realmente não sabe como será, como estarão os pneus. Eu realmente não fiz longos stints no inverno. Eu sabia que tinha um bom carro, então eu tinha a sensacão que seria uma boa corrida, mas você tem que fazer as primeiras voltas e então ver o que você pode fazer apartir daí.
Q: E você fez um 1:29.2, a volta mais rápida do Grande Prêmio bem no finalzinho da corrida. Foi só para se divertir um pouco?
Kimi Räikkönen: Não, Fernando estava encostando em algum momento, quando eu estava pegando um pouco leve e havia algum tráfego, então queria simplesmente me certificar de que se chovesse ou algo acontecesse, nós tínhamos uma vantagem confortável. Eu estava pegando bem leve. Como eu disse, o carro esteve muito bom durante todo fim de semana e foi uma corrida muito legal, não foi tão difícil.
Q: Uma palavra rápida com nosso vencedor Kimi Räikkönen: Kimi você está liderando o campeonanto. Você esteve dois anos fora no rally, você volta e venceu uma corrida ano passado e fez um ótimo trabalho, mas você está liderando o campeonanto novamente. Como você se sente?
Kimi Räikkönen: Isso é muito bom, mas essa foi apenas a primeira corrida. Realmente não muda nosso objetivo e nosso trabalho para esse ano. Definitivamente estamos felizes com a vitória e há muito a ser feito para tentarmos vencer o campeonato.  Parece que tínhamos um bom carro aqui e espero que ele funcionará bem nas próximas corridas também.
PRESS CONFERENCE
Q: Kimi, você acreditou que daquela sétima posicão a vitória estava lá para você hoje?
Kimi Räikkönen: Eu estava muito decepcionando esta manhã depois da classificacão. Obviamente havia apenas uma volta quando a pista estava mais seca e eu não forcei muito e cometi um pequeno erro em uma curva. Assim não tinha a posicão ideal de largada, mas ainda estava 10 lugares melhor do que ano passado, então olhando por esse lado não foi um desatre total. Sabia que meu carro é muito bom. E esteve funcionando muito bem durante todo fim de semana e quando fiz um stint mais longo a sensacão foi boa. Apenas destruímos os pneus dianteiros, assim sabíamos que se conseguíssemos economizar-los deveríamos estar em um boa posicão. Eu estava muito confiante – mas é claro você tem fazer uma largada limpa e a primeira volta e é a primeira corrida, então você nunca sabe o que vai aconteccer com as condicões e o circuito após a chuva e com os pneus, assim havia muitas interrogacões. Senti que tinha um carro bom e aconteceu que realmente tinha um carro muito bom.
Q: Alan Permane disse para você, sobre os pneus no parc ferme, “fizemos tudo absolutamente certo hoje” Isso foi apenas um dos ingredientes onde tudo pareceu se encaixar perfeitamente bem para você?
Kimi Räikkönen:  Sim, que dizer, nosso plano era fazer 2 paradas e isso é sempre difícil, especialmente nas primeiras corridas, realmente saber quando parar, e não fazer isso cedo demais ou tarde demais. Nós conseguimos, como ele disse. A equipe trabalhou muito bem e tínhamos um bom plano, e seguimos o plano e ele funcionou perfeitamente para nós. Eu pude economizar os pneus e pude ir rápido quando precisava e pude pilotar realmente muito fácil. Foi uma das corridas mais fáceis de vencer. Espero que tenhamos mais corridas desse tipo.
PERGUNTAS DA PLATÉIA
Q: (Leonid Novozhilov – F1Life) Kimi, você vai dar uma chance à seus adversários na Malásia?
Kimi Räikkönen: É um lugar diferente, será muito mais quente lá, então é muito difícil dizer como os carros vão reagir, quem será o mais rápido depois de apenas uma corrida. Acho que temos que fazer duas ou três corridas antes de realmente sabermos quem é, onde e o que vai acontecer. Provavelmente irá chover na Malásia em algum momento, mas será um circuito diferente, condicões diferentes. Nosso carro funcionou muito bem aqui pelo menos e usualmente – pelo menos ano passado – condicões quentes têm sido bom para nós, assim espero ter mais um bom fim de semana na próxima semana.
Q: (Heikki Kulta –Turun Sanomat) Kimi, eu sei o quanto você ama vencer. Quando vêm tão fácil assim, na primeira corrida, isso significa ainda mais para você?
Kimi Räikkönen:  Uma vitória é uma vitória, realmente não importa como você a conquista. É claro que estou feliz que não tivemos que forcar muito o tempo todo, então isso é um bom sinal, uma boa corrida para nós, mas como eu disse, pode ser uma história completamente diferente na próxima corrida, assim não há razão para ficar pulando e ficar extra feliz sobre isso, porque é uma longa temporada e no final queremos estar no topo em todas as corridas e será uma temporada difícil para isso. Como eu disse, tudo funcionou bem, não tivemos problemas com o carro durante todo fim de semana, o carro é bom, a equipe tem trabalhado bem. Depois dos testes de inverno, quando eu provavelmente fiz menos voltas que todo mundo,  não tivemos um inverno muito bom. Como eu disse antes, não tivemos um inverno bom em 2012 e muito menos esse ano, mas o carro foi sempre bom na corrida, então até agora tudo bem e espero que continue assim.
Q: (Dom Kennedy – Hawkes Bay Today) Kimi, esta pareceu ser um vitória muito popular julgando pela reacão dos fãs lá. Podemos esperar talvez uma re-edicão das camisetas “eu sei o que estou fazendo”? Acho que elas ficaram muito popular. Eles fizeram apenas uma centena e foram todas vendidas. Podemos ter um pouco mais?
Kimi Räikkönen: Não. Isso foi no ano passado e não a nada a fazer com esse ano ou com essa vitória. Foi apenas porque algumas pessoas pediram-as e então nós as fizemos, mas não vamos fazer mais agora, não por mim pelo menos, talvez por outra pessoa. Não há nada planejado. Aconteceu antes muitas vezes, como eu disse, mas dessa vez apareceu na TV, assim estou certo que algumas coisas estranhas acontecerão durante esse ano. Talvez eles mostrarão na TV, talvez não.
Q: (Flavio Vanetti – Corriere della Sera) Kimi, você pode comparar o que você está sentindo agora com o que você sentiu em 2007 quando você venceu com a Ferrari?
Kimi Räikkönen: Com certeza uma vitória é sempre uma vitória, assim dessa forma temos uma boa sensacão, o melhor início que você poder ter na primeira corrida da temporada, mas é claro muitas coisas aconteceram desde então. Mesmo assim, eu venci aqui e é legal vencer a primeira corrida novamente. Mas largamos da sétima posicão e lutamos pelas posicões para vencer e liderei mais ou menos toda a corrida. Anos diferentes, mas um sentimento semelhante, porque obviamente vencemos a primeira corrida e estamos liderando o campeonato.
Q: (Erkki Mustakari – Finnish News Agency) Kimi, através dos anos temos visto que quem pode desenvolver o carro melhor ao longo da temporada melhor se diverte no fim do ano. Você acha que a Lotus tem bastante dinheiro para manter o trabalho?
Kimi Räikkönen: Sim, havia muitas interrogacões ano passado em nossa equipe se poderíamos nos manter perto das equipes maiores. É claro que não será fácil para nós. Estou certo que temos as pessoas, e todas as ferramentas para conseguir isso. O dinheiro é grande parte da coisa. Com certeza não temos o mesmo budget da Ferrari, Red Bull ou Mercedes, mas mostramos ano passado que podemos fazer isso ... fizemos muito bem com o dinheiro e as coisas que temos. Não tenho dúvida que temos o pessoal e as ferramentas mas é claro se conseguirmos mais dinheiro isso vai ajudar e isso nos dará uma melhor chance contras as equipes maiores. Como eu disse, temos bons planos, e se podemos segui-los, pode ser bom ou talvez não. É uma longa temporada. Se você faz as coisas certa entäo bom, mas uma coisa pode mudar todo o ano. Você comete pequenos erros e isso pode mudar tudo e então tudo vai  por água abaixo. Então temos apenas que fazer nossos coisas normalmente, como fizemos ano passado e nos esforcar em trazer novas partes e se estivermos felizes com elas, as manteremos se não temos que continuar trabalhando. Mas como eu disse, até agora tem sido bom, assim não há razão pela qual não poderemos mantê-nos no topo.
Fonte: Autosport / Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl