3.17.2013

Press Conference pós corrida – GP da Austrália 2013

Entrevista no pódio [conduzida por Martin Brundle]
(Pergunta inaudível)
Kimi Räikkönen:  É a primeira corrida, então você realmente não sabe como será, como estarão os pneus. Eu realmente não fiz longos stints no inverno. Eu sabia que tinha um bom carro, então eu tinha a sensacão que seria uma boa corrida, mas você tem que fazer as primeiras voltas e então ver o que você pode fazer apartir daí.
Q: E você fez um 1:29.2, a volta mais rápida do Grande Prêmio bem no finalzinho da corrida. Foi só para se divertir um pouco?
Kimi Räikkönen: Não, Fernando estava encostando em algum momento, quando eu estava pegando um pouco leve e havia algum tráfego, então queria simplesmente me certificar de que se chovesse ou algo acontecesse, nós tínhamos uma vantagem confortável. Eu estava pegando bem leve. Como eu disse, o carro esteve muito bom durante todo fim de semana e foi uma corrida muito legal, não foi tão difícil.
Q: Uma palavra rápida com nosso vencedor Kimi Räikkönen: Kimi você está liderando o campeonanto. Você esteve dois anos fora no rally, você volta e venceu uma corrida ano passado e fez um ótimo trabalho, mas você está liderando o campeonanto novamente. Como você se sente?
Kimi Räikkönen: Isso é muito bom, mas essa foi apenas a primeira corrida. Realmente não muda nosso objetivo e nosso trabalho para esse ano. Definitivamente estamos felizes com a vitória e há muito a ser feito para tentarmos vencer o campeonato.  Parece que tínhamos um bom carro aqui e espero que ele funcionará bem nas próximas corridas também.
PRESS CONFERENCE
Q: Kimi, você acreditou que daquela sétima posicão a vitória estava lá para você hoje?
Kimi Räikkönen: Eu estava muito decepcionando esta manhã depois da classificacão. Obviamente havia apenas uma volta quando a pista estava mais seca e eu não forcei muito e cometi um pequeno erro em uma curva. Assim não tinha a posicão ideal de largada, mas ainda estava 10 lugares melhor do que ano passado, então olhando por esse lado não foi um desatre total. Sabia que meu carro é muito bom. E esteve funcionando muito bem durante todo fim de semana e quando fiz um stint mais longo a sensacão foi boa. Apenas destruímos os pneus dianteiros, assim sabíamos que se conseguíssemos economizar-los deveríamos estar em um boa posicão. Eu estava muito confiante – mas é claro você tem fazer uma largada limpa e a primeira volta e é a primeira corrida, então você nunca sabe o que vai aconteccer com as condicões e o circuito após a chuva e com os pneus, assim havia muitas interrogacões. Senti que tinha um carro bom e aconteceu que realmente tinha um carro muito bom.
Q: Alan Permane disse para você, sobre os pneus no parc ferme, “fizemos tudo absolutamente certo hoje” Isso foi apenas um dos ingredientes onde tudo pareceu se encaixar perfeitamente bem para você?
Kimi Räikkönen:  Sim, que dizer, nosso plano era fazer 2 paradas e isso é sempre difícil, especialmente nas primeiras corridas, realmente saber quando parar, e não fazer isso cedo demais ou tarde demais. Nós conseguimos, como ele disse. A equipe trabalhou muito bem e tínhamos um bom plano, e seguimos o plano e ele funcionou perfeitamente para nós. Eu pude economizar os pneus e pude ir rápido quando precisava e pude pilotar realmente muito fácil. Foi uma das corridas mais fáceis de vencer. Espero que tenhamos mais corridas desse tipo.
PERGUNTAS DA PLATÉIA
Q: (Leonid Novozhilov – F1Life) Kimi, você vai dar uma chance à seus adversários na Malásia?
Kimi Räikkönen: É um lugar diferente, será muito mais quente lá, então é muito difícil dizer como os carros vão reagir, quem será o mais rápido depois de apenas uma corrida. Acho que temos que fazer duas ou três corridas antes de realmente sabermos quem é, onde e o que vai acontecer. Provavelmente irá chover na Malásia em algum momento, mas será um circuito diferente, condicões diferentes. Nosso carro funcionou muito bem aqui pelo menos e usualmente – pelo menos ano passado – condicões quentes têm sido bom para nós, assim espero ter mais um bom fim de semana na próxima semana.
Q: (Heikki Kulta –Turun Sanomat) Kimi, eu sei o quanto você ama vencer. Quando vêm tão fácil assim, na primeira corrida, isso significa ainda mais para você?
Kimi Räikkönen:  Uma vitória é uma vitória, realmente não importa como você a conquista. É claro que estou feliz que não tivemos que forcar muito o tempo todo, então isso é um bom sinal, uma boa corrida para nós, mas como eu disse, pode ser uma história completamente diferente na próxima corrida, assim não há razão para ficar pulando e ficar extra feliz sobre isso, porque é uma longa temporada e no final queremos estar no topo em todas as corridas e será uma temporada difícil para isso. Como eu disse, tudo funcionou bem, não tivemos problemas com o carro durante todo fim de semana, o carro é bom, a equipe tem trabalhado bem. Depois dos testes de inverno, quando eu provavelmente fiz menos voltas que todo mundo,  não tivemos um inverno muito bom. Como eu disse antes, não tivemos um inverno bom em 2012 e muito menos esse ano, mas o carro foi sempre bom na corrida, então até agora tudo bem e espero que continue assim.
Q: (Dom Kennedy – Hawkes Bay Today) Kimi, esta pareceu ser um vitória muito popular julgando pela reacão dos fãs lá. Podemos esperar talvez uma re-edicão das camisetas “eu sei o que estou fazendo”? Acho que elas ficaram muito popular. Eles fizeram apenas uma centena e foram todas vendidas. Podemos ter um pouco mais?
Kimi Räikkönen: Não. Isso foi no ano passado e não a nada a fazer com esse ano ou com essa vitória. Foi apenas porque algumas pessoas pediram-as e então nós as fizemos, mas não vamos fazer mais agora, não por mim pelo menos, talvez por outra pessoa. Não há nada planejado. Aconteceu antes muitas vezes, como eu disse, mas dessa vez apareceu na TV, assim estou certo que algumas coisas estranhas acontecerão durante esse ano. Talvez eles mostrarão na TV, talvez não.
Q: (Flavio Vanetti – Corriere della Sera) Kimi, você pode comparar o que você está sentindo agora com o que você sentiu em 2007 quando você venceu com a Ferrari?
Kimi Räikkönen: Com certeza uma vitória é sempre uma vitória, assim dessa forma temos uma boa sensacão, o melhor início que você poder ter na primeira corrida da temporada, mas é claro muitas coisas aconteceram desde então. Mesmo assim, eu venci aqui e é legal vencer a primeira corrida novamente. Mas largamos da sétima posicão e lutamos pelas posicões para vencer e liderei mais ou menos toda a corrida. Anos diferentes, mas um sentimento semelhante, porque obviamente vencemos a primeira corrida e estamos liderando o campeonato.
Q: (Erkki Mustakari – Finnish News Agency) Kimi, através dos anos temos visto que quem pode desenvolver o carro melhor ao longo da temporada melhor se diverte no fim do ano. Você acha que a Lotus tem bastante dinheiro para manter o trabalho?
Kimi Räikkönen: Sim, havia muitas interrogacões ano passado em nossa equipe se poderíamos nos manter perto das equipes maiores. É claro que não será fácil para nós. Estou certo que temos as pessoas, e todas as ferramentas para conseguir isso. O dinheiro é grande parte da coisa. Com certeza não temos o mesmo budget da Ferrari, Red Bull ou Mercedes, mas mostramos ano passado que podemos fazer isso ... fizemos muito bem com o dinheiro e as coisas que temos. Não tenho dúvida que temos o pessoal e as ferramentas mas é claro se conseguirmos mais dinheiro isso vai ajudar e isso nos dará uma melhor chance contras as equipes maiores. Como eu disse, temos bons planos, e se podemos segui-los, pode ser bom ou talvez não. É uma longa temporada. Se você faz as coisas certa entäo bom, mas uma coisa pode mudar todo o ano. Você comete pequenos erros e isso pode mudar tudo e então tudo vai  por água abaixo. Então temos apenas que fazer nossos coisas normalmente, como fizemos ano passado e nos esforcar em trazer novas partes e se estivermos felizes com elas, as manteremos se não temos que continuar trabalhando. Mas como eu disse, até agora tem sido bom, assim não há razão pela qual não poderemos mantê-nos no topo.
Fonte: Autosport / Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

Nenhum comentário:

Postar um comentário