3.01.2013

Scans e tradução da F1 Racing com Kimi Raikkonen!

Bom Dia Icefans! Hoje postamos aqui scans da Revista F1 Racing Britânica que traz uma matéria super legal sobre o Kimi, agradecendo a Saima do KRS pelos scans; e vocês conferem traduzida a matéria dos mesmos abaixo:

SCANS F1 RACING

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Fonte: KRS

TRADUÇÃO

KIMI: Uma visão geral!

A cena é ligeiramente ofensiva de uma rede de hotéis na França há alguns anos. Você conhece este tipo: camas parafusadas ao chão, banheiro que tem cheiro de umidade, luzes nos corredores longos e sujo que de repente somem e quartos pintados em cores primárias em uma tentativa desesperada de que o local se pareça com algo "contemporâneo".

Definitivamente este não é o tipo de estabelecimento onde você esperaria encontrar um ex-Campeão Mundial de Fórmula 1, ou até mesmo qualquer Campeão Mundial.

Mas fora do hotel, sentado em um micro-ônibus há meia-luz do início da manhã, esta um piloto de rali, Sebastian Loeb , o qual agora tem nove títulos mundiais em seu nome. Loeb não está só: todos os outros da Citroen e seus copilotos estão no ônibus. Exceto por dois: Kimi Raikkonen e seu copiloto Kaj Lindstrom.

Kaj esta freneticamente subindo na recepção, com aquele vapor quase visível saindo de suas orelhas.

Kimi está longe de ser visto. Sebastian se diverte. "É bom Kimi está por aqui, porque isso tira o foco de mim ", explica o francês." Normalmente eu sou o único que está atrasado para tudo ... "

Exceção, Sebastian está errado. Kimi não está aqui e o normalmente implacável Kaj Lindstrom (você tem que ser

implacável para ter sucesso como copiloto) esta tentando não deixar a polemica crescer. Fala-se urgentemente de táxis ou um segundo micro-ônibus sendo convocado para que o primeiro possa sair. E então, de repente, um recém-banhado Kimi aparece para todos, vagando pelas escadas com óculos empoleirados na cabeça, tomando um cafezinho.

"Era um tipo bom de hotel, eu pensei que eu poderia aproveitar mais um tempo", ele explica com seus reluzentes sapatos de condução tomando o seu caminho porta a fora da recepção antes descartando seu café, saltando no micro-ônibus, puxando o boné sobre os olhos, e verificando que faltam três minutos para o service pak. O que é presumível por ser a única razão pela qual a Citroen escolheu tal hotel insalubre em primeiro lugar.

O resultado é uma visão fascinante sobre o que Kimi Raikkonen realmente é. Sua velocidade por trás da direção é inegável, seu controle do carro é lendário, sua aversão a falar em público é famosa e fora o quão engraçado ele é na verdade.

Como exemplo, leve uma noite de um evento de um patrocinador que ele participou na Finlândia. Assim que ele saiu do prédio começou uma explosão de flashes de luzes como um o fogo atacante, apesar de alguns ingênuos como eu não apreciarmos isso. Nós cercamos o carro, as câmeras ainda piscavam com o brilho agora intensificado para trás do vidro de uma Citroen Picasso. "Bem-vindo ao aquário" veio o murmúrio quase inaudível à minha esquerda.

A pessoa que conhece melhor o Kimi, provavelmente é o seu irmão mais velho, Rami, que tem feito um pouco de corrida e rally, apesar de agora se aventurar na pratica de enduro-bike. A primeira competição de carro na qual o Kimi foi realmente aconteceu com Opala de Rally do Rami, que fora pego sem o consentimento por pouco mais de uma noite pelo seu irmão.

Eles começaram no kart juntos (um presente de seu pai) e foi logo evidente com quem estava o maior talento. Mas uma vez que o Kimi alcançou a F1, os irmãos pararam de falar sobre corridas. Ou melhor, Kimi parou.

"Ele nunca fala sobre isso e eu não o questiono", diz Rami. "Quando estamos juntos, falamos sobre coisas normais de família. Qualquer coisa, menos de corridas”.

Os únicos membros da família que questionam o Kimi sobre F1 são seus sobrinhos. Rami tem dois meninos - o mais velho já esta no kart - e eles idolatram o Tio Kimi. "Todo ano quanto eu os pergunto onde eles querem ir nas férias, eles sempre pedem para ir na casa do Kimi na Suíça ", Rami ressalta. "Não há nenhum ponto em tentar levá-los em qualquer outro lugar".

Mas o preço da fama é bem alto, especialmente se você é de uma cidadezinha próxima de Helsinque onde um jovem piloto de kart cresceu com as inseguranças habituais de adolescentes. "É difícil se você está correndo e você tem o sobrenome Räikkönen”, acrescenta Rami, o qual é pouco menos de dois anos mais velho que o Kimi. “Há expectativas e as pessoas estão sempre olhando para você. Portanto, não é fácil para os meninos e às vezes eles gostariam de ter um nome diferente".

Esta aversão à publicidade certamente é uma característica familiar, e, assim como nunca discutir sobre corridas, Rami foi apenas a um GP no ano passado – o de Mônaco - durante o qual ele não viu muito de seu irmão em tudo. "Nós apenas estivemos em Mônaco porque é um lugar agradável e pensamos que seria divertido", diz Rami. "Provavelmente vamos para Mônaco novamente este ano também, mas realmente é isso. Nós não temos esse envolvimento: vemos o Kimi como Kimi, e não este famoso piloto de GPs".

No entanto, Rami - juntamente com o resto da família – assistiu cada corrida na TV. O destaque no ano passado, é claro, foi Abu Dhabi. "Estávamos todos muito animados, especialmente os meninos", Rami lembra. "Foi fantástico e o resultado foi tudo o que o Kimi merece. Acho que agora ele está feliz na F1. Por tempos os meninos vão dizer: 'Deixe-me sozinho, eu sei o que estou fazendo'”.

O desejo de Kimi para manter-se o mesmo é uma característica da família bem conhecida: ele é praticamente o mesmo na vida familiar como ele é em pistas de corrida, não transformável e fiel a si mesmo. Em outras palavras, ele não tem tempo para besteira - é por isso que as pessoas gostam dele.

De acordo com Mark Arnall, seu preparador físico e confidente desde os dias da McLaren, esta é uma das características definidoras do Kimi. "Ele não fica se preocupando com o que as pessoas pensam dele", diz Mark. "As pessoas têm opiniões diferentes sobre o Kimi, mas ele realmente não se importa quais elas são. Ao invés disso, ele tem a capacidade de se concentrar apenas na condução do carro”.

Tudo o mais vem em segundo lugar... Especialmente o trabalho de mídia. "No geral, todos sempre perguntam principalmente as mesmas coisas", disse Kimi uma vez, em clima reflexivo. “Então, algumas vezes se você pensa sobre isso e diz exatamente o que você pensa, eles usam isso contra você. Então, na verdade, é melhor não dizer nada”.

A mesma regra não se aplica a todos os outros, penso. Eu muitas vezes costumo fazer entrevistas por escrito com o Kimi e comecei a pensar que era o melhor verificar primeiro o que ele mesmo queria dizer. Kimi simplesmente encolheu os ombros. "Diga o que quiser", respondeu ele. "Eles vão fazer isso de qualquer maneira...”.

Kimi pode deixar algumas entrevistas frustrado, mas ao contrário de muitos de seus contemporâneos, ele nunca vai dizer uma mentira.

Um dos jornalistas no Rally da Finlândia pensou que ele não ia conseguir uma entrevista de Kimi prevista para a tarde, devido a um recente rearranjo técnico. Mas por volta das sete da noite, quando toda a coisa já havia sido esquecida há muito tempo, do nada o Kimi menciona que ele não tinha visto o jornalista em questão. "Onde ele esta?, pediu o Iceman timidamente no radio. "Eu posso fazer isso agora ". E ele também, de uma forma muito eloquente.

Kaj Lindstrom, o único homem a compartilhar um carro de competição com Kimi e testemunhar seu trabalho em primeira mão, diz:

"Não há um lado para o Kimi. O que você vê é o que você recebe. Claro, nem sempre foi fácil. Mas levou cerca de dois minutos para eu me dar conta de quão especial ele era. Ele gostava de fazer rally e acho que ele vai fazer isso outro dia novamente. Se ele me pedir, será um prazer copilotar com o talento e velocidade dele de novo".

Não há substituto para isso é claro: é a razão pela qual seus empresários, David e Steve Robertson, originalmente assinaram com o calado adolescente e o levaram para a Inglaterra. Ele ainda fala com carinho desses dias. "Se você já viu aquele programa de TV, Footballers 'Wives?", Kimi uma vez perguntou. "Eu morava naquela casa onde o filmaram, em Essex, quando cheguei à Inglaterra...”.

Esta é a principal coisa que as pessoas não apreciam sobre Kimi: ele é muito engraçado, com uma oferta de anedotas inesperadas. Mas isso não é o que o tornou famoso. É nesse sentido transcendental que ele tem com qualquer carro, quer seja nos rallis ou corridas. “Ele sempre teve aquela sensação natural a qual o permite empurrar duro, mas ainda assim ele consegue tirar o máximo dos pneus”, diz Steve Robertson. "O número de voltas mais rápidas que ele já marcou falam por si. É um talento dado por Deus”.

Para o Kimi, os rallies são um negócio inacabado. No ano passado, ele pediu a Lotus para deixá-lo dirigir no Rally da Finlândia: e eles responderam um grande "não". Espere a mesma pergunta e a mesma resposta novamente este ano, mas talvez não com o mesmo resultado. "No final, Kimi só vai fazer o que ele quer fazer", diz seu irmão Rami. "A única coisa certa é que o mais provável é que ele vai fazer".

Cuidadosamente embalado em uma frase, é tudo o que você precisa saber sobre o Kimi. E é o que faz dele o mais interessante piloto, individual e surpreendentemente cometido lá fora. Porque é suficiente mais fácil se conformar. Bem mais difícil é escolher o seu próprio caminho.

Tradução: The Iceman Br Team - @Lelanog

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