5.22.2013

Q&A: Kimi Responde aos Fãs por Heikki Kulta

Antes do Grande Prêmio da Espanha, o jornalista finlandês Heikki Kulta pediu aos seus leitores que lhe enviassem as perguntas que eles gostariam de fazer à Kimi Räikkönen. Bem aqui estão as tão esperadas respostas do Iceman aos seus fãs.
Ye da China perguntou: Você ver F1 mais como trabalho ou diversão?
Kimi Räikkönen: Se eu não gostasse de F1, eu estaria em outro lugar. Mas, obviamente há muito de trabalho também. De qualquer forma, sempre foi assim. É 50-50 e enquanto for divertido, eu gostaria de fazê-lo.
Ingrid K: É provável que você vai ser capaz de fazer menos pitstops do que Vettel/ Alonso no decorrer da temporada?
Kimi Räikkönen: Isso depende da corrida. Obviamente, todo mundo está aprendendo cada vez mais sobre os pneus. Mas se em uma corrida, temos um certo composto de pneus em uma determinada pista, nós podemos fazer isso. Mas de antemão é impossível dizer.
Plsanswermyquestion:  Parece que o E21 é muito sensível de acertar – especialmente nas classificacões?
Kimi Räikkönen: Eu diria que o E21 não é muito diferentes dos meus carros anteriores. Mais ou menos eles todos eram um pouco assim. Não é tão diferente, você precisa de um equilibrio perfeito para ser veloz. Alguns carros reagem ao acerto muito precisamente, mas com alguns é complicado acertá-lo para ir rápido.
Sakae do Japão: Foi lhe oferecido um contrato com a RBR, e você vai aceitá-lo?
Kimi Räikkönen: Não. Não me ofereceram nenhum contrato com a Red Bull.
Tina: Quando foi a última vez que você sentiu sobre pressão em uma corrida?
Kimi Räikkönen: É claro, sempre há pressão. Mas sou eu mesmo coloco essa pressão sobre mim. Isso não é nada especial. Em uma corrida eu sei que os pneus se desgastam muito e, no final do stint ele estará áspero, eu fico um pouco aflito, mas não é uma pressão tão dura.
Daniel: O que você acha da saída de James Alisson da Lotus?
Kimi Räikkönen: Com certeza, eu preferia manter todas as pessoas conosco ao invés de deixá-las ir, mas isso é F1. Você nunca sabe, o que acontece amanhã. Eles ainda têm pessoas boas em Enstone. É impossivel dizer, se haverá algum efeito com sua saída na próxima semana, próximo ano ou se não nos afetará de forma alguma.
Bogi: Que tal se você estivesse indo para Ferrari no próximo ano para correr ao lado de Fernando?
Kimi Räikkönen: Na teoria eu não me importaria, mas obviamente eu nunca decido com quem vou correr em nenhuma equipe.
WHATEVER: Em que maneiras você sente que sua pilotagem ou abordagem na F1 mudou ao longos dos anos baseado em sua experiência? Você se sente mais sábio agora?
Kimi Räikkönen: Eu acho que a experiência me ajuda em certas areas da corrida. Por exemplo você sabe algumas ideas de como acertar o carro em um determinado circuito com base em alguns detalhes e quais coisas você tem que olhar mais precisamente.
Peter:  Você teve muitos capacetes legais ao longo dos anos. Qual desenho tem sido seu favorito até agora, exclusivamente de um ponto de vista estético e excluindo quaisquer lacos emocionais com conquistas obtidas com o desenho?
Kimi Räikkönen: Não há um determinado desenho, que vou chamaria de meu favorito número 1. Eles foram muito diferentes, alguns foram muito legais, mas para mim nenhum deles é melhor do que os outros. Espero que vocês gostem do próximo.
Peter: Que tipo de coisas você tenta conquistar durante uma relargada atrás do carro de seguranca e você pode falar um pouco sobre as estratégias que você escolhe e por quê?
Kimi Räikkönen: Eu foco em manter os pneus e os freios funcionando propriamente ao após a relargada. Esse é o principal problema. É claro eu quero estar o mais perto possível atrás do safety car.
E mais uma do Petter: As caixas de câmbios tiveram um tremendo desenvolvimento durante sua careira, da embreagem dupla da McLaren às atuais caixas de câmbios sem costura. Quanta diferenca você ver como um piloto?
Kimi Räikkönen: Era diferente dos câmbios nas Fórmulas mais pequenas, mas para mim, desde 2005 eles não mudaram muito. Eu diria que não faz diferenca para o piloto.
Denis: Por que você está sempre usando óculos escuros da Oakley quando você não está de capacete? É questão de estilo apenas ou você realmente se preocupa tanto com a protecão da visão?
Kimi Räikkönen: Eu tenho um acordo com a Oakley, mas com certeza, eu gosto de usar óculos de qualquer forma. Meus olhos são muito sensíveis.
Créditos TS-Heikki Kulta / Fonte: KRS / Traducão: The Iceman Brasil Team - @Arli_Racegirl

Nenhum comentário:

Postar um comentário