O video é da parte em que o Kimi conta sobre a sua saida da Lotus e a tradução da Press Conference de hoje em Singapura. Confiram:
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
Pilotos - Adrian Sutil ( Force India ) , Nico Hulkenberg ( Sauber ) , Valtteri Bottas ( Williams) , Sergio Pérez ( McLaren ) , Kimi Raikkonen (Lotus ) , Nico Rosberg ( Mercedes).
Tradução das citações de Kimi Raikkonen
Q: Vou começar com Kimi - se eu puder. Parabéns por usa mudança na próxima temporada. É primeira vez que te encontro desde o anuncio. Se alguém tivesse falado para você no início da temporada que você seria teria confirmado que seria um piloto da Ferrari em setembro, o que você teria dito então: sem chance, de jeito nenhum ou é algo que você sempre pensou que poderia ser possível?
Kimi Raikkonen: Eu só tenho a dizer que as coisas mudam muito na F1. Eu nunca tive um mal entendido com eles em si. Mas, eu estou querendo dizer que eu ainda tenho um monte de amigos e boas lembranças por lá. Eu sabia que meu contrato acabaria no final deste ano, então, obviamente, eu tinha que fazer algum tipo de decisão sobre o que fazer no próximo ano e agora foi feito.
Q: Houve alguma coisa que a Lotus poderia ter feito para mantê-lo com a equipe ou foi mesmo uma forte atração de um retorno à Ferrari para você?
KR: Sim, Tinha um monte de coisas, tenho certeza que eles sabem quais são. É difícil dizer qual caminho isso teria levado se tivesse acontecido algo, mas o negócio está feito e agora estou muito feliz com o novo acordo.
Q: O que você diria que seria o maior desafio para você - sendo a próxima temporada na Ferrari?
KR: Eu conheço a equipe, e conheço as pessoas, apesar de obviamente ter algumas pessoas novas e algumas outras terem saído depois de mim, mas a maioria são as mesmas. Eu não acho que isso vai ser tão difícil de ir lá e fazer bem. O carro é diferente, e a coisa mais difícil são os carros [em 2014] estarem diferentes. Quem fazer o melhor tirará o máximo de proveito
Perguntas da platéia
Q : (Paolo Ianieri - La Gazzetta dello Sport ) Kimi, você disse no ano passado que quando saiu da Ferrari você se sentiu livre. Então, o que fez você decidir voltar e perder a sua - entre parênteses - liberdade?
KR: Eu sempre tive liberdade lá também. Há varias histórias do meu passado de equipes diferentes, mas é tudo coisa de vocês, e eu não acho que vocês trabalham em equipe – então, vocês realmente não sabem o que está acontecendo e vocês escrevem um monte de coisas que podem muitas vezes ser verdadeiras e às vezes não. Eu tive um bom tempo, como eu disse, e eu tenho certeza que vamos ter um bom tempo juntos de novo.
Q: (Jacob Polychronis - F1Plus.com) Kimi, alguns dos outros pilotos têm sido tão velozes já sugerindo que a sua parceria com Fernando Alonso pode não funcionar, nesse caso, Jenson e Sebastian. Você se importa com esses pensamentos sobre o assunto?
KR: Não vejo a razão pela qual isso não iria funcionar. Nós todos temos idade suficiente para saber o que estamos fazendo e a equipe esta trabalhando para ter certeza que se acontecer algo – então vamos conversar sobre isso. Não é mais como se nós fôssemos caras de 20 anos. Posso estar errado, mas o tempo dirá, e eu tenho certeza que tudo vai ser bom. Com certeza haverá lutas duras nos circuitos de corrida, mas às vezes as coisas saem erradas... Como eu disse, eu tenho certeza que tudo vai ficar bem.
Q: (Andrea Cremonesi - La Gazzetta dello Sport) Kimi, o Sr. Montezemolo, disse em uma entrevista ao nosso jornal que espera por vitórias e aposta em você, mas também que você pode ajudar Alonso a desenvolver o carro. Você está pronto para passar mais tempo em Maranello, como Fernando, ficando por lá até mais do que anteriormente?
KR: É uma resposta bem parecida à anterior. Há um monte de histórias, mas eu acho que nós temos feito muito bem nesta equipe quando começamos e eu não vejo nenhuma razão pela qual não devemos ser capazes de produzir um carro muito bom para o próximo ano e continuar o melhorando. Obviamente, tem as novas regras por isso vai ser mais difícil para todas as equipes, mas eu não me preocupo com essas coisas.
Q: (Luc Domenjoz - Le Matin) Kimi, parece que a Lotus deve para você muito dinheiro então a pergunta é simples: por que, já que se a equipe não cumpre a sua parte do contrato, por que você não o seu respeito e para isso não bastaria ficar em casa?
KR: Eu gosto de corrida e depois, obviamente, essa é a única razão pela qual estou aqui, não importa qual equipe é, e, obviamente, as razões pelas quais as equipem exigem, mas as razões pelas quais eu deixei a equipe é puramente do lado do dinheiro, que não tenho o meu salário, então isso é uma coisa lamentável, mas como eu disse, quero tentar e ajudar o time o máximo que eu posso e eu gosto de correr.
Q: (Fulvio Solms - Corriere dello Sport) Kimi, referindo-se ao seu próximo companheiro de equipe, o que você acha que vai ser possível aprender com ele e o que ele pode aprender com você no próximo ano?
KR: Com certeza, você sempre aprende com os diferentes companheiros, todo mundo faz coisas diferentes. Talvez eles façam algo melhor do que você, mas muitas vezes tem tantas coisas que só servem para certo cara e isso não funciona se você tentar fazer a mesma coisa para si mesmo, isso não vai funcionar. Eu conheço a equipe, eu conheço as pessoas. Como eu disse, não tenho preocupações de ir lá e ter algo que não vai funcionar. Eu realmente não me preocupo com isso, eu nunca trabalhei com o Alonso. Eu, obviamente, o conheço das corridas, mas eu tenho certeza que isso vai ficar bem.
Q: (Andrea Cremonesi - La Gazzetta dello Sport) Kimi, com sua escolha pela Ferrari, existe também alguma razão técnica? Estou pensando sobre a era turbo - você acha que a Ferrari tanto na construção do motor e quanto na dos chassis poderia ser uma melhor opção de ser um carro mais competitivo do que a Red Bull e a Lotus no próximo ano?
KR: Obviamente, espero que sim. Eles construíram bons carros e motores no passado que venceram tantos campeonatos para a equipe e, em seguida, você tem que olhar para o outro lado das equipes como a Red Bull e a Lotus que estão com a Renault - que tem feito tão bem. É muito difícil dizer qual caminho isso esta levando com as novas regras e quem vai ter o melhor pacote. Tem um monte de histórias sobre certos motores que serão bem mais fortes do que os outros, mas há tantas coisas diferentes que você tem que olhar - passar - e certificar-se de que isso vai funcionar mesmo que eu não tenha idéia de qual equipe será mais forte e qual equipe vai estar por cima. Temos que esperar e ver, na verdade, pelos primeiros testes.
Fonte: F1.com | Tradução: The Iceman Br -@Lelanog
Nenhum comentário:
Postar um comentário