10.31.2013

Kimi Raikkonen sobre GP de Abu Dhabi: A coisa boa é que isso começa mais tarde!

Depois de disputar o Grande Prêmio da Índia, nosso finlandês vai para o cenário da sua primeira vitoria pela Lotus F1 Team.

15

Q: Como é a sensação de voltar à cena da corrida que você venceu em 2012?

KIMI: Você apenas chega como em qualquer corrida. Tive um bom resultado lá no ano passado, mas tive uma corrida muito chata lá na primeira vez que visitei em 2009. Prefiro ter um bom resultado, mas você não sabe o quão forte você vai estar até chegar ao circuito.

Q: O que você acha de Yas Marina?

KIMI: É um ótimo lugar para ir. O circuito está ligado ao grande centro de entretenimento e você tem todos os barcos ancorados perto do circuito. Muitas vezes tem um monte de fãs apaixonados assistindo a corrida e, para mim, o hotel fica menos distante da pista – algo que gosto. Também é bom correr em um circuito onde antes você teve um forte resultado.

Q: Qualquer outra coisa em Abu Dhabi que é boa para você?

KIMI: Gosto de estar em um fuso horário familiar onde você pode acordar normalmente e fazer tudo na ordem esperada. Essa é uma das coisas boas com esta corrida, especialmente começando tão tarde.

Q: O que você acha circuito em si?

KIMI: As instalações são inigualáveis. O layout da pista é realmente difícil para ultrapassar como não tem muitos lugares para passar. Você realmente tem que se qualificar bem para poder estar na frente e obter um bom resultado por lá. Têm muitas curvas, você precisa de uma boa downforce e aderência, além disso, tem que montar os freios do carro muito bem também. É uma pista onde você realmente espera ter tudo muito bem acertado durante todo o final de semana. Quando você tem sucesso com essas coisas - é um bom lugar para correr. Eu tive uma corrida muito chata ficando preso no meio do grupo e, em seguida, uma grande corrida lutando na frente pela vitória. Eu sei o que eu prefiro.

Q: Sua corrida em 2009 não foi uma das suas favoritas, então?

KIMI: Essa foi uma daquelas chatas - eu posso dizer! Eu terminei de volta décima segunda posição e não havia nada que eu pudesse fazer sobre isso. Esses tipos de corridas não são as melhores.

Q: Como foi a sensação de ter a sua vitória 19ª em Abu Dhabi no ano passado?

KIMI: Fiquei muito feliz pela equipe, por mim também, obviamente, mas, principalmente, por toda a equipe e todos em Enstone. Foi uma temporada difícil e a vitória foi bem merecida para todos foi exatamente o que precisávamos. Era algo grande para todos os fãs que continuaram a me apoiar e a equipe também. Para mim, foi apenas mais uma vitória na lista. É ótimo, claro, porque isso tinha sido há alguns anos, mas as vitórias antes eram muito semelhantes, não tínhamos o melhor carro, mas lutamos muito e ainda ganhamos.

Q: Como o tempo de corrida à noite influenciar a corrida?

KIMI: Uma corrida à noite significa que você pode chegar até mais tarde. Ter uma mistura de dia e noite faz um desafio diferente dos circuitos que vemos em qualquer outro lugar. Começamos com o sol e terminamos com as luzes. É diferente, interessante e espetacular para os fãs assistirem também.

Q: Você teve algumas grandes corridas mudando a ordem soberbamente, qual é a chave para as ultrapassagens na F1?

KIMI: Você não pode planejar com antecedência. Muitas vezes uma ocasião vem de repente e você tem que saltar sobre ela imediatamente. Às vezes você acerta, às vezes não. Mais freqüentemente hoje em dia você tem que se sentar por um bom tempo atrás de alguém e então ir pra cima, onde você pode fazer [a ultrapassagem]. Às vezes você apenas tem que esperar para ver se o cara a sua frente comete um erro ou se seus pneus se desgastam mais rápido do que o seu; assim é quando você faz isso.

Q: Como foi GP da Índia?

KIMI: Nós tentamos algo diferente com uma estratégia de uma parada e não deu certo, mas nós não perdemos nada por fazer uma segunda parada final, executando assim a estratégia normal de dois stops. Eu tive um problema de freio durante toda a corrida – onde [os freios] superaqueciam, e isso piorou no trânsito, então eu não poderia ultrapassar.

Q: Qual é a sua meta para Abu Dhabi?

KIMI: Uma corrida como a do ano passado seria bom, ao invés da que tive lá em 2009.

Fonte: Lotus F1 Team | Tradução: The Iceman Br - @Lelanog

Nenhum comentário:

Postar um comentário