10.30.2013

Lotus pede desculpas por palavrões de Raikkonen e engenheiro no rádio

O chefe da Lotus, Eric Boullier, pediu desculpas pela troca de xingamentos protagonizada entre Kimi Raikkonen e o diretor de operações Alan Permane pelo rádio durante o GP da Índia do último domingo. O dirigente aproveitou para esclarecer o episódio que gerou a polêmica: - Romain (Grosjean) estava dois segundos mais rápido por volta que o Kimi naquela hora. Não chegou a ser uma ordem de equipe. Ao pedir que Kimi deixasse Romain passar, nós apenas fizemos a escolha óbvia, já que Massa poderia nos roubar o pódio. Porém, esta mensagem poderia ter sido enviada de uma maneira menos emocional. Havia muita tensão, um grande potencial de problemas técnicos e algumas palavras que saíram não foram apropriadas. Sei que algumas pessoas ficaram surpresas, mas só posso me desculpar por isso, em nome da equipe. Não vai acontecer novamente – garantiu Boullier.
O incidente ocorreu nos instantes finais da prova, quando o outro piloto do time, Romain Grosjean, vinha se aproximando rapidamente do finlandês, que era o terceiro colocado, mas sofria com o desgaste de seus pneus. Kimi demorou a dar passagem, permitindo a aproximação do brasileiro Felipe Massa, da Ferrari. A demora irritou Permane, que gritou:
- Kimi, saia da p... (palavrão em inglês) do caminho - disse.
Na ocasião, o “Homem de Gelo” retrucou de imediato:
- Não grite, p...! Eu vou sair da frente quando tiver uma chance, e não em uma curva de alta (velocidade) – respondeu o piloto, que defenderá a Ferrari em 2014.
Após a corrida, a Lotus disse que conversará em particular com o piloto sobre o episódio. O clima de Raikkonen na equipe não é dos melhores. Insatisfeito com salários e bonificações atrasadas, o piloto decidiu trocar a equipe britânica pela Ferrari a partir da próxima temporada. A falta de confiança de Kimi no cumprimento das obrigações por parte da Lotus deixou a equipe decepcionada.
Ameaças a Alan Permane
Horas após o final da prova, Alan Permane se manifestou no Twitter sobre a repercussão de seu bate-boca com Raikkonen. O diretor de operações da Lotus garantiu compreender a reação de alguns fãs, insatisfeitos com a bronca em Kimi, mas afirmou que recebeu ameaças a sua família e condenou este tipo de manifestação.
- Parece que eu aborreci algumas pessoas por gritar com Kimi. Posso entender o fato dos fãs não gostarem disso, mas acho bizarro que alguns deles digam que querem matar minha família por causa de uma discussão - postou, acompanhado da hashtag #losers, ou perdedores, na tradução literal do inglês.

Um comentário: