10.20.2013

Scans e tradução da F1 Racing Magazine com Kimi x Alonso!

Como prometido aqui esta a tradução da Revista britânica F1 Racing Magazine Edição de Novembro que trás como matéria principal o futuro embate pessoal da Scuderia Ferrari, Kimi X Fernando. Agradecendo super a Saima do K Raikkonen Space pelos scans – thank you. E confiram os mesmos com a tradução abaixo do artigo em destaque:

SCANS

123 456

CAPA

Kimi x Fernando

Porque a equipe campeã dos sonhos pode detonar a Ferrari em pedaços

Alonso: “De quem é essa equipe mesmo?”

Kimi: “Quem é último Campeão Mundial da Ferrari?”

Independentemente de quem seja ultimamente o mais veloz, no próximo ano Kimi Raikkonen pode realmente empurrar os botões de Fernando Alonso. Então, o que atualmente correr com dois “números um equivalente” dá a Ferrari?

Texto: Peter Windsor | Fotos: Adrian Myers & Andrew Ferraro/LAT

Como com todas essas rivalidades, os jogadores são de extremidades distintas. Primeiro, há o nosso bandolero Espanhol que vai continuar sorrindo mesmo o estejam o enfiando faca. E ele cresceu da maneira mais dura – vindo de lugar nenhum (em um contexto automobilístico) – para o centro do universo da F1. Ele conviveu e venceu com Flavio; ele ainda mantém um bando de segredos sobre seus anos na Mclaren; e, embora, goste do restante deles, ele esta tentando não contar mais quantas vitórias o Sebastian Vettel tem em seu nome agora, ele ainda é o piloto de corrida tipo piloto de corrida. O cara o qual faz o melhor trabalho aos Domingos. O piloto que pode pegar um carro com esses Pirellis e carregar isso nas costas.

E ele dispensa, embora, surjam convites para encontrar com os falados engenheiros da Pirreli; ele foge do barco do qual você realmente esta a parte ou você não esta. Se você não é alguém odioso para ele, o diga “Buenos dias” por sua conta e risco. Quando ele é vazio com você – ele é vazio com você, arcando a boca para baixo, e com olhos vidrados. E ele colore, ao menos, algo entre 70 por cento da garagem da Ferrari.

É claro que ele se entregou. Como ele poderia ter vencido o campeonato de 2012 com um carro burro? E ele não fez desempenhos milagrosos quando todos se lastimavam sobre o efeito Coanda e os difusores de vento? Quem pode censurar ele por esperar que finalmente a Ferrari acertasse isso em 2013? Este não seria o ponto com relação a Ferrari? Você pilota para eles, você vai pra cima com eles, mas, eventualmente (alguns da equipe por um período de três anos, ainda mais quando arremessam algum dinheiro e as pessoas responsáveis pelo carro deveriam o construir como um vencedor) você esta supondo que vão te dar o carro do qual você precisa. Não foi isso o que aconteceu nas costas do Kimi em 2007? Não seria como isso estava suposto ser desta vez?

E então tem o nosso Kimi, para quem isso foi bom quando a Ferrari fez sua abordagem em Silverstone. E ele pode não estar incomodado com rancores e coisas. Tão complicado. Isso consome tanto tempo. Tanta energia drenada. Ainda assim, esses últimos passos marchados para o hotel em Abu Dhabi em 2009 foi algo que provavelmente ele nunca esqueceu. A Ferrari não o queria para 2010 e isso foi o que matou a sua motivação.

Então, depois um tempo, ele percebeu que não poderia ficar sem isso. E algumas equipes lá fora pareciam estar interessadas. Isso foi legal. Não a Ferrari. Não a McLaren. Não a Red Bull. Ambas não o queriam ou estavam completas. Com a Williams pareceu algo serio, penso. E então a Lotus. Algo triste sobre o Robert. Mas o que ele poderia fazer? A oferta estava lá. E ele a pegou.

Ele gostou dela. E ele poderia, talvez, ter feito um pouco melhor na classificação, mas ele estava feliz com o dia de corrida e com os caras. Pelo o que eles tinham, a equipe impressiona. Muito organizada. Muito criativa. Vencer pareceu bom também. E, ao contrario de McLaren ou Ferrari, eles não pediam muito dele fora do carro. Apenas algumas adições para TV. Apenas poucas coisas divertidas.

Então, James Allison saiu. E então venho à palavra da Ferrari. E eles concordaram com tudo – a grande retenção, a baixa escala das coisas dos patrocinadores.

Ano que vem? É a equipe do Fernando, a garagem do Fernando. Ele, Kimi, vai apenas fazer a sua coisa. E ele apenas vai chegar e pilotar. E ele não vai dizer muito. Ele não vai pedir por mais. Ele não esta desesperado. E ele não espera tanto. Ele nunca foi um cara que estar lá fora, pedindo por isso ou aquilo. E ele apenas vai relaxar e aproveitar. Em primeiro, sou eu, eu, eu. Mais tarde tudo bem – sem problema. E normalmente isso se volta a sua maneira. Haverá muitas variações no dia de corrida. Muitas coisas de motores e outras coisas para lidar. Esse provavelmente será o momento mais feliz de sua carreira.

Você pode perceber isso agora: a Ferrari é rápida testando na pré-temporada, com o Fernando marcando o ritmo. O Fernando ficou longe do Kimi na classificação das primeiras três corridas, mas, digo, a primeira curva dramática em Melborune foi seguida por duas falhas mecânicas nas duas corridas seguintes. Kimi, que esperava pouco e continuo calmo, marcando uma terceira, uma quarta e outra terceira posição. De repente, ele esta acomodado perto de uma segunda posição no campeonato, com Fernando em parte alguma. Como Fernando iria reagir? Calmo e com serenidade. Ou como ele reagiu na McLaren, quando Lewis Hamilton marcou seu estilo? Este é o estilo latino do qual a Ferrari tem que estar pronta - mas inevitavelmente não estará dada a abordagem deles nos últimos anos. Enquanto o único membro da equipe que não ficará perturbado com isso, eu diria que vai ser mesmo o Kimi. É uma contradição nos dias de hoje atribuir o adjetivo ‘humilde’ para um ‘piloto de corrida’, mas você não vai encontrar um próximo que corresponda com Kimi-Matias Raikkonen. E que, eu penso, que era tão força.

Na outra mão, a nova Ferrari talvez não seja uma vencedora de corridas instantânea, o que neste caso a política na garagem da Ferrari tem um papel bem silencioso. Fernando vai extrair mais a partir de um carro difícil e assim mandar a sua resposta para os chefes. Agora quem é rápido? Kimi, em sua parte, vai se sentar silenciosamente e viver sua vida. Sem nada a perder.

Kimi também vai oferecer um forte contraste físico para o estilo de Fernando. E ele é mais linear pilotando na velocidade mínima do que Fernando, o que significa que ele já esta adiantado com seus movimentos iniciais e mais leves ao começar aplicar o freio. Ele também é o cara, ao lado de Jenson Button – o qual precisamente tem mais capacidade de controlar a traseira a partir do ponto de velocidade mínima para fora. Kimi provavelmente precisa de uma dianteira final melhor do que Fernando para dar qualquer lap time abaixo do delta – mas ele pode fazer mais com a traseira na fase de saída [da curva] uma vez que ele tenha pegado a rotação do carro. Fernando, em comparação, pode manipular a parte dianteira fazendo qualquer coisa virtual que ele escolha, já que são tão flexíveis e rápidos seus movimentos inicias de pés e mãos. Este nível inevitável do controle do carro leva para um pouco de espinhos de energia excessiva a partir do meio da curva indo para fora dela, mas quando o carro a desejar – isso é um pequeno preço a se pagar. Em um carro mais-do-que-perfeito, como eu digo, o Fernando é provavelmente imbatível - embora o jure fique fora de Seb Vettel: quando não temos visto o suficiente dele em máquinas medíocres fazendo qualquer tipo de comentário significativo.

Neste estágio quem conheceria mais como vai funcionar a nova equação Pirelli/turbo/tração/controle de pneus? Certamente não a Pirelli ou os engenheiros da F1. O que nós sabemos é que o Kimi vai ser o critério nesse departamento, mesmo se ele não tiver a habilidade do Fernando, como nós dizemos, para fazer malabarismo na direção, freios e aceleração – e não necessariamente nessa ordem – na primeira fase das voltas. Se o controle dos pneus dianteiros, e controle de potencia, se tornam as questões para 2014, Kimi estará dançando de olhos fechados. No geral Kimi não é tão rápido quanto Fernando - no ponto de vista aproximadamente 0.1, talvez 0.2 segundos, mais lento nas voltas do Q3 do que ele quando estava nos dias de McLaren – mas ele é bem capaz de marcar mais pontos do que Fernando durante as 20 corridas da temporada; e este é o problema – ou a mágica, dependendo de como você vê isso.

Para aqueles que dizem, “Sim, mas e quanto a Ferrari? A equipe não tem os melhores pilotos que eles podiam contratar? Os garotos da fabrica não teriam direito de um pouco mais de dinheiro extra?” Eu diria isto: tenha uma vida. Se há um piloto o qual o Fernando Alonso não quer ver vencendo o campeonato mundial no próximo ano este [piloto] é Kimi Raikkonen – e uma força tão poderosa quanto o Alonso pode ser internamente danificadora como extremamente desgastante.

Entretanto, a reversão não é verdadeira: Kimi, como eu digo, vai apenas levar as coisas enquanto eles vão para basicamente por o tema das baixas expectativas e uma boa e básica sensação para vida de automobilismo. E se as coisas parecerem complicadas como se eles estivessem indo para a maneira do Kimi – através da força das circunstancias, ou porque Kimi esta fazendo um trabalho melhor – então o Fernando vai ser exatamente o piloto que se tornou na McLaren: eu não gosto dos freios. Mude os freios. Este engenheiro é para mim. São aqueles contra mim. Todos eles estão favorecendo o Lewis/Kimi. Estou sendo esquecido. Eu vou me defender na classificação. Etc, etc...

E enquanto que para si mesmo talvez seja uma boa novidade para os autores de escândalos, e alguma coisa para os avaliadores da televisão, isso não seria bom para a Ferrari. Este é o tipo de disputa que deixa as pessoas diabólicamente talentosas como Andrew Newey, Sebastian Vettel, Lewis Hamilton e Nico Rosberg mergulhar através dos buracos e segurar as iniciativas do campeonato. Ultimamente, desarmadamente mais simples – e isso vai nos levar de volta para os dias de Emerson Fitipaldi. Emparelhando-o com Dave Walkers e você estará indo ver o Emerson em seus momentos mais confiantes – em o seu momento mais polido. Coloque um Ronnie Peterson ao lado dele e... Jackie Stewart estará indo vencer outro Campeonato Mundial com Tyrrell. Será que você se lembra de verdade – ou se importa – que a Lotus venceu o campeonato de construtores em 1973, ou que a Williams-Honda venceu nisso em 1986? Se você tiver Seb Vettel em um carro, em outras palavras, você não precisa de um Mark Weber, deixe um Kimi Raikkonen sozinho, em outras palavras. Isso foi pelo o que Adrian Newey optou quando escolheu o Daniel Ricciardo. Sem mais Turcos – sem mais Malaios. Ainda assim, você não precisa de um Kimi se você tem um Fernando Alonso.

Interessante, não é? No momento quando a Red Bull escolheu ir para rota VET-RIC, e beneficiar o mais do que funcional e central Seb - que leva para isso, a Ferrari selecionou o mesmo momento para jogar fora sua funcional combinação ALO-MAS e substituir isso com ALO-RAI. Você deve ter pensado, dado a maneira em que o Adrian e a Red Bull tem dominado a F1 pelas últimas quatro temporadas – e a maneira como o Michael acumulou todos aqueles títulos na Ferrari – isso qualquer um deveria tomar nota.

Absolutamente. Eles continuam acreditando que correr com dois números um equivalente é cálculo de todas as respostas. Atualmente, é a soma de todos os receios. A última coisa que qualquer um preze, alegando em termos de campeonato mundial se preocupa – independentemente do que eles digam em publico - é o campeonato de construtores. Isso é para os estreantes sonharem. Isso é para os números dois se excitarem quando for o momento da foto oficial da equipe; isso não é sobre dinheiro, ou: a Ferrari vai ganhar mais patrocinadores e merchandising dos pilotos campeões do que eles nunca vão ganhar com o prêmio pelo título do campeonato de construtores (menos ainda os pilotos). Todo mundo sabe disso.

Eles dizem. Então, que o novo combo da Ferrari é ‘mais forte’ do que o da Red Bull. Isso é – mas apenas se um dos dois da Ferrari sair em todas as corridas. Se ambos estiverem lá fora, caçando, a ultima coisa que o Fernando (e, por falha da Ferrari) precisa é de um Kimi, sem qualquer remorso o alcançando em 0.3 segundos por volta com cinco voltas ainda restando para correr.

“Fernando. Kimi esta em uma estratégia diferente. Dê passagem. Dê passagem, por favor.”

“Fernando. Confirme. Kimi esta em uma estratégia diferente”.

“Fernando...”

“Kimi. Segura a posição.”

“Fernando. Box. Confirma.”

Fernando. Confirme por favor. Box.”

“Kimi. Box.”

“Porque Box? Os pneus ainda estão bons.”

“Box, Kimi. Box...”

Créditos: F1 Racing Magazine | Tradução: The Iceman Br Team -@Lelanog

Nenhum comentário:

Postar um comentário