11.15.2013

Lotus anuncia Kovalainen para lugar de Kimi nas etapas dos EUA e Brasil…

Fonte: GE

Sai um finlandês, entra outro. Após a desistência do alemão Nico Hulkenberg, da Sauber, e de Michael Schumacher, aposentado, Heikki Kovalainen foi anunciado da Lotus como substituto do compatriota Kimi Raikkonen nas duas últimas etapas da temporada da Fórmula 1. O “Homem de Gelo”, que já acertou com a Ferrari para 2014, anunciou no último fim de semana que não disputará os GPs dos EUA (17/11) e do Brasil (24/11) para realizar uma cirurgia na coluna.

- A oportunidade de me juntar à Lotus, nestas duas últimas provas, é incrível. Já vimos do que o E21 é capaz. Por isso estarei pressionando e imprimindo um ritmo forte para conquistar os melhores resultados possíveis. Será um desafio pilotar esse carro depois de não ter disputado provas durante todo esse ano, mas eu conheço esse time tão bem que não será um problema conseguir arrumar o carro. Gostaria de agradecer a Tony Fernandes e à Caterham por ter me permitido aproveitar esta oportunidade – afirmou Kovalainen.

Kovalainen, de 32 anos, é velho conhecido da casa. Ele estreou na Fórmula 1 em 2007 pela equipe, quando esta se chamava Renault. Ele disputou mais cinco temporadas até 2012, duas pela McLaren e outras três pela outra Lotus, hoje chamada de Caterham. Neste ano, ele é piloto reserva desta mesma Caterham e participou de seis sessões de treinos livres.

Achando arriscado promover seu reserva, Davide Valsecchi, campeão da GP2 em 2012, em razão da pouca quilometragem com um carro de F-1 (participou apenas de alguns testes), a Lotus partiu em busca de um piloto mais experiente.

- É óbvio que tivemos que nos mover rapidamente, após a notícia da operação do Kimi. Nós nos encontramos diante de uma escolha difícil. Por um lado, tínhamos nosso piloto reserva, Davide Valsecchi, que é muito talentoso e se mostrou uma grande promessa, e por outro, tínhamos a experiência de Heikki. Como estamos envolvidos na disputa pelo segundo lugar do Mundial de Construtores, decidimos que a experiência contaria mais. Temos que agradecer a Tony Fernandes e à Caterham por ter liberado Kavalainen para se juntar a nós – revelou o chefe do time, Eric Boullier.

Ferrari teria quitado salários de Hulk para alemão não correr pela Lotus

Na desistência de Kimi Raikkonen em participar das duas últimas etapas da temporada para realizar uma cirurgia nas costas, a Lotus convidou Nico Hulkenberg para substituir o “Iceman” – o alemão já flertava há algum tempo com o time de Enstone -, que curiosamente recusou. Enquanto é dito pelo paddock que o piloto teria recusado a oferta por estar preso ao seu contrato com a Sauber, outras fontes alegam que foi a Ferrari (de olho na briga pelo segundo lugar no Mundial de Construtores) que teria impedido a participação de Hulk pela equipe britânica ao quitar seus salários atrasados, mantendo o vínculo contratual do piloto com sua equipe atual.

Brigando diretamente com Mercedes (em 2ª com 334 pontos) e com Lotus pelo segundo lugar (em 4ª com 297 pontos), a Ferrari (em 3ª com 323 pontos) teria pedido para Kimi, que está acertado com a escuderia italiana para 2014, apressar sua cirurgia, em uma possível tentativa de atrapalhar a Lotus na disputa pela vice-liderança. Enquanto isso, Hulkenberg já havia feito até a medição do banco para participar das últimas duas provas pelo time de Enstone, mas, de acordo com seu empresário, teria desistido por “questões contratuais”, já que seu vínculo com a Sauber continua ativo. Contudo, como os salários de Nico não vinham sendo pagos, isso já significaria uma quebra de contrato, possibilitando o piloto de correr por outra equipe se assim desejasse.

Mas o grande rumor é de que a Ferrari, que é parceira da Sauber no fornecimento de motores para o time suíço, teria quitado os vencimentos do alemão para que ele não pudesse correr pela Lotus, o que atrapalharia os planos do time de Maranello.

- Aparentemente, a Ferrari cuidou dos salários não pagos de Hulk para que ele não pudesse pilotar pela Lotus. O dinheiro veio de Maranello – afirmou uma fonte ao "blogf1.it".

Nenhum comentário:

Postar um comentário