Mostrando postagens com marcador Kimi's Blog. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Kimi's Blog. Mostrar todas as postagens

3.31.2010

WRC Pirelli driver blog – Kimi Raikkonen

Primeira postagem: Quarta-feira 31 de março. 16hs (local da Jordânia).

“Ok, eu pensei que o Rally pudesse ser como umas férias, mas eu preciso dizer que aqui na Jordânia, até agora, esta sendo muito agradável.

Depois do shackedown eu tive uma chance de relaxar no terraço do hotel e olhar o horizonte sobre o Mar Morto. Essa é uma vida bem agitada e é bom limpar a mente às vezes e não pensar em nada. E qual é ponto de ir para vários lugares diferentes e se você ocasionalmente não tirar um tempo para olhar ao seu redor? Minha vida foi em borrões de aeroportos, hotéis e circuitos, mas esse ano eu estou decidido a me divertir.

Jordânia é uma experiência completamente nova para mim, mas isso é mais ou menos normal porque todas as coisas são novas para mim esse ano. Apenas vamos dizer que toda essa atmosfera de trabalho daqui é muito diferente da F1, mas os desafios são ainda maiores.

Eu estava pensando nisso pela manhã enquanto eu dirigia no shakedown: eu ainda tenho poucos km no Citroen C4 WRC, basicamente dois dos cem [%] e é isso. E agora eu estou começando os rallies de cascalho onde os especialistas nisso dizem que é algo muito difícil. Então eu acho que esses poucos dias vão ser interessantes. O principal é aprender: você não acha derrepente um monte de tempo do nada nesse jogo.

Eu quero dizer que realmente até agora eu estou gostando do mundo do rally. É impossível comparar isso com a F1, seria o mesmo que comparar um quadrado a um triângulo, mas tudo aqui parece ser um pouco mais relaxado e amigável. Todos me receberam muito bem, mas ainda existe espaço para eu ser eu mesmo.

O shakedown dessa manhã foi muito áspero, mas eu acho que já dá para notar que algumas partes do Rally são desse jeito também, então foi uma boa preparação. Para mim a coisa mais importante é chegar ao final, em um evento tão especifico como esse você realmente precisa ver todos os estágios. Nós tivemos um bom reconhecimento, apesar de dentro do carro ter ficado um pouco quente porque o ar condicionado não funcionou no reconhecimento. Estranhamente, isso atualmente foi muito frio dentro do carro no shackedown – porque você recebe uma oferta com muito ar fresco entrando pelo ‘teto solar’ quando você esta em movimento.

Eu ainda estou no estágio em que tem mais tempo para sair de mim mesmo do que qualquer outra coisa. Mas se isso tudo vem junto – e até agora mesmo, e tiveram alguns momentos em que isso começou a acontecer – eu gostaria de marcar alguns tempos descentes. Me desejem sorte...”

GOOD LUCK KIMI! :D - Fonte: WRC.com / Tradução: do Team

11.03.2009

Kimi's Blog: " Ciao Ferrari, meu sonho se tornou realidade com você"

Maranello - É isso. Minha história com a Ferrari terminou no último domingo, em Abu Dhabi: com os "vermelhos" eu tive a possibilidade de fazer um dos meus sonhos se tornar realidade e por agora eu estou olhando para frente, à espera de novos desafios.

O que é certo é que eu vou deixar Maranello com muitas lembranças bem legais. Nos últimos três anos eu já ganhei nove corridas e um dos WDC e contribui para ganharmos dois WCC. Fiz muitos amigos na Ferrari e passamos grandes momentos juntos. É verdade, este ano as coisas não saíram como esperávamos, mas no mundo das corridas você pode sempre ter um ano aonde as coisas vão um pouco erradas. O pacote não era competitivo, mas mesmo assim conseguimos terminar em quarto, e a apenas um ponto atrás do terceiro lugar na classificação. Tivemos problemas com o carro, mas, no entanto, trouxemos alguns bons resultados para casa, começando com a vitória em Spa. A equipe demonstrou que sabe como reagir, o que pode se ver após o início ruim na temporada.

Nós não estivemos bem em Abu Dhabi, mas sabíamos que ganhar pontos seria difícil: este circuito tem muitas curvas e estavam faltando 'downforce' e aderência. Além disso, tivemos problemas no 'kers', piorando a situação. Quando você inicia na décima primeira posição e cruza a linha (de chegada) na décima segunda, você não precisa dizer mais nada. As estruturas do circuito são simplesmente deslumbrantes, mas a pista não oferecia muitas possibilidades de ultrapassagem e no final da corrida se transformou em uma espécie de desfile.

Agora todo mundo está totalmente concentrado na próxima temporada, a Ferrari já há vários meses. Não haverá mais alterações - os reabastecimentos de combustível não serão mais permitidos e os pneus dianteiros serão mais finos - mas não será tão radical como este ano. No início das corridas de mono-posto será bastante difícil de pilotar, com todo o combustível a bordo e o que será crucial é não forçar muito os pneus. As classificações vão ser muito divertidas, porque nós vamos pilotar com os tanques quase vazios na Q3. Eu estou correndo há nove anos na Fórmula 1 agora. Eu ainda quero vencer corridas e títulos, mas eu só vou ficar na F1 se eu conseguir encontrar uma equipe que possa me garantir um carro com o qual eu possa usar para lutar pela vitória. Vamos ver o que vai acontecer nas próximas semanas.

Crédito: Ferrari. Com / Tradução: do Team/Fonte: Anelise30

>>> Yeah! Aproveito esse post para agradecer simplesmente a todos pelas visitas e apoio ao The Iceman Brasil - Kimi Raikkonen Brasil .Com. Estamos muito felizes por completar hoje 60 mil visitas, sendo mais de 53 mil nessa temporada desde a cobertura do ALR 2009. E também por todas as visitas e participações nas outras páginas. Obrigado a todos. (do Team)

10.20.2009

Kimi's blog: " Sem muita sorte em Interlagos "

Maranello - Em primeiro lugar quero felicitar o Jenson por vencer o campeonato: Eu sei como ele esta se sentindo agora ... Ele teve um grande começo de temporada, vencendo seis das sete corridas, enquanto na segunda parte (do campeoanto) foi muito difícil para ele. Mas um campeonato é decidido pelos pontos que você ganha desde março e ele ganhou mais do que qualquer outro.

Este ano não tivemos a possibilidade de lutar pelo título mundial.

Nós não tivemos o desempenho certo para brigar pela vitória a cada corrida. Como esperávamos, também tivemos um final de semana difícil no Brasil, mas tirando o que aconteceu na primeira volta, eu teria sido capaz de ganhar um lugar no pódio. Tivemos alguns problemas com a aderência nas sessões livres de sexta-feira, mas conseguimos melhorar o acerto do carro, então os tempos das minhas voltas foram competivos na corrida. Quando chove, a qualfying se transforma uma loteria. Nós estavamos muito rápidos com o super chuvoso fim de semana e eu estive sempre entre os três primeiros. Com os (pneus) intermediários perdi alguma aderência e se tornou mais difícil para mim. Eu ainda consegui ganhar a quinta posição no grid de largada, que foi uma boa posição para a corrida. Eu tive um ótimo começo, e também fui beneficiado pelo fato de que eu tinha os pneus macios, enquanto os outros ao meu redor tinham os compostos duro. Eu tive uma boa saída na curva 03 e tentei atacar o Webber, me beneficiando do KERS: ele subitamente mudou a sua linha de corrida e antes que eu pudesse até pensar - eu já tinha acertado a grama com as duas rodas e danificado a asa dianteira (do carro). Neste momento as minhas esperanças por um lugar entre os três primeiros terminaram em 'fumaça'.

Eu voltei para o box e mudamos a estratégia da corrida para apenas uma parada. Enquanto eu estava no pitlane, vi o carro do Heikki na minha frente com a mangueira presa ao carro, o combustível estava vazando e me acertou bem nos olhos. Eu fiquei em uma bola de fogo por um segundo: eu quase parei para sair fora do carro e quando isso acabou, meus olhos ainda doíam.

Infelizmente na primeira parte da corrida eu estive preso por muito tempo atrás do Grosjean: quando ele parou eu tive a pista livre. Com tudo isso - o sexto lugar é um bom resultado, considerando o que havia acontecido. Embora eu não goste do fato de que perdemos pontos para a McLaren, em uma corrida onde eles começaram atrás de nós. Agora estamos a um ponto atrás na classificação: tudo pode acontecer em Abu Dhabi e vamos dar tudo para recuperar o terceiro lugar.

Fonte: Ferrari.Com / Tradução: The Iceman Br Team

10.06.2009

Coluna do Kimi: "Difícil fazer melhor em Suzuka"

Fonte: Ferrari.Com / posted by Kimi Raikkonen / Tradução: do Team / Thanks: Anelise
Maranello - No GP do Japão nós fizemos um avanço comparando com Cingapura, onde não conseguimos ainda ser capazes de lutar por um lugar nos pontos: o quarto lugar foi o melhor resultado que poderíamos chegar e temos que estar satisfeitos com isso.

Quando o carro permanece o mesmo - o resto é tudo sobre o circuito, que faz a diferença, junto com a forma como se trabalha com os pneus.

Tendo dito isso em Suzuka, nós nunca tivemos a 'downforce' correta, como você pode ver pelo nosso desempenho no primeiro setor, e o quanto nós estávamos competitivos no segundo e no terceiro (setor). Na segunda parte da corrida estávamos muito fortes quando estávamos usando o composto macio (dos pneus).

Em teoria, um quarto lugar é um grande resultado, ainda mas para um time que precisa destes cinco pontos, o que nos permitiu manter o terceiro lugar no WCC. Não houve nenhuma possibilidade de lutar por um lugar no pódio. Decidimos começar com o composto duro e eu tive alguns problemas durante o primeiro turno. Então, com o composto macio, o objetivo era alcançar o Heidfeld e eu estava convencido de que nós poderíamos fazer isso. Então houve o carro de segurança e é aí que você normalmente tem a esperança de ganhar alguma posição. Mas, em Suzuka foi realmente difícil se manter 'deslizando', quando reiniciou eu tentei ver o fim da reta principal e verifiquei se era possível ultrapassar o Hamilton, mas não era realista tentar fazer isso.

Houve muitos acidentes nesta corrida, mas acho que isso é muito freqüente em Suzuka. Quando você está dirigindo no limite, tem sempre a possibilidade de cometer erros. E esta é uma pista onde você tem que pagar um preço alto por um engano, devido à alta velocidade e estreitas áreas de escape. Tendo dito isso - eu realmente gosto do desafio de Suzuka: Fiquei muito feliz em voltar depois de tanto tempo.

Temos que dar tudo nas duas últimas corridas para ficar em terceiro lugar, até mesmo porque a McLaren está ficando mais forte. Vai ser difícil os manter para trás de nós em Interlagos e Abu Dhabi. É difícil dizer como o F60 vai se sair nessas pistas: Nós tivemos várias surpresas ao longo da temporada. Naturalmente, eu adoraria ganhar um lugar no pódio no Brasil, também porque eu vou estar comemorando meu aniversário de 30 anos lá. Seria um belo presente!
E tomara que seja Kimi ! ! ! GO KIMI ! ! ! ! ! ! ! ! ! !

9.30.2009

Coluna do Kimi : Singapore Review - Traduzida !

Subindo . . .

Maranello - A única coisa positiva desse fim de semana em Cingapura, foi que ambos terminamos a prova sem problemas de confiabilidade. Enquanto ao desempenho (do carro) estava preocupado que nós estivessemos com um pequeno problema depois do começo do fim de semana. Como eu já disse muitas vezes, é impossível prever qualquer coisa antes do início da corrida. Nós já tinhamos compreendido na sexta-feira que seria difícil para nós em Cingapura.

O carro estava muito nervoso e não tivemos qualquer 'aperto' em tudo isso.

No final, a situação fica cada vez mais difícil. Nós paramos o desenvolvimento do carro há algum tempo atrás, enquanto tem outras equipes que, por um motivo ou por outro, estão melhorarando seus carros. Considerando que as duas últimas corridas foram realizadas em circuitos especiais, era previsível que, em uma pista como essa a pressão aerodinâmica ia se aumentar como na de Cingapura.

Cingapura, a melhoria dos outros trouxe um grande impacto. Após a qualificação, sabíamos também que a meta menor, atingir os pontos, era algo difícil de alcançar. Nós usamos o composto duro nos dois primeiros terços da corrida, mas o carro não tinha qualquer aderência. A situação foi um pouco melhor com o composto macio, mas aí já era tarde demais e eu não acho que poderíamos ter ganho mais de um ponto.

Agora estamos voltando para Suzuka, onde eu dirigi uma Ferrari, pela primeira vez. Em Fuji, fui ao pódio duas vezes, mas esta aqui é uma pista diferente: ela é muito rápido e exigente. Eu tive uma das minhas vitórias mais bonitas lá em 2005: Eu comecei na parte de trás e assumi a liderança no final. É uma pista muito exigente para nós motoristas. O real objetivo é chegar a um lugar nos pontos. Nós vamos dar o nosso melhor, mas vai ser difícil, tão difícil quanto poder defender a nossa terceira posição no Mundial de Construtores com a McLaren nos alcançando.

Fonte: Ferrari. Com - Tradução: The Iceman Br Team